Educacao a distancia

Evolução da EAD no Brasil e no Mundo

  • Primeiros indícios da Educação a Distância curso por correspondência foi oferecido por uma instituição de Boston (EUA)

    Primeiros indícios da Educação a Distância  curso por correspondência foi oferecido por uma instituição de Boston (EUA)
    As primeiras experiências surgiram no século XIX, apresentando uma concentração maior na Europa, com o oferecimento de cursos por correspondência na Suécia, Reino Unido e Espanha.
  • EAD no Brasil

    EAD no Brasil
    O desenvolvimento da EAD no Brasil, tem seu início no século XX, em decorrência do iminente processo de industrialização cuja trajetória gerou uma demanda por políticas educacionais que formassem o trabalhador para a ocupação industrial.
  • Primeiros passos dos cursos a distância no Brasil

    Primeiros passos dos cursos a distância no Brasil
    Na primeira década do século XX, mais exatamente em 1904, com a chegada ao Rio de Janeiro de uma instituição de origem norte-americana que oferecia cursos de idiomas por correspondência
  • EAD e formaçâo profissional

    EAD e formaçâo profissional
    As políticas públicas viram na Educação a Distância uma forma de atingir uma grande massa de analfabetos sem permitir que houvesse grandes reflexões sobre questões sociais.
  • EAD e formação profissional no Brasil

    EAD e formação profissional no Brasil
    Com o estabelecimento do Estado Novo, a educação passou a ter o papel de “adestrar” o profissional para o exercício de trabalhos essenciais à modernização administrativa.
  • Contexto de formação profissional

    Contexto de formação profissional
    Surge o Instituto Rádio-Técnico Monitor
  • Criação do Instituto Universal Brasileiro

    Criação do Instituto Universal Brasileiro
    Pioneira da modalidade à distância no país, de modo sistematizado, através do ensino por correspondência.
  • Implantação da televisão no Brasil

    Implantação da televisão no Brasil
    Possibilitou o desenvolvimento de idéias relacionadas ao uso deste novo meio de comunicação na educação
  • Surgem as televisões educativas

    Surgem as televisões educativas
    Por meio das Fundações Padre Anchieta, em São Paulo, e a Educacional Pe. Landel de Moura
  • Inicio do fortalecimento da EAD

    Inicio do fortalecimento da EAD
    Na Inglaterra, é autorizada a abertura da British Open University, considerada como um importante acontecimento dentro da evolução da EAD por trazer inovações nos instrumentos de comunicação entre professores e alunos, assim como na recepção e envio dos materiais educativos, sendo pioneira nesta modalidade de ensino superior a distância.
  • Movimento de Educação de Base (MEB)

    Movimento de Educação de Base (MEB)
    Se destaca no inicio da década de setenta, com o objetivo de alfabetizar adultos através do Rádio, tendo sido implantada com o Programa Nacional de Tele-educação (Prontel) na gestão de Jarbas Passarinho como Ministro da Educação
  • EAD regulamentada pelo governo

    EAD regulamentada pelo governo
    Implantação da educação a distância oficial no Brasil
  • Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971

    Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971
    Artigo 26, específico para o ensino supletivo a distância.
  • Criação da Universidade Nacional de Educação a Distância, na Espanha

    Criação da Universidade Nacional de Educação a Distância, na Espanha
    Surgiu com ideias atrativas para estudantes de graduação e pós-graduação do mundo inteiro, com grande parcela de alunos latino-americanos.
  • EAD na America Latina

    EAD na America Latina
    Universidade Aberta da Venezuela e a Universidade Estatal a Distância da Costa Rica, criadas em 1977, adotaram o modelo da British Open University de produção e implementação.
  • Promulgação da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996

    Promulgação da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996
    No âmbito legal, a educação a distância no Brasil foi proposta como modalidade de ensino pela Lei n.º 9.394/96. Mas, anterior a esta lei, a educação a distância já se apresentavano planejamento de políticas públicas, quando da elaboração do Plano Decenal de Educação para Todos (1993 – 2003)
  • O documento do Plano Decenal de Educação para Todos

    O documento do Plano Decenal de Educação para Todos
    Plano requer grande mobilidade de meios de atendimento e constantes ajustamentos às disponibilidades de tempo e possibilidades dos educandos. Diante disso, a alternância entre atendimento presencial — em tempo e locais determinados, especialmente nos de trabalho ou próximo a ele — e atendimento a distância deveria ser largamente adotada, com utilização intensa de programas de teleducação. Aqui reafirma-se a utilização de EaD
  • Plano de Desenvolvimento da Educação

    Plano de Desenvolvimento da Educação
    Como plano executivo, como conjunto de mais de 40 programas que visam dar consequência às metas quantitativas estabelecidas. Apresenta como sua razão de
    ser a necessidade de enfrentar estruturalmente a desigualdade de oportunidades educacionais, considerando uma visão sistêmica da educação e sua relação com a ordenação territorial e o desenvolvimento econômico e social.
  • PDE, a EaD está presente nos programas de formação inicial e continuada

    PDE, a EaD está presente nos programas de formação inicial e continuada
    EaD está presente nos programas: Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec), Sistema Nacional de Formação de Professores: nova CAPES e UAB; Pró-Funcionário e Pró-Letramento. Nota-se, portanto, ainda a ênfase da educação a distância em programas voltados ao aperfeiçoamento e formação de professores.
  • A EAD no novo Plano Nacional de Educação - PNE

    A EAD no novo Plano Nacional de Educação - PNE
    Com vigência para 2011 - 2020, a Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010 discutiu o tema: “Construindo o Sistema Nacional de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”
  • PNE e a Organização da EAD de 2011 para 2020

    PNE e a Organização da EAD de 2011 para 2020
    A educação a distância é enfatizada no Eixo IV – Formação e Valorização dos/das Profissionais da Educação, o que representa, inicialmente, a continuidade da utilização da EaD em processos formativos. Assim, o documento indica a superação de cursos de graduação (formação inicial) a distância. Em um longo trecho, aquele Eixo trata a EaD inserida na construção de uma política nacional de formação e valorização de profissionais da educação. Neste trecho, destaca-se a definição da presença da EaD.