Cronologia Portugal: Do Liberalismo à 1o República

By S.D.C.C
  • Revolução Liberal no Porto

    Revolução Liberal no Porto

    A Revolução Liberal do Porto foi um movimento político que eclodiu na cidade de Porto, em Portugal, no ano de 1820, e tinha inspiração liberal. Esse movimento visava a derrubar o absolutismo em Portugal, forçar d. João VI a retornar a Lisboa, e recolonizar o Brasil. Os historiadores entendem que esse acontecimento antecipou a independência do Brasil.
  • Aprovação da primeira Constituição Liberal

    Aprovação da primeira Constituição Liberal

    A Constituição de 1822 foi aprovada em 23 de setembro de 1822 e esteve em vigor apenas até maio de 1823, quando se deu o golpe da Vilafrancada.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil

    A independência do Brasil compreendeu uma série de eventos políticos e militares que levaram à independência do Reino do Brasil do Reino Unido de Portugal, do Brasil e dos Algarves como Império Brasileiro . É comemorado no dia 7 de setembro , data em que o príncipe regente Pedro de Bragança declarou a independência do país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, às margens do riacho do Ipiranga , em 1822, no que ficou conhecido como o Grito do Ipiranga.
  • 1856 – 1a Linha de Caminho-de-ferro

    1856 – 1a Linha de Caminho-de-ferro

    A primeira linha de caminho de ferro com tração a vapor para serviço públicofoi inaugurada em Inglaterrano ano de 1825 entre Stockton e Darlington. Portugal só conheceu o caminho de ferro em 1856; inaugurava-se então o troço de 26 km, entre Lisboae o Carregado.
  • Revolta de D. Miguel que se faz proclamar rei absoluto

    Revolta de D. Miguel que se faz proclamar rei absoluto

    D. Miguel, regressado do exílio, decide assumir o poder em nome de D. Maria da Glória (futura D. Maria II), filha de D. Pedro IV, chegando ao país em 1828, sendo entusiasticamente recebido pela população. Poucos meses depois faz-se proclamar rei absoluto, desrespeitando o que havia prometido ao imperador brasileiro.
  • Revolta de D. Miguel que se faz proclamar rei absoluto

    Revolta de D. Miguel que se faz proclamar rei absoluto

    D. Miguel, regressado do exílio, decide assumir o poder em nome de D. Maria da Glória (futura D. Maria II), filha de D. Pedro IV, chegando ao país em 1828, sendo entusiasticamente recebido pela população. Poucos meses depois faz-se proclamar rei absoluto, desrespeitando o que havia prometido ao imperador brasileiro.
  • Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro. Guerra Civil. Derrota dos Miguelistas

    Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro. Guerra Civil. Derrota dos Miguelistas

    O desembarque permitiu às forças liberais tomar a cidade do Porto no dia 9 de julho de 1832, apanhando de surpresa o exército miguelista que haveria de as submeter ao prolongado Cerco do Porto. D. Miguel acabou por capitular em 1834, com a Concessão de Évora Monte, abrindo caminho à implantação definitiva do Liberalismo.
    pt.wikipedia.org › wiki › Desembarque_do_Mindelo
  • Nova Constituição de 1838

    Nova Constituição de 1838

    Após a Revolução de Setembro, em 1836, a Carta Constitucional foi abolida e em seu lugar reposta em vigor, a título provisório, a Constituição Política da Monarquia Portuguesa de 1822, tendo sido convocadas Cortes Constituintes destinadas a redigir uma nova constituição, a qual viria a ser concluída e jurada em 4 de Abril de 1838 pela rainha D. Maria II. Foi como que uma síntese dos textos de 1822 e 1826, ocupando um lugar intermédio.
  •  1846 – 1847 – Revoltas Populares. Maria da Fonte e Patuleia.

     1846 – 1847 – Revoltas Populares. Maria da Fonte e Patuleia.

    Maria da Fonte, ou Revolta do Minho, foi uma revolta popular ocorrida na primavera de 1846 contra o governo cartista presidido por António Bernardo da Costa Cabral. A revolta resultou das tensões sociais remanescentes das guerras liberais, exacerbadas pelo grande descontentamento popular gerado pelas novas leis de recrutamento militar que se lhe seguiram, por alterações fiscais e pela proibição de realizar enterros dentro de igrejas.
  • 1857 – Telégrafo em Portugal

    1857 – Telégrafo em Portugal

    Em Portugal, a introdução da rede ferroviária foi muito mais lenta do que a do telégrafo. Em 1856 era inaugurada a primeira rede oficial de telégrafo, que fazia a ligação entre o Terreiro do Paço e as Cortes e entre o Palácio das Necessidades e Sintra. A 20 de julho do ano seguinte (1857), este serviço de telégrafo foi aberto ao público.
  • Desenvolvimento da Industria. Fundação da Companhia União Fabril (CUF)

    A Companhia União Fabril (CUF) foi uma importante empresa portuguesa do sector químico, fundada pelo empresário Alfredo da Silva. Em meados da década de 1960, a CUF era o maior grupo industrial da Península Ibérica e o 5º maior conglomerado químico da Europa. Em 1975, a CUF é nacionalizada e em 1977 passa a designar-se por Quimigal, sendo, no final da década de 1980, sujeita progressivamente a um processo de desindustrialização
  • Fundação do Partido Republicano Português

    Fundação do Partido Republicano Português

    Ele é originário, matricialmente e no contexto europeu, do jacobinismo da Revolução Francesa de 1789: liberdade, igualdade e fraternidade, a bandeira das esperanças progressistas no decurso do século XIX.
  • 1890 – Ultimato Inglês

    1890 – Ultimato Inglês

    O Ultimato britânico de 1890 foi um ultimato do governo britânico — chefiado pelo primeiro-ministro Lord Salisbury — entregue a 11 de Janeiro de 1890 na forma de um "Memorando" que exigia a Portugal a retirada das forças militares chefiadas pelo major Serpa Pinto do território compreendido entre as colónias de Moçambique e Angola (nos actuais Zimbabwe e Zâmbia), a pretexto de um incidente entre portugueses e Macololos
  •  1891 – 31 de Janeiro – Tentativa de golpe de estado republicano no Porto

     1891 – 31 de Janeiro – Tentativa de golpe de estado republicano no Porto

    No dia 31 de Janeiro de 1891, na cidade do Porto, registou-se um levantamento militar contra as cedências do Governo (e da Coroa) ao ultimato britânico de 1890 por causa do Mapa Cor-de-Rosa, que pretendia ligar, por terra, Angola a Moçambique. A 1 de Janeiro de 1891 reuniu-se o Partido Republicano em congresso, de onde saiu um directório eleito constituído por: Teófilo Braga, Manuel de Arriaga, Homem Cristo, Jacinto Nunes, Azevedo e Silva, Bernardino Pinheiro e Magalhães Lima.
  • Regicídio

    Regicídio

    O Regicídio de 1908 foi o assassinato do Rei D. Carlos I de Portugal e dos Algarves e do seu herdeiro aparente, Luís Filipe, Príncipe Real de Portugal, por assassinos simpatizantes dos interesses Republicanos e auxiliados por elementos dentro da Carbonária Portuguesa, políticos desencantados e antimonarquistas
  • 5 de Outubro – Implantação da República.

    5 de Outubro – Implantação da República.

    A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.