-
D. Henrique de Borgonha foi um dos primeiros Cruzados a chegar à Península Ibérica na época da Reconquista Cristã e , rapidamente, se destacou no combate aos mouros.
Como recompensa pelos seus serviços, Afonso VI (rei de Leão e Castela), ofereceu a D. Henrique a sua filha em casamento e parte do seu reino, o Condado Portucalense. -
Afonso Henriques, filho do Conde Henrique de Borgonha e Teresa de Leão, nasceu em Guimarães e foi o primeiro rei de Portugal.
-
D. Henrique morre aos 46 anos sem conseguir concretizar o seu desejo de tornar o Condado Portucalense independente.
-
Após morte de D. Henrique, D. Teresa passa a governar o Condado Portucalense sendo muito influenciada pelos condes galeses.
D. Afonso Henriques não sobe ao trono pois ainda é muito novo. -
Aos catorze anos de idade, Afonso Henriques, com o apoio da nobreza portuguesa da época, arma-se a si próprio cavaleiro tornando-se assim guerreiro independente, na luta pela independência.
-
Na batalha de São Mamede defrontam-se os exércitos do conde Fernão Peres de Trava (novo marido de D. Teresa) e o dos barões portucalenses liderados por Afonso Henriques. Estes quando venceram Fernão Peres pretendiam apenas obrigá-lo a ceder o governo do condado portucalense ao príncipe herdeiro ( Afonso Henriques).
-
Nela se defrontaram as tropas cristãs, comandadas por D. Afonso Henriques, e as muçulmanas, em número bastante maior.
Depois da vitória milagrosa contra os muçulmanos, D. Afonso Henriques auto proclamou-se Rei de Portugal. -
Assina-se o Tratado de Zamora, um diploma resultante da conferência de paz entre D. Afonso Henriques e seu primo, Afonso VII de Leão e Castela. É considerada a data da Independência do Reino de Portugal.
-
Conquista de Santarém e Lisboa por D. Afonso Henriques
-
Conquista de Évora por D. Afonso Henriques.
-
O Papa Alexandre III declara o Condado Portucalense independente do Reino de Leão, e D. Afonso Henriques, o seu soberano.
-
Conquista de Silves e Alvor (Algarve) por D. Sancho I.
-
Conquista de Alcácer do Sal por D. Afonso II
-
Depois de muitos avanços e recuos, D. Afonso III conquista todo o Algarve marcando as fronteiras de Portugal até hoje.
-
Foi um tratado que reforçou a paz entre o reino de Portugal e de Castela. Além disso definiu as fronteiras de Portugal.