Cronologia das Mídias na Educação

Timeline created by cris my
  • Jan 1, 1500

    Introdução

    Introdução
    As acadêmicas Ana Claudia Lopes, Cristiane Vaz e Mylena Smanioto, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, articulam o texto Educação e mídias: uma relação delicada, a esta Linha do Tempo, buscando elencar suas principais ênfases, problematizando-as.
  • A importância dos jesu[itas

    A importância dos jesu[itas
    Os jesuítas deixaram-nos um acervo riquíssimo, ampliando o olhar que associava registros e desenhos permitindo uma maior aproximação do leitor com a realidade em questão, atribuindo aos meios a contemplação das demonstrações e dos registros.
  • A inspiração de Comênio

    A inspiração de Comênio
    Pioneiro na utilização de ilustrações em livros didáticos. Orientaçoes registradas em seu livro " Didática Magna".
  • O papel fundamental do Manifesto dos Pioneiros

    O papel fundamental do Manifesto dos Pioneiros
    O manifesto aprofundou a dinâmica da utilização dos meios a favor do aprendizado sendo de responsabilidade da escola e de outras instituições, trazendo a imprensa principal fonte para essa garantia.
  • Implementação de recursos

    Implementação de recursos
    Durante o período da 2ª Guerra Mundial, foram utilizados recursos audio visuais como o retroprojetor no treinamento de soldados repercutindo no âmbito educacional.
  • Meios de comunicação e mídias

    Meios de comunicação e mídias
    Com o desencadear do rádio e da TV na vida familiar bem como dos meios de comunicação em geral, pessoas influentes adotaram um novo nome e surge os meios de comunicação e mídia.
  • Movimentos populares

    Movimentos populares
    A partir dos manifesto dos pioneiros foi consolidado a utilização de recursos como meios de comunicação, trazendo o aluno como centro de todo o processo, guanhando nova força nos movimentos populares ocorridos na época.
  • Recursos audiovisuais na Escola de Walter Arno Wittich e Charles Francis Schüller

    Recursos audiovisuais na Escola de Walter Arno Wittich e Charles Francis Schüller
    Obra bastante divulgada, com o intuito de esclarecer e disseminar a ideia de se trabalhar com meios audio visuais que facilitassem a aprendizagem dos alunos.
  • As tecnologias educacionais

    As tecnologias educacionais
    Surge no currículo das escolas brasileiras, uma nova discplina chamada Tencologias Educacionais, a partir das correntes tecnicistas de ensino.
  • TIC

    TIC
    Com a abrangência da internet e outros meios aos de comunicação já existentes, proliferou-se as alternativas de linguagem globalizando-as, eassim o termo Tencologias da informação e comunicação (TIC) tornou-se o mais adequado.
  • Reflexão

    Reflexão
    Entedemos que todo o processo necessita de um contexto histórico para que possa ser compreendido em seu percurso, dando possibilidades de análise e reflexões acerca dos seus avanços e contribuições. As mídias aperfeiçoaram-se no decorrer de sua cronologia, imprimindo o avanço de cada época e suas nomenclaturas. Vivenciamos hoje o seu ápice e podemos desfrutar desta global sociabilidade de forma a transmitir e receber o conhecimento em segundos advindo de sua acessibilidade facilitada.
  • Reflexão / 2

    Reflexão / 2
    Vale lembrar que as TIC`s contribuem muito na contemporaneidade, porém há de se ter um cuidado no que diz respeito às fontes confiáveis e a veracidade dos fatos, buscando sempre manter uma reflexão crítica desta ferramenta. Embora seu uso seja uma forma qualitativa de intervir na Educação, pode também ser uma forma de alienar, as mídias devem ser vistas com um olhar atento, reflexivo. Não podemos ficar reféns das tecnologias, outras alternativas para estudo e aprofundamento são fundamentais.