-
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA – CURSO DE PEDAGOGIA – DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
ELISANGELA BOMFIM LOS, FRANCIELI DO PRADO PINHEIRO, LEONILDO RAMPAZO. -
Linha do tempo elaborada para avaliação parcial da disciplina de Tecnologia da informação e comunicação, a partir do texto “Educação e mídias: uma relação delicada”.
-
O texto inicia trazendo a definição de mídia e sua função no âmbito da educação através de nomenclaturas: recursos didáticos, tecnologia educacional, meios de comunicação. E é uma relação muito antiga que vem desde a pré-história.
-
Imagens em interior de cavernas que representavam o dia-a-dia dos povos pré-históricos. Foram as primeiras utilizações como mídia.
-
Foi o primeiro a utilizar imagens em livros, interferindo na forma de aprendizagem que acontecia por observação e simulação. Foi o precursor das mídias na educação.
-
O ensino jesuíta era um conjunto de normas em função da expansão da fé, onde o professor era o único detentor do conhecimento e o aluno, mero reprodutor. Utilizava-se mídia como suporte para o conteúdo, era a tendência tradicional.
-
Comênio sistematizou suas orientações com o uso de imagens enfatizando mais os aspectos físicos que os comportamentais, um avanço para a época.
-
A disseminação do rádio e da TV no cotidiano, adotou-se então uma nova nomenclatura se referir aos recursos audiovisuais meios de comunicação e meios de comunicação em massa ou mídias.
-
Invoca a convergência e a solidariedade de outras instituições além da escola, uma delas a imprensa para a educação.
-
Utilização de instituições em prol da educação ganhou nova ênfase Valorizando o sujeito.
-
Tendência que tem a intenção de diminuir o autoritarismo do professor sobre o aluno.Utilização de slides, retroprojetores, filmes caseiros. O professor era um facilitador da aproximação do aluno e do conhecimento.
-
São recursos relacionados com imagens, som ou ainda com imagem e som. Foi criticado por sugerir dois canais áudio e visual, mas ficou consagrada com a publicação do livro Recursos audiovisuais na Escola de Walter Arno Wittich e Charles Francis Schüller. Sugeria como trabalhar com meios na escola facilitando o aprendizado dos alunos.
-
A técnica e a tecnologia são o foco central, tendência de equipamento, pois supõe que o aluno aprende somente com os equipamentos. Surge no currículo uma nova disciplina que dá origem a uma nova denominação as tecnologias educacionais.
-
Era enfatizado mais os aspectos físicos do que os sensoriais. A participação ativa do aluno não era considerada pelo professor como problematização.
-
Os países membros deveriam adotar a literacia midiática para garantir a cidadania, capacitando os estudantes para a leitura crítica, produção de conteúdos midiáticos e desenvolvimento de estratégias do uso seguro de mídias.
-
Considerava as mídias como estruturante de vida social.
-
A fotografia como um símbolo e sua relação entre signo, objeto e interpretação científica, não como aparato técnico.
-
Os meios não nos oferecem uma janela transparente sobre o mundo, ou seja, não nos coloca em contato direto com o mundo, mas nos oferecem versões seletivas do mesmo.
-
Desvendar as relações de submissão expressas por uso sociais de expressões para um processo de emancipar-se delas e fazer novas relações.
-
A mídia tem a ver com a indústria. Corresponde a um sistema de produção, circulação e consumo de bens culturais.
-
A primeira ideia de mídia que temos é como um recurso didático, porém o texto nos leva a concluir que a mídia nos da à possibilidade de transformação em direção à emancipação.