-
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA.CURSO DE PEDAGOGIA.DISCIPLINA: TIC. LINHA DO TEMPO DO TEXTO: EDUCAÇÃO E MÍDIAS: UMA RELAÇÃO DELICADA.DEDICADA À PROFESSORA MÁRCIA BARBOSA DA SILVA.
-
ANA FLAVIA CARRARO, CARLA CRISTINA DE OLIVEIRA E RAYRA KATHARINA YANZEN. 4 º NB. CURSO DE PEDAGOGIA.
-
DEsde os prim.ordios a educação está relacionada com as mídias,pois os desenhos tinham o objetivo de comunicação.
-
Conjunto de normas que sustentava a educação dos jesuítas, tinha por finalidade ordenar atividades, funções e métodos de avaliação nas escolas jesuíticas.
-
Defendia o ensino de tudo para todos,ele foi o primeiro a utilizar ilustrações em livros e paredes.Em sua obra Didática Magna sistematiza orientações a respeito desses recursos, sendo assim, foi considerado o pai da mídia.
-
Após os anos de 1930 a educação nova influencia os religiosos, que aos poucos vão se introduzindo na escola.
-
Coloca a convergência e solidariedade na escola e também a imprensa dando destaque a contribuição do uso dos recursos na escola, porém essa educação não abrangia a todos.
-
Período em que ocorreu a inserção de produtos eletrodomésticos, audiovisuais e aspectos comunicacionais.
-
O uso dos recursos na escola ganhou relevância através de manifestos populares, com uma reducação alternativa que valorize o sujeito.
-
Surgem vários experimentos desses recursos como por exemplo, rádios na escola. Recursos voltados para educação.
-
Houve transformações econômicas e políticas no mundo, devido a expansão do capitalismo, na qual foi rompida as fronteiras entre os mercados internos, então dessa forma a comunicação ficou mais acessível para todos.
-
Devido a globalização os recursos tecnológicos começam a ser usados como suporte.
-
O educador precisa saber lidar com a mídia, com a informação, com a tecnologia usando-as como recursos ou ferramentas que irão facilitar e auxiliar sua prática e aprendizagem de seus educandos. Sem perder de vista, que deve-se utilizar a mídia como suporte para um projeto social mais justo e menos desigual.
-
É preciso estar atento as formas de dominação e exploração que a mídia nos passa, tendo um olhar crítico e posição frente a esses de modo a emancipar-se dela, concebendo outras relações que não essas de dominação, para que se possa criar outro tipo de relação.