Romantismo no brasil

Romantismo no Brasil

  • A vinda da Família Real

    A vinda da Família Real
    A Coroa Portuguesa chega no Brasil, fugindo de Napoleão Bonaparte, e o Rio de Janeiro é urbanizado e torna-se propício a influências europeias.
  • Acontecimentos

    Acontecimentos
    Foi a abertura dos portos para as nações amigas. Instalações de bibliotecas e escolas de nível superior. Início das atividades editoriais.
  • Nacionalismo

    Nacionalismo
    No Brasil independente cresce o sentimento de nacionalismo, característica que ajudou a ofuscar crises financeiras.
  • Período conturbado

    Período conturbado
    De 1823 a 1831, o Brasil viveu uma época conturbada com o autoritarismo de Dom Pedro I, até a abdicação de seu trono.
  • Surgimento do romantismo no Brasil

    Surgimento do romantismo no Brasil
    Surgiu o Romantismo no Brasil e foi marcado pelo lançamento do livro de Domingos José Gonçalves: "Suspiros poéticos e saudades".
  • Publicação de livro

    Publicação de livro
    Foi a publicação do livro " Noite na Taverna" de Álvares de Azevedo. Conta que numa taverna, um grupo de conhecidos reúne-se para espantar o tédio com o vinho nos lábios e contos macabros afluindo da mente.
  • Publicação de livro

    Publicação de livro
    Foi a publicação do livro "Lucíola", com o autor José de Alencar. Conta a história de um jovem de família tradicional que se apaixona por uma ex-prostituta
  • Publicação de livro

    Publicação de livro
    Foi a publicação do livro "Iracema", com o autor José de Alencar. Conta a história da virgem Iracema que apaixona-se por Martim, um colonizador português. Entre guerras e conflitos, ciúmes e disputa de poder, a história desse amor proibido tem como pano de fundo a cultura indígena, com seus deuses e mitos, a miscigenação do branco com o índio e o surgimento de um novo país numa terra fértil.
  • Obras brasileiras

    Obras brasileiras
    As obras brasileiras buscavam valorizar o nacionalismo, retratando os fatos históricos importantes, desta forma os artistas contribuíam com a formação de uma identidade nacional. As obras principais neste período são:
    A Batalha de Avaí de Pedro Américo
    A Batalha dos Guararapes em 1879 de Victor Meirelles.
  • Publicação de livro

    Publicação de livro
    Foi a publicação do livro " O navio negreiro", com o autor Castro Alves. É um poema de Castro Alves que está entre os mais famosos da literatura brasileira. Apesar de ter cunho triste e muitas vezes buscar o horrível, o poema conta com realismo e desespero a vinda dos africanos ao Brasil.
  • Publicação de livro

    Publicação de livro
    Foi a publicação do livro "Inocência", com o autor Visconde de Taunay. Conta da paixão proibida de Inocência e Cirino que vão se interpor por causa da autoridade paterna e as exigências do noivo escolhido: Manecão. O ambiente rústico do sertão e o drama do amor impossível vão compor Inocência, que foi um dos últimos romances da ficção romântica brasileira.
  • Fim

    Fim
    Foi o fim do romantismo no Brasil, e início do realismo com a publicação de "Memórias póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis.