-
Estudo por correspondência.
-
Transmissão por rádio televisão teve inicio no final dos anos 60.
-
Essa fase representou o aparecimento das megauniversidades abertas, à distância pelo mundo, promovendo um crescimento pelo interesse EAD.
-
Aborda AIM e Universidade Aberta, no inicio dos anos 70, mudanças importantes na EAD, movidas pelos diversos experimentos com novas modalidades de organização da tecnologia e de recursos humanos.
-
Nos Estados unidos, surgiram os cursos de EAD apoiados por tecnologias de teleconferências.
-
Caracterizada por um modelo de aprendizado flexível e inteligente, a distribuição de pacotes de matérias de autoinstrução com guias de estudos impressos, áudio e vídeo etc.
-
“um salto para o futuro” – Programa de educação continuada para professores, promovido pelo Ministério de Educação e a Fundação Roquete Pinto. Transmitido pela TV educativa.
-
Criação da Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92)
-
Fundação da Associação Brasileira de Educação a Distancia (Abed)
-
Rede de vídeo conferência e criação de ambiente virtual de aprendizagem.
-
Houve o acordo Brasil-Estados Unidos sobre o desenvolvimento da tecnologia para uso pedagógico.
-
A participação do Brasil por meio da parceria entre Secretaria de Ensino Médio e Tecnológica (hoje SEB) e a Secretaria de Educação a Distância (SEED).
-
Fundação do Centro de Educação Superior a distancia do estado do Rio de Janeiro (Cerderj)
-
A SEED foi responsável pela produção de 120 objetos de Biologia, Química, Física e Matemática para o Ensino Médio.
-
A SEED transferiu o processo de produção de objetos de aprendizagem para as universidades cuja ação recebeu o nome de Fábrica Virtual. Com a expansão do RIVED para as universidades, previu-se também a produção de conteúdos nas outras áreas de conhecimento e para o ensino fundamental, profissionalizante e para atendimento às necessidades especiais. Com esta nova política, o RIVED - Rede Internacional Virtual de Educação passou a se chamar RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação.
-
O Ministério da Educação lançou um edital para financiar o desenvolvimento de recursos educacionais multimídia para o Ensino Médio de Matemática, Física, Biologia, Química e Língua Portuguesa. Este edital gerou diversas iniciativas de produção de áudios, vídeos, softwares e experimentos práticos por todo o Brasil e os primeiro recursos educacionais já estão disponíveis no Portal do Professor.