Os grandes períodos da história e o modelo correspondente de educação.

  • 4000 BCE

    Pré-História - 4000 a.C

    Pré-História - 4000 a.C
    • A educação nas sociedades ágrafas é difusa. Isto é, não existe uma instituição formal que se responsabiliza pela educação, sendo ela responsabilidade de toda a tribo.
    • A primeira possibilidade de expressão escrita da humanidade foi inventada na Mesopotâmia, e tem o nome de escrita cuneiforme.
    • As principais sociedades da antiguidade oriental, que já possuíam uma cultura letrada, foram os egípcios, mesopotâmicos, hebreus, fenícios e persas.
  • 4000 BCE

    Idade Antiga - 4000 a.C. a 476 d.C.

    Idade Antiga - 4000 a.C. a 476 d.C.
    A Idade Antiga teve início com o aparecimento das primeiras civilizações e da invenção da escrita. O período vai até a queda do Império Romano do Ocidente e Início da Idade Média. Nesse periodo as civilizações começaram a formar Estados, a estabelecer relações entre si e a escrever sobre suas formas de organização. As principais sociedades foram: Egito, Mesopotâmia, China, Grécia e Roma antigas, Persas, Hebreus, os Fenícios, Celtas, Etruscos, Eslavos, povos germanos.
  • 476 BCE

    Idade Média - 476 d.C. a 1453 d.C

    Idade Média - 476 d.C. a 1453 d.C
    A Educação era uma transmissão de técnicas adquiridas. O ato pedagógico tinha a finalidade de possibilitar o aperfeiçoamento dessas técnicas através da iniciativa dos indivíduos. A Pedagogia era considerada apenas como parte da Ética ou da Política. ensinava ler, escrever e contar. Só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.
  • 1453

    Idade Moderna - 1453 a 1789

    Idade Moderna - 1453 a 1789
    -A educação era só para os nobres, a maioria da população permanecia na ignorância. As escolas eram controladas pelas ordens religiosas. -Não haveria professores para todos, o ensino seria dividido em três classes de alfabetização para futuros soldados e comerciantes. Os mais talentosos eram selecionados e iriam estudar nas grandes cidades com os bons mestres. As condições de ensino eram precárias, o professor tomava a lição de um aluno por vez, sob ameaça de palmatória.
  • Idade Contemporânea - 1789 até os dias atuais

    Idade Contemporânea - 1789 até os dias atuais
    Nesse período, a educação tinha como objetivo possibilitar a consciência individual e intelectual de modo universal, libertando de preconceitos, fé imposta e crenças irracionais. Suas principais características são: estrutura sistemática, onde a alfabetização e difusão da cultura como processo de crescimento democrático e coletivo. Propõe que o cotidiano escolar seja vivenciado por professores, alunos e familiares. Um processo cooperativo e de constante construção.