-
D.Henrique recebeu o condado Portucalense do Rei de leão e Castela.
-
Nascimento do 1º rei de Portugal
-
D.Teresa passou a governar o Condado Portucalense
-
D.Afonso Henriques passou a governar o Condado.
-
Independencia política do Reino de Portugal
-
Sabe-se que durante a época da Reconquista Cristã da Península Ibérica, sécxxi, esta região constituía um ponto importante na defesa da fronteira do sul do Condado Portucalense. Mais tarde veio a tornar-se num próspero centro económico medieval devido ao comércio de produtos alimentares.
-
O Cerco de Lisboa teve início a 1 de julho de 1147 e durou até 21 de outubro, integrou a Reconquista cristã da Península Ibérica, culminando na conquista desta cidade aos mouros pelas forças de D. Afonso Henriques (1112 - 1185) com o auxílio dos Cruzados que se dirigiam para o Médio Oriente, mais propriamente para a Terra Santa. Foi o único sucesso da Segunda Cruzada.
-
Em Abril de 1159,depois de tantas tentativas,finalmente conseguimos a conquista desta feita sem aliança, apenas com as sua próprias forças militares, conseguindo em 24 de Junho de 1159, 30 anos depois da batalha de São Mamede, a conquista da fortíssima praça de Alcácer do Sal.
-
Reconhecimento do Reino de Portugal pelo Papa AlexandreIII
-
Com o apoio de cruzados do norte da Europa conquistou Lisboa em 1147. Com a pacificação interna, prosseguiu as conquistas aos mouros, empurrando as fronteiras para sul, desde Leiria ao Alentejo, mais que duplicando o território que herdara.
-
Este rei continuou continuou a política de expansão do reino, chegando a conquistar Silves e Albufeira, no Algarve, praças que voltaria a perder. Foi o primeiro monarca a usar o título de Rei de Portugal e dos Algarves.
Internamente a sua preocupação foi a reorganização do território e a criação condições para o povoamento das várias partes do reino. -
Com este tratado foram definidas as fronteiras de Portugal, cujos limites territoriais eram sensivelmente os que existem presentemente, constituindo este documento o tratado fronteiriço mais antigo do mundo, ainda em vigor.
-
Nesta data é o fim da presença muçulmana na Península Ibérica.