Eduacação e mídias

  • Jan 1, 1500

    Daiane Rosa e Loraine Lopes

    Daiane Rosa e Loraine Lopes
    Daiane Carine Gonzaga Rosa e Loraine Lopes de Oliveira, acadêmicas do curso de Pedagogia. Linha do tempo apresentada como avaliação parcial da disciplina de TIC. O texto revela a importancia das mídias, e como se deu o seu desenvolvimento.
  • Criação do rádio

    Criação do rádio
    O italiano Guglielmo Marconi fez a primeira transmissão intercontinetal, ao captar no Canadá sinais transmitidos da Cornualha na Inglaterra. O rádio se desenvolveu até se tornar o meio de comunicação mais importante do mundo, ultrapassando a então soberania dos jornais impressos. Cobriu guerra, telejornais, telenovelas e programas de entretenimento variados. (fonte: http://www.unesp.br)
  • Criação da TV

    Criação da TV
    Em 1842, Alexander Bain conseguiu executar um projeto de envio telegráfico de uma imagem.No final do século XIX, os tubos de raios catódicos foram sendo aprimorados como transmissores de imagens à distância. No ano de 1920, o escocês John L. Baird empregou os diversos princípios já desenvolvidos para esse tipo de tecnologia e montou um dos primeiros modelos de televisão que se tem notícia. (fonte: http://www.historiadomundo.com.br)
  • Escola renovada

    Na década de 1930 o ideário sobre a escola renovada ou escola nova baseado no educador norte-americano ganha destaque no nosso país através do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Se caracterizou como um fato político, pois, educadores e intelectuais que participaram, ocuparam cargos públicos.
  • O Manifesto

    O Manifesto de 1932 invoca convergência e solidariedade de outras instituições além da escola – dentre elas a imprensa – para o esforço educativo das novas gerações, destacando entre outras a contribuição da utilização dos recursos na escola
  • Valorizando o sujeito

    O Manifesto de 1932 ganha nova ênfase nos anos 1960 através dos movimentos populares. Foram adeptos de uma educação alternativa que valorizasse o sujeito.
  • Disseminação do rádio e da TV 1930/1950

    Disseminação do rádio e da TV 1930/1950
    A disseminação do rádio e da TV das décadas de 1930/1950, e a evolução da produção de conhecimento sobre a comunicação fizeram com que estudiosos da educação adotassem mais uma nomenclatura para referir aos recursos ou meios audiovisuais.
  • Recursos audiovisuais

    Recursos audiovisuais
    Depois da Segunda Guerra Mundial os recursos audiovisuais ganharam um novo status, recursos já existentes somados a outras invenções mais recentes são reagrupados e redefinidos a partir de uma nova nomenclatura. Uma obra bastante difundida nessa fase é Recursos audiovisuais na Escola de Walter Arno Wittch e Charles Francis Schuller, lançada no Brasil em 1964. A partir dessa obra, educadores brasileiros farão também outras publicações resultantes de pesquisa e adaptações.
  • Corrente tecnicista

    Corrente tecnicista
    O Brasil tem maior desenvolvimento da corrente tecnicista (mudanças de comportamento como indicadores de aprendizagem) em 1970 período de forte influência norte-americana com sua política de dominação cultural e apoio a ditaduras na America Latina.
  • Mídias atuais

    Desde aproximadamente 1950, os computadores foram se modernizando. Com o passar do tempo, foram ficando cada vez mais práticos, mais pequenos, mais ágeis e se tornou um dos meios de comunicação mais utilizados no século XXI. Surgiram tambem os tablets, que sao uma versão miniatura do computador, podendo ser levado para qualquer lugar.
  • Considerações finais

    O texto foi significativo, pois pudemos perceber o surgimento das mídias e como estas contribuiram para o benefício da educação. As foram se aperfeiçoando, ficando cada vez mais ágeis, potentes e acessíveis à população.