Acontecimentos no Território Africano - Séculos XIX e XX

  • Início Invasão Francesa

    O primeiro país europeu, após Portugal e Espanha, a invadir o Continente Africano foi a França que desenvolveu sua conquista imperialista entre 1830 e 1857,começando pela Argélia. Antes, os franceses já haviam chegado ao Senegal (1664), mas apenas exploraram os recursos ali existentes. Entre os séculos XIX e XX, os franceses expandiram suas colônicas e se estabeleceram na Tunísia, na África Ocidental e na África Equatorial. O domínio abraçou várias áreas, como por exemplo, Madagascar e Marrocos.
  • Início Invasão Inglesa

    Invasão e posse britânica de ambos os lados do canal de Suez. Inglaterra apoiou a França na conquista do território marroquino, após o reconhecimento da hegemonia inglesa no Egito por parte da França.
  • Início Invasão Alemã

    Embora os portugueses tenham chegado à costa de Camarões em 1500, a malária impediu a colonização e a conquista do interior. A partir de 1884, o território do atual Camarões e partes de seus vizinhos foram colonizadas pela Alemanha. A morte de mais de 75 mil pessoas dos povos Herero e Nama (na Namíbia) pelas tropas alemãs, em 1904, constitui-se no primeiro genocídio do século XX.
  • Conferência de Berlim

    1884-1885 - França, Grã-Bretanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha, Áustria-Hungria, Países Baixos, Dinamarca, Suécia e Noruega, Turquia e EUA assinaram a ata da Conferência de Berlim (1885). Objetivo: Garantir vantagens de livre navegação e livre comércio sobre os principais rios africanos (afluências para o Oceano Atlântico). Delimitaram novos territórios africanos para cada país.
  • Crise do Marrocos

    Entre 1905 e 1911, a França e a Alemanha quase entraram em guerra pelo controle do Marrocos. Para evitar uma possível guerra, a França cedeu aos alemães parte do Congo Francês em troca da posse do Marrocos.
  • Protetorado Espanhol no Marrocos

    Nasce o Protetorado Espanhol no Marrocos, após assinatura de um tratado entre Espanha e França. Consistia na área do norte do Marrocos, incluindo as regiões do Rife e Yebala. Oito meses antes, a França tinha estabelecido o seu protetorado sobre grande parte do atual Marrocos. A criação de uma administração colonial do protetorado sobre os territórios do Rio Rife, no entanto, só viria ocorrer em 1927, quando a área já havia sido pacificada. O protetorado durou até 1956.
  • Início da Primeira Guerra Mundial

    Durou até 1918. O estopim para seu início foi o assassinato de Francisco Ferdinando (Príncipe do Império Austro-Húngaro), durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). Os países europeus mantiveram as alianças começadas no final do século XIX. De um lado, estava a Tríplice Aliança formada, em 1882, por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha. Por outra parte, a Tríplice Entente, formada em 1907, por França, Rússia e Reino Unido. Obs. A Itália passou à aliança contrária em 1915.