-
Início do capítulo com a filmagem da cena de um filme. Rusga da polícia, do filme de propaganda política “A Revolução de Maio” dirigido por António Lopes Ribeiro. Nesta cena participa Victor, o agente que interrogou Ricardo Reis quando este recebeu a carta de interrogatório, e outros agentes a comando de Victor.
-
Ricardo Reis lê os jornais, que contêm informações sobre o recém Golpe Militar em Espanha, dirigido contra o governo da Segunda República Espanhola e cujo parcial fracasso levou à Guerra Civil Espanhola e, derrotada a República, ao estabelecimento do regime franquista. Reis mostra-se indiferente face às notícias do mundo.
-
Entretanto Ricardo Reis encontra-se com Lídia, que acaba de regressar das suas férias, e conta-lhe o que se passa em Espanha.
-
Ricardo Reis vai até ao cemitério dos prazeres desejoso de poder conversar com Fernando Pessoa sobre tudo o que se está a passar no mundo e na sua vida pessoal.
-
Dá-se um Golpe de Estado liderado pelo General Franco, para instalar a ditadura em Espanha, e que se prolongará por três anos de guerra civil.