-
Bárbaros germânicos invadem e derrubam Império Romano do Ocidente.
-
Justiniano I governou o Império Bizantino e desenvolveu o famoso Código Justiniano de leis.
-
Maomé, fundador da religião muçulmana, fugiu de Meca para Medina. A fuga de Maomé, chamada de Hégira, assinala o começo do calendário muçulmano.
-
O califado dos omíadas estabeleceu a capital do império muçulmano em Damasco.
-
Os muçulmanos invadiram a Espanha e deram início à ocupação que durou cerca de 700 anos.
-
Carlos Martel liderou os francos na derrota que impuseram aos invasores muçulmanos em Tours. Essa vitória impediu que os muçulmanos conquistassem a Europa.
-
O califado dos abássidas substituiu o dos omíadas como governantes do império muçulmano e posteriormente estabeleceu a nova capital em Bagdá.
-
Carlos Magno tornou-se governante dos francos.
-
Os chineses inventaram a impressão com blocos de madeira.
-
A Primeira Cruzada foi proclamada em 1095 pelo papa Urbano II e teve uma importante motivação de natureza religiosa: a reconquista da cidade de Jerusalém pelos cristãos. Desde 1076, os muçulmanos haviam conquistado a cidade sagrada e, por meio de proteção militar, dificultavam a peregrinação dos cristãos que queriam conhecer um dos mais importantes locais por onde Jesus Cristo passou.
-
Forças cristãs conquistaram Jerusalém, no final da Primeira Cruzada.
-
Ela era composta por nove cavaleiros franceses, entre eles Hugo de Payens e Geoffroy de Saint-Omer. Seu objetivo, pelo menos aparentemente, era velar pelas conveniências e pela proteção dos peregrinos cristãos no território sagrado.
-
Tropas muçulmanas sob o comando de Saladino reconquistaram Jerusalém.
-
-
O conflito militar foi causado, principalmente, pela rivalidade entre Filipe de Valois, proclamado rei da França depois da morte de Carlos IV (último da dinastia dos capetos) e Eduardo III da Inglaterra. Este último pretendia ter direito à coroa francesa por parte de sua mãe. Disputas territoriais e comerciais também influenciaram o conflito.
-
A Peste Negra tem sua origem no continente asiático, precisamente na China. Sua chegada à Europa está relacionada às caravanas de comércio que vinham da Ásia através do Mar Mediterrâneo e aportavam nas cidades costeiras europeias, como Veneza e Gênova. Calcula-se que cerca de um terço da população europeia tenha sido dizimada por conta da peste.
-
Instituído na Inglaterra o Estatuto dos Trabalhadores, cujo objetivo principal era controlar os salários e o mercado de trabalho no país.
-
O Grande Cisma do Ocidente provocou uma cisão no interior da Igreja Católica no período que vai de 1378 a 1417. Este movimento teve início justamente a partir do encerramento da era pontifical em Avignon, porém não foi provocado por razões estritamente religiosas, mas sim por fatores de ordem política. Em 1377 o mais novo pontífice francês decidiu retornar para Roma, aonde ele veio a falecer no dia 27 de março de 1378.
-
Os portugueses conquistam a cidade de Ceuta. tem início o período das Grandes Navegações e descobrimentos marítimos.
-
Joana D'arc comanda os franceses na conquista da liberdade do domínio inglês.
-
João Gutenberg, inventor alemão, cria o sistema de impressão de textos através dos tipos móveis.
-
Há 29 de maio do ano de 1453 Constatinopla foi tomada pelo império Turco Otomano, tomada essa que recebeu o nome que perdura pelos séculos como: A Queda de Constantinopla. O maior império de então viu, com incredulidade, suas muralhas serem bombardeadas dia após dia pelo período de uma semana arrastando-se por uma guerra ferrenha e intensa que durou mais de dois meses.
-
Clóvis tornou-se rei dos francos e fundou a dinastia merovíngia, governante do Primeiro Estado Franco.
-
A coroa selava formalmente o que Carlos já incorporava na prática, há muito tempo: ele imperava sobre grande parte da Europa. Era o único líder com poder suficiente para derrubar o papado. A partir de sua coroação, o papado e o império tornaram-se os principais centros de poder espiritual e temporal da Idade Média.
-
O tratado de Verdun dividiu o império de Carlos Magno em três partes, iniciando-se o desenvolvimento nacional da França, Alemanha e Itália.
-
Rurik, chefe dos varegos (viquingues), estabeleceu seu governo em Novgorod e fundou o império russo.
-
Alfredo, o Grande, da Inglaterra, derrotou os dinamarqueses na batalha de Edington.
-
Os fatímidas conquistaram o Egito e transformaram o Cairo no centro do império muçulmano.
-
Hugo Capeto tornou-se rei da França e fundou a dinastia capetíngia que governou até 1328.