A evolução do Ensino a Distância no Brasil e no Mundo

  • As Primeiras experiências

    A difusão da EAD só ocorreu, de fato, nos séculos XIX e XX, em vários países europeus, como Suécia, França, Espanha, Inglaterra e também nos Estados Unidos. No Brasil, porém, são pouco precisos os registros sobre a existência de ensino a distância, mas há relatos de experiências de um curso profissionalizante de datilografia por correspondência no Rio de Janeiro, na segunda metade do século XIX.
  • Surgimento da internet e evolução da EaD

    Embora a Educação a Distância tenha começado desde o século XIX, sua evolução se deu com a evolução das tecnologias de comunicação que lhe dão suporte. O surgimento do rádio, da televisão e, mais recentemente, o uso do computador como meio de comunicação vieram dar nova dinâmica ao ensino à distância. Cada um desses meios introduziu um novo elemento ao EaD. No entanto, a grande evolução se deu com o surgimento da rede mundial de computadores – a internet.
  • Capacitação de professores e aperfeiçoando de práticas pedagógicas

    A evolução tecnológica trouxe grandes impactos sobre nosso dia-dia, pois requer do professor uma nova cultura educacional, mais abrangente e democrática. Dentro deste contexto, é necessários capacitar e aperfeiçoar os professores na utilização dessas novas tecnologias como ferramentas de ensino-aprendizagem.
  • Confiança da comunidade acadêmica

    Aos poucos, com o impacto nas novas tecnologias na Educação a Distância, essa modalidade de ensino ganhou confiança da comunidade acadêmica, tornando-se uma das mais importantes alternativas ao ensino presencial, permitindo que alunos dos lugares mais longínquos e pessoas que trabalham e estudam concomitantemente tenham acesso à educação de qualidade, pois é capaz de romper barreiras de espaço e tempo.