-
Eloane Fogaça
Renata Zanella -
-
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Ano/Curso: 1º Ano de Pedagogia
Disciplina: Tecnologia de Informação e Comunicação
Professora: Márcia Barbosa da Silva -
Encontra-se: Revista Olhar de Professor;
Volume/Edição: vol. 14, primeira edição;
Autor: Márcia Barbosa da Silva. -
Os meios de comunicação, no texto, viabiliza alguns temas que surgiram através de pesquisas. São diferentes formas de referir as mídias, no assunto educacional. Vamos discutir e entender o que cada denominação que esta inserida na mídia carrega em si uma concepção de educação.
-
Comênio é considerado o primeiro a usar ilustrações em seu livro com a finalidade para fins educacionais. Para ele a necessidade dos meios de comunicação se tornaram objetos de estudos para além da utilização pedagógica. Que são objetos que carregam consigo possibilidades de valores, conceitos e até privilégios a família e a instituição escolar. Cria que o homem devia se dedicar a aprender e a ensinar.
-
Baseada em John Dewey, tem como objetivo diminuir ainfluência autoritária do professor sobre o aluno. O papel do professor é aproximar o aluno do conhecimento. Isso, levou ao incentivo dos alunos para produzirem slides, retroprojeções e filmes caseiros, para que tenham contato direto com as máquinas e materias necessários.
-
É onde o papel de facilitador do professor, torna-se uma espécie de 'funcionário da máquina' a serviço da tecnologia. Nessa corrente ganha-se relevância as experiências feitas com fitas de videoaulas gravadas e com educação a distância via rádio ou televisão.
-
Com a divisão de trabalho ocorrendo, foi reduzindo o tempo de convivência nas famílias, deixando a educação familiar e valores importantes orfãs. Com isso, outra instituição acabou ocupando o vazio social, a Mídia. Fazendo com que a internet, televisão, rádio e cinema mostrassem o estilo de vida que devemos levar ou quem nós devemos ser na sociedade.
-
Com o crescimento da informática convencionou uma nomenclatura: tecnologia de informação e comunicação que incorporaram a mídia, o rádio e outras fontes como também a fotografia. A denominação TIC entra predominantemente através de textos oficiais e políticas educacionais de inspiração neoliberal. Também que são instrumentos utilizados como reclassificação, uma escala de valores cuja esta ocupada pelas tecnologias como: computadores e programas de Internet. A forma como o TIC vem sendo utilizado
-
A comunicação carrega algumas deformações de ideias, que são esclarecimentos responsáveis pela política de comunicação e educação. E também há pessoas que utilizam os termos mídias e meios de comunicação de forma distorcida, porque cada um desses conceitos pode ser construído ao longo do tempo e com um modelo social. Também é preciso entender que a relação entre a comunicação e a educação mescla a prática educativa e articulada pelos professores e outras fontes.