Educação

Educação e mídias: uma relação delicada.

  • Jan 1, 1500

    UEPG

    UEPG
    UEPG.
    Curso de pedagogia .Relação das midías na visão da escola.
  • Jan 1, 1500

    INTEGRANTES

    INTEGRANTES
    ÂNGELA MARIA FERREIRA E MICHELE PAITCH.
  • Jan 2, 1500

    Primeiras utilizaçães de imagens

    Primeiras utilizaçães de imagens
    O processo de simbolização fizeram parte do desenvolvimento humano,incluindo o uso de gravetos ,sangue entre outros que colaboraram para o surgimento da cultura e dos processos de educação.
  • Jesuitas e a educação

    Jesuitas e a educação
    Os Jesuítas foram os primeiros a construir a estrutura do sistema de ensino no Brasil,descrevendo também sobre nossas riquezas e simbólicamente sobre a inferioridade da América Latina.A Biblia só poderia ser lida pelos integrantes da igreja.
  • Comênio

    Comênio
    Foi o primeiro a utilizar a imagem como um recurso com intenções pedagógica.Comênio defendia que o homem era imagem e semelhança, e a natureza uma manifestação divina.Para Comênio a experimentação e a educação dos sentidos é a base das práticas educativas.
  • A corrente espontaneísta

    A corrente espontaneísta
    Baseada na ideia de John Dewey ,visa diminuir a influência autoritária do professor sobre os alunos.Como ocorre em nosso país ,que valoriza a diciplina e a memorização dos conteúdos,essas ideias vindas ao Brasil ganham varios adptos ,ganha grande destaque apartir do Mnifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
  • O Manifesto de 1932.

    O Manifesto de 1932.
    Esse manifesto era voltado para uma educação para todos sem discriminação de classe social.
  • A disseminação dos meios de comunicação

    A disseminação dos meios de comunicação
    Com a popularização do rádio e da tv,passaram a ser importante meio de comunição que potencializou as informações.Tornando ferramenta para os estudos e também com efeitos ligados a aspectos de manipulação e consumo,pois ao mesmo tempo que informa eles também têm o poder de alienar e massificar..Promovem a socialização e contribue para a formação da identidade.
  • Recursos audiovisuais

    Recursos audiovisuais
    O livro recurso audiovisuais é um livro que traz sugestões de trabalhos com os meios na escola ,com o intuito de facilitar a aprendizagem apartir dessa obra pesquisadores brasileiros,farão outras publicações divulgando técnicas de utilização dos recursos audiovisuais na escola.
  • Corrente tecnicista.

    Corrente tecnicista.
    surgiu após a metade do século XX nos Estados Unidos e após 1964 no Brasil, tendo como objetivo adequar a educação às exigências da sociedade industrialmente e tecnologicamente desenvolvida. Em resumo, visa moldar o indivíduo para o meio empresarial, moldando comportamentos com o objetivo de atender as necessidades cada vez maiores do mundo capitalista.
  • Trabalho com mídias.

    Trabalho com mídias.
    São utilizadas diversas formas de trabalho com mídias como exemplo recursos audivisuais ,tecnologias educacionais ,e outras cada termo se refere a diferentes práticas educacionais.Os meios de comunicação de massa fazem parte do cotidiano,exercendo grande infuência sobre os indivíduos.
  • A midía e a industria e o consumo.

    A midía e a industria e o consumo.
    A midía esta ligada ao processo de circulação de mercadorias e relacionada a uma intencionalidade através de imagens, sons visando o lucro como o objetivo da dependência e alienação dos homens ,na medida que maquia e seduz para o consumo ,originando a venda de produtos.Nessa epoca a uma preocupação de como utilizar os meios de comunicão.
  • A fotografia

    A fotografia
    A imagem fotográfica é fundamental na constituição e formação do indivíduo e que deve ser incorporada pelos níveis de ensino em seus próprios programas educacionais.
  • Bellone e Subtil

    Bellone  e Subtil
    Com esse autor ouve uma revalorização da participação dos sentidos na apreensão dos conteúdos destacando especialmente a influência dos sentidos ,como o da visão e audição ,na aprendizagem,esses recursos se caracterizam por uma ligação com a imagem e som .
  • Diferentes nomenclaturas para trabalhos com midías

    Diferentes nomenclaturas para trabalhos com midías
    A formas diferentes para especificar o trabalho com midías na educação como recurso didáticos audiovisuais e outros ,que permitem ao aluno uma troca de diferentes saberes.
  • Literacia das Midías.

    Literacia das Midías.
    é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico necessárias para avaliar e usar a informação de forma eficiente. Estudantes com elevada literacia de informação têm a capacidade não só de de navegar por uma grande variedade de sistemas de pesquisa de informação, mas também avaliá-los e selecioná-los. Compreendem como a informação está organizada, o que pode facilitar a sua forma de encontrar a informação.
  • Revolução da Informação.

    Revolução da Informação.
    As tecnologias de informação veem atingindo e modificando a forma de educação e de convivência ,a familia que era encarregada da formação do caráter dos valores ,da educação vem perdendo espaço.Sendo inevitavel o uso dessas tecnologias para garantir o desenvolvimento.
  • A importancia das Midías.

    A importancia das Midías.
    Se torna necessário identificar suas influências nos espaços escolares e enfrentar o desafio de desenvolver a consciência crítica dos alunos para que possam compreender a mídia como instrumentos que permitem tanto a manipulação do pensamento e a manutenção do poder como a emancipação humana e a democratização da informação.
    Para avançar além da leitura crítica, é preciso criar condições que propiciem aos alunos a participação ativa no debate e na incorporação de mídias
  • Entendimento do texto.

    A uma influência muito grande sobre o homem contemporâneo,em que aproxima as pessoas ,levam informaçôes diminuem as distâncias sociais e culturais.Por outro lado favorecem o consumo exagerado e induzem ao conformismo.A televisão chega muitas vezes a substituir os livros e revistas mudando hábitos e até ações relacionadas a relacionamento social e familiar.Valorizando comportamentos valorizados pela elite.