Cronologia da História de Portugal

  • 1143 BCE

    O conde D. Henrique casa-se com Teresa de Leão. Constituição do Condado Portucalense. Governo do condado por D. Henrique.

    O Condado Portucalense (868 - 1143) foi um condado que surge ao longo do processo de reconquista da península ibérica pelos cristãos e que é dissolvido com a assinatura do Tratado de Zamora.[1] Deste nome provém o atual Portugal, pois durante a Alta Idade Média a atual Região Norte portuguesa foi denominada como Condado Portucalense, para diferenciá-la do Reino da Galiza.
  • 1106

    Nascimento de D.Afonso Henrriques

    Afonso Henriques (1106, 1109 ou 1111 – 6 de dezembro de 1185), também chamado de Afonso I, e cognominado de "o Conquistador", foi o primeiro Rei de Portugal. Passa a intitular-se "Rei dos Portugueses" a partir de 1140 e reinou de jure a partir de 5 de outubro de 1143, com a celebração do Tratado de Zamora, até à sua morte. O seu papel de soberano é outorgado com a Bula pontifícia Manifestis Probatum de 23 de maio de 1179.
  • 1112

    Morte do conde D. Henrique. D. Teresa governa o condado Portucalense.

    Henrique morreu a 24 de Abril de 1112, tendo sido sepultado na Sé de Braga. Seu filho D. Afonso Henriques sucedeu ao pai e tornou-se o segundo conde de Portucale em 1112. No entanto, o jovem Afonso Henriques rebelou-se contra a sua mãe em 1128, que pretendia manter-se no governo do condado. Por isso Afonso passou a intitular-se "Rei dos portugueses" em 1140, independente de Leão, recebendo o reconhecimento oficial de Leão em 1143 através do tratado de Zamora e do Papado em 1179
  • 1128

    Batalha de S. Mamede. D. Afonso assume o governo do condado.

    A Batalha de São Mamede foi uma batalha travada a 24 de Junho de 1128 (Juliano) ou 1 de Julho 1128 (Gregoriano) entre Afonso Henriques e as tropas dos barões portucalenses contra as tropas do Conde galego Fernão Peres de Trava, amante da sua mãe, condessa D. Teresa de Leão, que se tentava apoderar do governo do Condado Portucalense. As duas facções confrontaram-se no campo de São Mamede, em Guimarães.
  • 1131

    Coimbra torna-se a capital, substituindo Guimarães.

    História de Coimbra compreende uma série de conhecimentos da História de Portugal que são referentes à cidade de Coimbra, desde o domínio do Império Romano até hoje. A cidade foi o berço de nascimento de seis reis de Portugal e da Primeira Dinastia, sendo também sítio do panteão régio, além de abrigar a Universidade de Coimbra, primeira universidade do país e uma das mais antigas da Europa. Atualmente, recebe estrangeiros de todo o mundo que vão à cidade a turismo ou a estudo.
  • 1137

    É assinada a paz de Tui.

    Afonso VII de Leão, assinado a 5 de Outubro de 1143. Alguns historiadores consideram a assinatura do tratado como a declaração de independência de Portugal e o início da dinastia afonsina. Nesse dia, simpatizantes da causa monárquica costumam celebrar o nascimento do Reino de Portugal, embora a razão oficial que o torna feriado nacional seja a implantação da República, em Portugal, em 1910.
    Em Braga foi revogado o anterior Tratado de Tui datado de 1137.
  • 1139

    Batalha de Ourique. D. Afonso é aclamado rei.

    A Batalha de Ourique desenrolou-se muito provavelmente nos campos de Ourique, no atual Baixo Alentejo (sul de Portugal), ou nos da Vila Chã de Ourique do distrito de Santarém, em 25 de Julho de 1139 — significativamente, de acordo com a tradição, no dia do provável aniversário D. Afonso Henriques e de São Tiago, que a lenda popular tinha tornado patrono da luta contra os mouros; um dos nomes populares do santo, era precisamente "Matamouros".
  • 1373

    Aliança entre D. Fernando e o rei Eduardo III de Inglaterra.

    A Aliança Luso-Britânica, em Portugal conhecida vulgarmente como Aliança Inglesa, entre o Reino da Inglaterra (sucedida pelo Reino Unido) e o Reino de Portugal (sucedido pela República Portuguesa) é a mais antiga aliança diplomática do mundo ainda em vigor. Foi instituída pelo Tratado Anglo-Português de 1373, durante a Idade Média