-
-
-
-
-
Pombal lega o ideal de que as Escolas devem ser úteis ao interesse do Estado.
Aulas régias – As aulas régias eram sinônimo de escolas que, por sua vez, se identificavam com determinada cadeira, funcionando, em regra, na casa dos próprios professores. -
1827 – Escolas de Primeiras Letras.
1934 - Ato Adicional à Constituição do Império, o governo central desobrigou-se de cuidar das escolas primárias e secundárias transferindo essa incumbência para os governos provinciais.
República - Grupos escolares: Implementados no início do século XX representam o novo modelo de ensino graduado (primeira implantação – 1893). O modelo partia da ideia de disseminação do ensino para toda a população. -
-
Igreja - iniciativa privada, elitista, doutrina religiosa na escola, separação por sexo, ensino particular e responsabilidade da família quanto à educação.
Renovadores - Movimento Escola Nova - escola pública, laica, gratuita e obrigatória com um plano nacional de educação.
A Constituição de 1934 atendeu tanto aos renovadores - defendem a educação com direito de todos e dever do estado - quanto aos católicos, ao prever o ensino religioso facultativo na escola pública. -
Tensões entre Católicos e Renovadores.
Disputas entre renovadores e católicos para a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
Escola Pública x Escola Privada. -
-
Na pedagogia tecnicista o elemento principal passou a ser a organização racional dos meios, ocupando o professor e o aluno posição secundária. A organização do processo converteu-se na garantia da eficiência, compensando e corrigindo as deficiências do professor e maximizando os efeitos de sua intervenção.
Enfoque sistemático e controle do comportamento. -
Manifestações da concepção analítica de filosofia da educação e concomitante desenvolvimento da visão crítico-reprodutivista (1969-1980).
Reforma Universitária. Lei n. 5540/68.
Indissociabilidade ensino e pesquisa.
Sistema de créditos.
Reforma do Ensino Primário e Médio. Lei n. 5692/71.
Ensino Médio profissional para todas as escolas públicas. -
Pedagogias da “educação popular”, pedagogias da prática, pedagogia crítico-social dos conteúdos e pedagogia histórico-crítica.
Pedagogias da “educação popular”
Pedagogias da prática
Pedagogia crítico-social dos conteúdos
Pedagogia histórico-crítica -
neoescolanovismo, neoconstrutivismo e neotecnicismo