-
Foi realizado na Universidade Federal de São Carlos (SP) um seminário intensivo sobre o uso de computadores no ensino de Física, ministrado por E. Huggins, especialista da Universidade de Dartmouth, EUA (Souza, 1983)
-
O Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde e o Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional (Nutes/Clates) usou software de simulação no ensino de Química.
-
Desenvolvido com um aluno de iniciação científica, Marcelo Martelini, um software tipo CAI, implementado em linguagem BASIC, para o ensino de fundamentos de programação BASIC. Esse CAI foi usado por alunos do Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática, coordenado pelo prof. Ubiratan D’Ambrósio, realizado no Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação e financiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e Ministério da Educação (MEC).
-
Primeira visita ao Brasil de Seymour e Marvin,lançaram as primeiras sementes do LOGO.
-
Um grupo de professores do Departamento de ciência da computação produziram o documento"introdução a computadores"
-
O LOGO foi intensamente utilizado por um grupo de pesquisadores.
-
Seminários que deram origem ao programa de atuação que originou o EDUCOM e que foi implantado pela Secretaria Especial de Informática(SEI)
-
A implementação do formar - Cursos de especialização de informática na educação.
-
Implantação dos CIEds- Centro de Informática e Educação.
-
Foi implantado na Secretaria Geral do MEC o Plano Nacional de Informática Educativa – Proninfe.
-
Dois livros publicados , que descrevem as ações do MEC na área de Informática na Educação (Andrade,
1993; Andrade & Lima, 1993). -
Foi criado o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), vinculado à Secretaria de Educação a Distância (SEED), do MEC, e sob a coordenação de Cláudio Salles.
-
Foram entregue cerca de 30 mil microcomputadores para ser implantados em escolas e em outros 100 NTEs. A meta foi atingir 3 mil escolas, 21 mil professores e 2 milhões de alunos.