-
Primeiro protótipo de computador uma estrutura de madeira com anéis, chamada Abacus, para ajudar a calcular as vendas.
-
É anunciado um curso pela Gazeta de Boston onde o Prof. Caleb Philipps, de Short Hand, oferecia material para ensino e tutoria por correspondência.
-
É o primeiro computador eletrônico do mundo, sendo o mais rápido da sua época.
-
Foi o primeiro computador que atendeu o mercado industrial, sua estrutura robusta com 5 mil válvulas em operação e pesando aproximadamente 13 toneladas. Foi o primeiro computador que o Brasil utilizou.
-
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história.
-
Nesse período, muitos brasileiros já acompanhavam os telecursos, transmitidos pela TV. Esse modelo de EAD convivia com os formatos antigos, como o material impresso e o rádio, uma característica que se mantém até a década de 1990.
-
A FAPESP (Fundações de Pesquisa do Estado de São Paulo) e o LNCC conectaram-se a instituições nos EUA. Após conseguirem acesso a redes internacionais, essas instituições incentivaram outras entidades do País a usar as redes.
-
Foi realizada por São Paulo e Rio Grande do Sul, e finalmente neste mesmo ano foi liberada a operação comercial no Brasil No mesmo ano, foi criado o Comitê Gestor da Internet no Brasil, com a atribuição de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a "qualidade técnica", a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.
-
Foi criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação (MEC), responsável por legislar sobre o EAD.
-
A partir dos anos 2000 houve ampliação do uso de tecnologias tais como computadores e smartphones o que rompeu barreiras para a EAD. Com o advento da internet o campo sofreu profundas alterações, pois ela permitiu que o conhecimento técnico extravasasse as paredes da sala de aula além de democratizar o ensino.