6a1180 5f13e0d6952e461dabd3aeb919046c6f mv2

Revolução Francesa

By MLC100
  • A Tomada da Bastilha

    A Tomada da Bastilha

    O início da Revolução Francesa começou com a Tomada da Bastilha, a 14 de julho de 1789. A Monarquia Francesa acabara e os revolucionários franceses exigiam liberdade e igualdade.
  • Ascensão de Napoleão Bonaparte

    Ascensão de Napoleão Bonaparte

    Napoleão, herói no campo de batalha ascendeu ao poder de França no ano de 1799. Em pouco tempo, já controlava a maior parte da Europa e do Reino Unido. Em 1806, Napoleão Bonaparte, declarou o Bloqueio Continental a Inglaterra, enfraquecendo a economia inglesa.
  • A 1ª Invasão Francesa a Portugal

    A 1ª Invasão Francesa a Portugal

    Tendo recusado o Bloqueio Continental, Portugal sofreu três invasões. A primeira invasão foi em novembro de 1807, sob o comando do general Junot. Com a ajuda das tropas inglesas do general Arthur Wellesley, os portugueses derrotaram as tropas invasoras.
  • Saída da Família Real Portuguesa para o Brazil

    Saída da Família Real Portuguesa para o Brazil

    Aquando da 1ª Invasão Francesa, a Família Real de Portugal, fugiu do país, juntamente com vários nobres portugueses, para o Brasil.
  • A 2ª Invasão Francesa a Portugal

    A 2ª Invasão Francesa a Portugal

    Dois anos depois da primeira invasão francesa, o general Soult e as suas tropas invadiram Portugal, em março de 1809. Durante o processo de invasão da cidade do Porto, a Ponte das Barcas caiu e houve muitas mortes. Mesmo assim, a corajosa intervenção do povo português levou à vitória de Portugal.
  • A 3ª Invasão Francesa e as Consequências das Invasões

    A 3ª Invasão Francesa e as Consequências das Invasões

    A 3ª Invasão Francesa, foi liderada pelo general Massena e aconteceu em 1810. Graças às Linhas de Torres Vedras, os franceses foram derrotados e retiraram-se definitivamente de Portugal. Com todas as invasões, Portugal sofreu várias consequências:
    - As cidades estavam destruídas;
    - Houve muitas mortes e os cadáveres originavam doenças;
    - Os ingleses permaneciam em Portugal e controlavam a economia e a família real continuava no Brasil;