G 351919 0001

Educação e Mídia: Uma Relação Delicada

  • Jan 1, 1500

    Grupo

    Grupo
    Eloane Fogaça
    Renata Zanella
  • Period: Jan 1, 1500 to

    Educação e Mídia: Uma Relação Delicada

  • Feb 1, 1500

    Apresentação

    Apresentação
    Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Ano/Curso: 1º Ano de Pedagogia
    Disciplina: Tecnologia de Informação e Comunicação
    Professora: Márcia Barbosa da Silva
  • Mar 1, 1500

    Educação e mídias: uma relação delicada

    Educação e mídias: uma relação delicada
    Encontra-se: Revista Olhar de Professor;
    Volume/Edição: vol. 14, primeira edição;
    Autor: Márcia Barbosa da Silva.
  • Apr 1, 1500

    Tema Geral

    Tema Geral
    Os meios de comunicação, no texto, viabiliza alguns temas que surgiram através de pesquisas. São diferentes formas de referir as mídias, no assunto educacional. Vamos discutir e entender o que cada denominação que esta inserida na mídia carrega em si uma concepção de educação.
  • Comênio

    Comênio
    Comênio é considerado o primeiro a usar ilustrações em seu livro com a finalidade para fins educacionais. Para ele a necessidade dos meios de comunicação se tornaram objetos de estudos para além da utilização pedagógica. Que são objetos que carregam consigo possibilidades de valores, conceitos e até privilégios a família e a instituição escolar. Cria que o homem devia se dedicar a aprender e a ensinar.
  • Corrente Espontaneísta

    Corrente Espontaneísta
    Baseada em John Dewey, tem como objetivo diminuir ainfluência autoritária do professor sobre o aluno. O papel do professor é aproximar o aluno do conhecimento. Isso, levou ao incentivo dos alunos para produzirem slides, retroprojeções e filmes caseiros, para que tenham contato direto com as máquinas e materias necessários.
  • Corrente Tecnicista

    Corrente Tecnicista
    É onde o papel de facilitador do professor, torna-se uma espécie de 'funcionário da máquina' a serviço da tecnologia. Nessa corrente ganha-se relevância as experiências feitas com fitas de videoaulas gravadas e com educação a distância via rádio ou televisão.
  • Meios de Comunição/Mídias

    Meios de Comunição/Mídias
    Com a divisão de trabalho ocorrendo, foi reduzindo o tempo de convivência nas famílias, deixando a educação familiar e valores importantes orfãs. Com isso, outra instituição acabou ocupando o vazio social, a Mídia. Fazendo com que a internet, televisão, rádio e cinema mostrassem o estilo de vida que devemos levar ou quem nós devemos ser na sociedade.
  • Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC

    Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC
    Com o crescimento da informática convencionou uma nomenclatura: tecnologia de informação e comunicação que incorporaram a mídia, o rádio e outras fontes como também a fotografia. A denominação TIC entra predominantemente através de textos oficiais e políticas educacionais de inspiração neoliberal. Também que são instrumentos utilizados como reclassificação, uma escala de valores cuja esta ocupada pelas tecnologias como: computadores e programas de Internet. A forma como o TIC vem sendo utilizado
  • Conclusão

    Conclusão
    A comunicação carrega algumas deformações de ideias, que são esclarecimentos responsáveis pela política de comunicação e educação. E também há pessoas que utilizam os termos mídias e meios de comunicação de forma distorcida, porque cada um desses conceitos pode ser construído ao longo do tempo e com um modelo social. Também é preciso entender que a relação entre a comunicação e a educação mescla a prática educativa e articulada pelos professores e outras fontes.