Linha do Tempo da História da Educação Especial e Inclusiva

  • 1101

    XII - Idade Média

    No seculo XII as Pessoas Surdas não eram consideradas seres pensantes.
  • 1401

    XV - Alta Idade Média/Renascimento

    No no seculo XV, a partir do fim da Alta Idade Média e do começo do renascimento, começaram a surgir pesquisas na área. As famílias nobres que possuíam na família herdeiros com deficiência auditiva tinham o interesse de compreende-los e integra-los na sociedade. Além disso a Igreja se interessava em promover a comunicação com as pessoas surdas para que eles pudessem entrar em contato com Deus e com os sacramentos para a salvação da alma.
  • Period: 1501 to 1576

    XVI - Girolamo Cardano

    Já no século XVI, estudiosos diversos, como Cardano (1501-1576) que tinha interesse em ajudar seu filho surdo, desenvolveram pesquisas e descobriram que a escrita representava ideias e pensamentos, e não somente ideias faladas.
  • Period: 1510 to

    XVI - Ponce de Leon

    Ponce de Leon (1510-1584), monge Beneditino, usava sinais para se comunicar por conta de um voto de silêncio que havia feito na Espanha, em sua terra natal. A língua de sinais foi originada a partir dessa comunicação proposta por Ponce de Leon junto a duas PS´s de uma mesma família que passaram a viver no seu mosteiro.
    A ele conferiu-se o crédito da descoberta de que a pessoa surda era capaz de realizar atividades diversas, como qualquer ser humano, inclusive, a de raciocinar.
  • Period: 1579 to

    XVII - Juan Pablo Bonet

    O padre Espanhol Juan Pablo Bonet (1579-1633), após a descoberta de que a escrita não estava relacionada à audição de palavras, criou o alfabeto manual. Este sugeria que cada palavra fosse trocada por um símbolo visual.
  • Period: to

    XVIII - Charles-Michel de L’Epée

    Charles-Michel de L’Epée (1712-1789) também conhecido como "Pai dos Surdos”, o qual defendeu o uso da língua de sinais em detrimento do oralismo (método que obrigava as PS´s a falarem oralmente). L’EPée fazia um trabalho filantrópico e para isso aprendeu a língua de sinais para comunicar-se com as PS´s e ensiná-las. Publicou em 1776 um importante obra chamada “A Verdadeira Maneira de Instruir os Surdos-Mudos”, ai continha regras sintáticas e também o alfabeto manual inventado pelo Pablo Bonnet.
  • Period: to

    XVIII - Thomas Braidwood

    Thomas Braidwood (1715-1806) foi o educador que criou um método, por meio do qual se deveria usar o alfabeto manual com as duas mãos. Os seus estudantes aprendiam palavras escritas, seu significado, sua pronúncia e a leitura orofacial. Braidwood fundou a primeira escola para as PS´s na Grã-Bretanha, que mais tarde foi transferida para a Inglaterra.
  • Period: to

    XIX - Jean-Marc Itard

    Apesar da evolução dada na Idade Moderna, a educação das PS´s passou por sérias barreiras na Europa, onde vários pesquisadores, como Jean-Marc Itard (1775-1838), passaram a questionar a origem da surdez, fazendo experiências que torturavam as PS´s, inclusive levando uma delas a óbito.
  • Period: to

    XIX - Thomas Gallaudet

    Thomas Gallaudet (1787-1851) foi outro educador que, mais tarde, fundaria a primeira faculdade para as PS´s, chamada atualmente de Universidade Gallaudet, localizada em Washington, nos Estados Unidos. A Universidade Gallaudet foi fundada em 1864, em Washington. Gallaudet usou o método de I’EPée. Após anos de trabalho, ele viajou o mundo para verificar se o método, utilizado em sua instituição, estava adequado. Gallaudet voltou desta viagem apoiando o chamado método do oralismo.
  • Period: to

    Brasil XIX - 1857 Primeira Escola para Pessoas Surdas no Brasil

    Em 1857, foi fundada a primeira escola para PS no Brasil, o Instituto dos Surdos-Mudos, hoje, Instituto Nacional da Educação dos Surdos (INES). Mas o acesso a essa instituição por muito tempo foi restrito, pois as meninas surdas não podiam frequentar o Instituto por serem consideradas tranquilas e obedientes às famílias. Assim, inicialmente o INES tornou-se uma escola somente para meninos.
  • Period: to

    XIX - Idade Moderna

    Na Idade Moderna, a partir desses estudos, foi constatado que, ao longo dos séculos, as PS´s passaram a ser consideradas iguais aos outros seres humanos, obtendo os mesmos direitos.
  • Period: to

    Brasil XIX - Uso de Sinais no Ensino de Pessoas Surdas

    No entanto, a partir de 1871, o INES continuou a funcionar como um centro de integração para o fortalecimento do desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma vez que o professor da instituição A. J. Moura e Silva observou que o Oralismo não servia para ensinar todas as PS´s, e relatou isso ao governo que concordou em permitir que a escola usasse sinais.
  • Period: to

    XIX - I Congresso Internacional de Surdos-Mudos

    Em 1878, em Paris, aconteceu o I Congresso Internacional de Surdos-Mudos, onde se reuniu a maioria das Instituições de Língua de Sinais para discutir qual era o melhor método para se utilizar na educação das PS´s. Definiu-se como sendo os mais adequados a leitura labial e os ‘gestos’.
  • Period: to

    XIX - II Congresso Mundial de Surdos-Mudos

    Mas, em 1880, houve o II Congresso Mundial de Surdos-Mudos em Milão, onde por votação escolheu-se o Oralismo (método de ensino através da fala) como melhor método para uso e ensino dos estudantes surdos. Nesse congresso, somente uma PS participou e não teve direito de votar.
  • Period: to

    XIX - As Consequências do Congresso

    A partir desse congresso foi proibido o uso de sinais na Europa e, consequentemente, em outros países do mundo. As instituições educacionais só se renderam à ideia de que a língua de sinais era o canal mais adequado para a educação das PS´s após décadas e décadas de tentativas frustradas de ensiná-las através do Oralismo.
    Após anos de proibição dos sinais, as PS´s, que não conseguiam desenvolver nem ao menos o mínimo de fala, eram consideradas incapazes e destinadas ao trabalho braçal.
  • Period: to

    Brasil - XX - Constituição Federal de 1988

    O direito à educação já vem sendo demonstrado desde a Constituição Federal (1988) em seu artigo 205 (BRASIL, 2012b), no qual encontramos que: a educação é um direito de todos e dever do estado e da família. Especificamente sobre a inclusão das PS´s, observa-se, na Lei nº 10.436/2002 (BRASIL, 2012a), a proteção ao estudante surdo e a obrigatoriedade de todos os órgãos públicos e
    instituições de ensino de gerenciar recursos para atendê-los.
  • Period: to

    Brasil - XXI - Hoje em dia

    As escolas públicas devem e podem usar a Libras como primeira língua das PS's. Para que o estudante surdo seja inserido na escola comum, deve ser educado em um ambiente bilíngue e com um professor que ministre aulas em sua língua, de preferência, um professor surdo. Se cada escola começar a rever seus procedimentos de ensino e buscar novos meios para incluir as PS´s de fato, enfim conquistaremos sua inclusão na escola e na sociedade, dando suporte para o exercício da cidadania