-
São conhecidas como Mata-Maroto as lutas que se sucederam entre brasileiros e portugueses, em Salvador e em algumas vilas do Recôncavo e do sertão da então Província da Bahia, no contexto do Período Regencial, entre 1831 e 1840. Os conflitos entre separatistas e conservadores, no contexto da emancipação brasileira, não ficaram restritos aos espaços políticos nem às batalhas militares. Eles também se refletiam na esfera social, com perseguições e linchamentos.
-
Setembrada é como ficou conhecido o levante ocorrido, durante o período regencial, no Maranhão e também em Pernambuco, levando o nome do mês em que ocorreu, no ano de 1831, refletindo o sentimento anti-lusitano que se seguiu à Abdicação de D. Pedro I e que teve noutras províncias manifestações similares.
-
A Cabanada foi um movimento ocorrido no Brasil durante o período imperial. Foi uma das mais icônicas revoltas a ocorrerem no país. Caracterizou-se como um movimento que visava restaurar a monarquia no Brasil, adquirindo com o tempo um viés de revolta popular e de luta anti-escravagista. Foi chefiado por Vicente Ferreira de Paula.
-
A Federação do Guanais foi uma revolução nativista ocorrida na Bahia, no ano de 1832, nas vilas de São Félix e Cachoeira, com pequena recidiva em 1833, constituindo-se um dos germes que provocaram a revolta maior de 1837, conhecida por Sabinada.
-
A Insurreição do Crato foi um movimento ocorrido durante o período regencial do império brasileiro. Ele aconteceu como resposta à abdicação de D. Pedro I. O retorno do imperador à Europa, quando a nação ficou à espera da maioridade de D. Pedro II, provocou inúmeras rebeliões por todo o país. Foi um período de incertezas que gerou reações diversas. Uma delas ocorreu no Crato, interior do Ceará, entre os anos de 1831 e 1832.
-
A Abrilada, em História do Brasil foi um episódio ocorrido em 1832 na então Província de Pernambuco, que se insere no Período Regencial, no contexto da série de Motins em Pernambuco que se seguiram após a abdicação de D. Pedro I e o seu retorno para a Europa. O movimento em Pernambuco, de caráter conservador e absolutista, teve como objetivo inicial a recondução de D. Pedro I ao trono do Brasil, por parte do movimento restaurador.
-
Este artigo propõe-se a uma análise da Sedição de 1833 em Ouro Preto, Capital da Província de Minas Gerais, sob o aspecto da construção da hegemonia política moderada, destacando o papel de uma determinada construção ideológica e simbólica, promovida pela elite política provincial.
-
A Revolta de Carrancas foi um levante organizado por homens e mulheres escravizados em 13 de maio de 1833, em Minas Gerais, mais precisamente nas terras de uma poderosa família da região: a família Junqueira. O período regencial, que marcou a década de 1830, ficou caracterizado como um período de muitos movimentos contestatórios. A abdicação de D. Pedro I e a impossibilidade de D. Pedro II assumir o trono do império deixou a nação exposta a levantes.
-
O impacto da abdicação de Pedro I em Pernambuco provocou uma reviravolta na política provincial, gerando novos conflitos entre as facções que lutavam pelo poder local. As Carneiradas, ocorridas em 1835, foram um reflexo desta disputa. O objetivo deste artigo é analisar as Carneiradas dentro da perspectiva de luta entre as facções políticas da província, buscando identificar o que elas revelam de elementos caracterizadores das relações entre as elites políticas da época.
-
Foi uma revolta que aconteceu no Grão-Pará, entre os anos de 1835 e 1840, durante o Período Regencial. Suas causas foram a grave crise social e econômica vivida na região. Seus principais líderes tinham origem indígena, negra e da camada mais pobre. Foi derrotada pelas tropas regenciais.
-
A Guerra dos Farrapos, foi uma das revoltas provinciais que aconteceram no território brasileiro durante o Período Regencial. Ela ganhou notoriedade pelo maior tempo de duração (10 anos), e foi uma das que apresentaram maior ameaça à integridade territorial brasileira. Organizada como um movimento da elite gaúcha, a Guerra dos Farrapos encerrou-se após a negociação de paz dos estancieiros gaúchos com o governo. Os termos da rendição ficaram conhecidos como Tratado do Poncho Verde.
-
A Revolta dos Malês foi uma revolta de escravos que aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1835. Essa foi a maior revolta de escravos da história do Brasil e mobilizou cerca de 600 escravos que marcharam nas ruas de Salvador convocando outros escravos a se rebelarem contra a escravidão.
-
A Sabinada foi um movimento de revolta que eclodiu na Bahia. Foi liderada pelo médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, por isso ficou conhecida como Sabinada. O principal objetivo da revolta era instituir uma república baiana, mas só enquanto o herdeiro do trono imperial não atingisse a maioridade legal.
-
A Balaiada foi uma revolta que eclodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841. Recebeu esse nome devido ao apelido de uma das principais lideranças do movimento, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o "Balaio" (cestos, objetos que ele fazia).
-
Durante a década de 1830, a economia cafeeira começou a despontar no Brasil Império, principalmente na região fluminense do Vale do rio Paraíba. A afluência de escravos para as fazendas da região aumentou, sendo ainda intensificada a exploração do trabalho. No contexto de início da produção cafeeira, estourou mais uma revolta de escravos, que se consubstanciou na tentativa de formação do que ficou conhecido como Quilombo de Manoel Congo.