Educação e Mídias: uma relação delicada

  • UEPG
    Jan 1, 1500

    UEPG

    Esta é uma linha do tempo que foi elaborada com base no texto Educação e mídias: uma relação delicada, que está situado no livro olhar de professor, vol. 14, núm. 1, p. 15-26, departamento de métodos e técnicas de ensino.
  • Feb 1, 1500

    UEPG

    Essa linha do tempo é da dupla Erika Flizicoski e Franciane Borges do 1º NA
  • Comenius
    Mar 1, 1500

    Comenius

    Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.
  • Mídia na educação
    Apr 1, 1500

    Mídia na educação

    As mídias tem sido consideradas como estruturas de vida social na atualidade, por isso alguns autores propõe que se estude a mídia desde cedo.
  • Fotografia
    May 1, 1500

    Fotografia

    Para Arlindo Machado (2009) a fotografia não acontece somente no momento do clique que dispara o obturador, deixando a luz entrar na câmera. Estudar as mídias é, pois, estudar também os seus processos de produção, antes, durante e depois. è pensar as relações sociais e processos de simbolização, apropriação do real e avalidação da experiência.
  • Recursos audiovisuais
    Jun 1, 1500

    Recursos audiovisuais

    Os recussos audivisuais foram usados para treinamento de soldados na segunda guerra mundial, e com o sucesso ganharam novo status. São caracteriazados audiovisuais recursos que tem a soma de imagem e som, como por exemplo: slides sonorizados, cinema, TV/vídeo. Há duas diferentes correntes pedagógicas que se destacam nesse discurso: a corrente espontaneísta e a corrente tecnista.
  • Recursos didáticos
    Jul 1, 1500

    Recursos didáticos

    Comênio é considerado o primeiro a utilizar ilustrações em livros e paredes como fins educativos. O conceito de comênio sobre os recursos didáticos, foram considerados um avanço naquela época (1621-1657) pois contrariava os métodos de ensino dos Jesuítas sistematizada através do Ratio Studiorum. Os meios utilizados na escola são os recursos didáticos (materiais de apoio) que podem ser, livros, jogos, desenhos, gravuras.
  • A corrente espontaneísta
    Aug 1, 1500

    A corrente espontaneísta

    Baseada nas idéias de John Dewey, essa corrente foca em diminuir a autoridade dos professores sobre os alunos. Na década de 1960 os professores foram incentivados a utilizar retroprojeções, filmes, e ter contato direto com os materiais produzidos.O papel do professor é facilitar a interação entre os alunos, o conhecimento e a valorização da participação de meios audivisuais no processo de aprendizagem de forma autônoma.
  • Corrente Tecnista
    Sep 1, 1500

    Corrente Tecnista

    O Brasil teve um maior desenvolvimeto nessa corrente na década de 1970, um pe´riodo de forte influência norte-americana. Surge uma disciplina chamada as tecnologias educacionais, influenciada pelas politicas geradas em tempo de ditatura atribuiu as tecnologias o papel de realização de ensino.
  • Mídias
    Oct 1, 1500

    Mídias

    A divulgação do rádio e TV foi feito a partir das décadas de 1930/1950, e a evolução da produção de conhecimento sobre a comunicação fizeram com que os estudiosos da educação adotassem mais uma nomenclatura para referir os recursos audio visuais. O novo conceito se tornou objeto de estudos além da utilização pedagógica. O termo audivisual foi trocado por mídia como uma forma de indicar não só o exercicio de uma determinada linguagem, mas de prática sociais de comunicação.
  • Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
    Nov 1, 1500

    Tecnologias de informação e comunicação (TIC)

    Com o crescimento da informática e as novas formas de mídia surgiu uma novo nomenclatura: tecnologias de comunicação e informação (TIC), que incorpora a micidia, televisão, rádio e outras linguagens como a fotografia. A disciplina TIC entra nas escolas para auxiliar o ensino e reclassificar uuma novo escala de valores.