-
As mudanças vêm ocorrendo desde o início da colonização do Brasil. Em 1500, conforme pesquisadores apresentam, existia cerca de 5 milhões de indígenas que viviam aqui, distribuídos em mais de 1,5 mil povos totalizando aproximadamente mil línguas.
-
Começa a ser registrada a língua geral paulista, difundida por padres jesuítas e bandeirantes.
-
Cronologicamente iremos identificar os eventos mais importantes da história da Língua Portuguesa no Brasil
-
Promulgada, por Marquês de Pombal, a Lei impondo o uso da Língua Portuguesa.
-
Com a chegada da família real, são criadas escolas, bibliotecas e gráficas, e com elas, revistas e jornais.
-
Gonçalves Viana publica em Portugal a ortografia nacional, contendo a proposta simplificada da ortografia.
-
Ocorre a primeira reforma ortográfica em Portugal.
-
Semana de Arte Moderna leva o português informal para as artes. Com o advento do rádio e o crescente processo de urbanização as variedades linguísticas se misturam.
-
Academia Brasileira de Letras e a Academia de Ciências de Lisboa assinam um acordo para unificação das ortografias.
-
A constituição brasileira revoga o Acordo de 1931 e usa a ortografia anterior como forma de protesto; tornando, assim, aquela ortografia optativa.
-
Ocorre a primeira reforma ortográfica no Brasil.
-
Data da última reforma ortográfica realizada em Portugal.
-
Ocorre a segunda reforma ortográfica no Brasil.
-
Reunião dos setes países lusófonos no Rio de janeiro.
-
Com a presença de tecnologias nas casas, como TV e internet, não se constata mais isolamento linguístico e surge uma nova linguagem, mais rápida e utilizada por internautas, o que promove novo começo para as negociações. Elabora-se o Acordo Ortográfico Simplificado entre Brasil e Portugal.
-
O Congresso Nacional aprova o texto sobre as novas regras da ortografia, mas sua implantação fica “na gaveta”, esperando aprovação de Portugal.
-
Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe ratificam o acordo de unificação, faltando apenas três países assinarem para validá-lo.
-
Portugal aprova o Acordo Ortográfico. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, definiu 1º de janeiro de 2009 a data oficial para a nova grafia entrar em vigor no país; sendo permitido até 31 de dezembro de 2012 as duas grafias.
-
2009 a 2012 – Implantações das mudanças ortográficas. Sendo que a partir de 31/12/2012 torna-se obrigatório o uso das novas regras ortográficas.