Cris desenhos

Educação e mídias: uma relação delicada- Kelly, Taísa

  • Comênio

    Comênio
    É considerado o primeiro a utilizar ilustações em livros e paredes com fins educacionais.
  • Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova

    Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
    Esse evento se caracterizou como um fato político, pois eminentes educadores e intelectuais que participam dele acabaram por ocupar cargos na administração pública e em entidades ligadas à educação e à cultura
  • Meios de comunicação- mídias

    Meios de comunicação- mídias
    A disseminação do rádio/TV no cotidiano
    das famílias, e a evolução da produção de conhecimento sobre a comunicação fizeram com que estudiosos da educação adotassem mais uma nomenclatura para referir aos recursos ou meios audiovisuais (meio de comunicação de massa ou midias).
    O próprio termo audiovisual passou a ser substituído cada vez mais pelo termo mídias como uma forma de indicar não apenas o exercício de uma determinada linguagem estética, mas de práticas sociais de comunicação.
  • Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova

    Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
    Invocou a convergência e solidariedade de outras instituições além da escola, para o esforço educativo das novas gerações.
  • Movimentos Populares

    Movimentos Populares
    Impulsionou experiências educacionais tanto em escolas particulares para atender a classe média brasileira
  • Saettler

    Saettler
    A teoria e os métodos educativos tem antecedentes muito antigos que podem ser traçados apartir do tempo em que sacerdotes tribais sistematizavam conhecimentos e em que culturas primitivas inventavam pictogramas ou sigmas verbais para gravar, preservar, transmitir e reproduzir informações.
  • A corrente tecnicista

    A corrente tecnicista
    Periodo de forte influência Norte-americana com sua política de dominação cultural e apoio a ditaduras na América Latina. Surge no currículo uma nova disciplina que dá origem à outra denominação: as tecnologias educacionais. Uma leitura influenciada por políticas educacionais geradas em tempos de ditadura atribuiu às tecnologias o papel da realização do ensino.O papel de facilitador do professor ganha outros contornos, torna-se uma espécie de “funcionário
    da máquina” a serviço da tecnologia.
  • Parra

    Parra
    Cita desenhos rupestres para exemplificar as primeiras utilizações da imagemcomo base para a criação de códigos de representação pertilhados e de criação de significados, de aprimoramento de nossa linguagem.
  • Parra

    Parra
    Defendia que recursoso já existentes somados a outras invenções mais recentes são reagrupados e redefinidos apartir da nova nomenclatura.
  • Parra

    Parra
    Critica a denominação audiovisual por dar a impreção de tratar os dois canais (audio e visual) ao mesmo tempo.
  • Tecnologia de informação e comunicação

    Tecnologia de informação e comunicação
    Com o crescimento da informática e de novas formas de convergência entre as mídias já existentes, converncionou- se atribuir uma nova nomenclatura: TIC, que incorpora mídia televisiva, rádio e outras linguagens, como a fotografia. TIC entra nas escolas brasileiras predominantemente através de textos oficiais e políticas educacionais de inspiração neoliberal.
  • Lucia Santaella

    Lucia Santaella
    Adota a forma midias no feminino e plural,referindo -se a relação entre radio, tv, jornal, etc.
    Para ela,é necessário estudar também as relações das midias entre si na produção da cultura.
  • Arlindo Machado

    Arlindo Machado
    Refletindo sobre a fotografia diz que a fotografia existe em um versão triadica entre: a foto, o seu objeto e a interpretação fisio-quimica e matematica,ou seja quando o traço fotografico existe,nao nos é dado em estado bruto e selvagem,mas mediado e interpretado pelo saber cientifico.
  • Machado

    Machado
    Ele diz que a fotografia não acontece só no momento do clique, mas também no espaço natural ou no estúdio, na disposição da iluminação, na modelação da pose, nos ajustes do dispositivo, e em todo proceso de codificação que acontece antes do clique
  • Belloni e Subtil

    Belloni e Subtil
    Diziam que há tambem uma revalorização da participação dos sentidos na apreensão dos conteudos. Ganham destaque estudos como os que indicam o grau de influencia dos sentidos na aprendizagem.
  • David Buckingham

    David Buckingham
    Disse que as midias intervinham na participação da construção de sentidos daquilo q se comunica. O que dificulta a apreensão do que sejam as midias é o fato destas possuirem uma dimensão física.
  • David Buckingham

    David Buckingham
    Nos alertou sobre o aparato técnologico, dizendo que ele não serve para captar o real. Antes o interpreta de acordo com as condições técnicas especificas de suporte, armazenamento, recepção, transmição entre outros, que muitas veses auteram o real. É importante conhecermos entender como os dispositivos técnicos estão arranjados e combinados entre si.
  • André

    André
    Em suas falas, o tema mídias, aparecia de modo genérico; Usando termos como recursos didaticos, ferramenta pedagógica, ou ainda meios de comunicação.
  • Freire

    Freire
    É necessário reconhcer os conceitos que guiam nossas ações para que possamos transformá-los
  • Melo e Tosta

    Melo e Tosta
    A midia corresponde a um sistema complexo de produção, sirculação e consumo de bens culturais. Seu foco está orientado a fabricar artefatos que se materializam em palavras, sons, imagens, seja no plano real ou no plano imaginario.
  • Marcondes Filho

    Marcondes Filho
    Para Marcondes filho, o uso da palavra midia é incorreto ja que a expressao esta no plural.
  • Taísa- Kelly

    Taísa- Kelly
    A tecnologia está avançando tão rápido e tomando um lugar tão imenso na sociedade que é quase impossivel viver sem a influência das midias. Mas temos que reconhecer que om a ajuda das midias temos mais acesso as informações que nos ajuda na educação, podemos nos conectar com o restante do mundo.