-
Dom Afonso é reconhecido pelo reino de Leão e Castela através do Tratado de Zamora.Fundação
-
Com ajuda de D.Raimundo, D. Henriques e os Cavaleiros Cruzados, D. Afonso VI conseguiu finalmente vençer os Muçulmanos.
-
Foi assinado entre os soberanos de Leão e Castela,Fernando lX e de Portugal D.Dinis na povoação castelhana de alcanizes.
O tratado fazia parte de uma estrategia para estabelecera paz nas fronteiras. -
O exército portugues comandado por Nuno Alvaro Pereira derrotou as tropas invasoras vindas de Castela utilizando a técnica do quadrado.Batalha
-
Nesse periodo as principais rotas comerciais estavam voltadas no trânsito entre a Ásia e a Europa.
A conquista de Ceuta iniciou um processo de consolidação de colonias portuguesas na costa africana e de algumas ilhas do oceano Atlantico.A reconquista -
O sucesso dos portugueses, ao chegarem à India Ocidental e aí criarem uma presença marítima permanente representou uma mudança revolucionaria na direção e organização do antigo comércio transcontinental, que ia desde Cantão até Alenxandria e Veneza, Mediterraneo.
-
Perante a falta de uma decisão clara sobre a sucessão , os dois principais pretendentes passam à acção : o primeiro movimento foi de Felipe II, cujas forças castelhanas crescente apoio do povo, mobilizando a seu favor o sentimento patriótico e a recusa à aceitação de um monarca estrangeiro.
-
Após a morte de D.Sebastião sobe ao trono Felipe II rei de Espanha que na tomada de posse decidiu cumprir pelos interesses do país, com o passar do tempo essas promessas foram desrespeitadas, membros do clero e da nobreza portuguesa decidiram expulsar a rainha, mataram o secretario e elegeram D.João IV duque de Bragança como rei de Portugal, termina assim 60 anos de domínio espanhol sobre Portugal.
-
Neste manha dia de todos Santos, um violento terramoto fez-se sentir em Lisboa, Setúbal e no Algarve. Na capital, local onde atingiu maior intensidade (modernamente crê-se que com que um grau 9 na escala de Ritcher), foi acompanhado por um maremoto com ondas que parecem ter chegado ao 20 metros, eque chegou até às costas dos EUA.Sismo de Lisboa
-
As invasões francesas deixaram o nosso país em muito mau estado. Portugal ficou devastado e arruinado, já que os exércitos invasores praticaram roubos, destruíram casas e ruas e deixaram as actividades económicas (agricultura, indústria e comércio) praticamente paralisadas.
-
A proclamação da república é feita das varandas da Câmara Municipal de Lisboa. Trata-se do resultado de um longo processo, iniciado ainda no século XIX, que foi criando na população, especialmente em algumas elites, a vontade de mudar o regime. Implantação da República
-
Portugal teve um período de sua história chamado de Estado Novo. Trata-se do regime que vigorou no país entre 1933 e 1974. O Estado Novo português muitas vezes é chamado de salazarismo, em referência a Antônio de Oliveira Salazar.
-
No início do ano de 1961, os movimentos de libertação das colónias portuguesas iniciaram lutas armadas. Portugal respondeu enviando tropas para lutar contra os guerrilheiros, iniciando então a Guerra Colonial. O arrastamento desta guerra e o elevado número de vítimas contribuíram decisivamente para a queda do regime e consequentemente o fim da guerra colonial em Abril de 1974.
-
A data celebra a revolta dos militares portugueses que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governava Portugal desde 1933.
O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, a flor que se colocou nas armas dos militares neste dia.25 de abril -
Portugal é membro de facto da União Europeia desde 1 de janeiro de 1986, após ter apresentado a sua candidatura de adesão a 28 de março de 1977 e ter assinado o acordo de pré-adesão a 3 de dezembro de 1980.
A adesão de Portugal à CEE é uma das consequências do 25 de abril de 1974 e das subsequentes alterações que esta resolução provocou nos aspetos económicos, político e social. -
Em 1913 que a contabilidade do estado português passou a ser feita em escudos. Desde 1911,data do 1º Governo Constitucional, vivia-se em Portugal um forte clima de instabilidade politica, agravado, em 1914, Portugal neste conflito a partir de 1916. O euro foi introduzido em 1 de Janeiro de 1999 nas operações realizadas nos monetários cambiais e financeiros e para a grande maioria das operações de retalho No entanto, a introdução física do euro aconteceu apenas em 1 de Janeiro de 2002