Transferir (8)

Expansão e Mudança nos Seculos XV e XVI

  • Jan 1, 1410

    Van Eyck inventa a pintura a óleo

    Van Eyck inventa a pintura a óleo
    É concedida, muitas vezes, a van Eyck a criação da pintura a óleo. A relação que mantinha com o duque era de tal importância, que este encarregou-o mesmo com alguns cargos e missões diplomáticas, sobretudo em Espanha, Portugal e Itália. Foi um pintor igualmente caracterizado pelo naturalismo. Foi, em 1425, nomeado pelo Duque de Borgonha que veio a se casar com Infanta de Portugal D. Isabel, pintor da corte da Flandres, cargo que conservou até à sua morte.
  • Jan 1, 1436

    Brunelleschi constrói a cúpula da Catedral de Florença

    Brunelleschi constrói a cúpula da Catedral de Florença
    A Catedral de Santa Maria del Fiore é o "Duomo" de Florença, Itália, e está localizada na praça homônima. A construção iniciou-se em 1296 com projeto de Arnolfo di Cambio sobre as fundações da antiga Catedral de Santa Reparada. É a catedral da arquidiocese de Florença e pode acomodar até trinta mil pessoas. Após a morte de Arnolfo, passou pela supervisão de Giotto di Bondone, depois por Francesco Talenti e teve sua cúpula construída por Filippo Brunelleschi.Ao fim das obras da cúpula em 1436,
  • Jan 1, 1453

    Fim do Império Romano do Oriente

    Fim do Império Romano do Oriente
  • Jan 1, 1455

    Gutenberg Inventa a Imprensa

    Gutenberg Inventa a Imprensa
    Gutenberg foi o segundo no mundo a usar a impressão por tipos móveis, por volta de 1439, após o chinês Bi Sheng no ano de 1040, e o inventor global da prensa móvel. O uso de tipos móveis foi um marcante aperfeiçoamento nos manuscritos, que era o método então existente de produção de livros na Europa, e na impressão em blocos de madeira, revolucionando o modo de fazer livros na Europa.
  • Jan 1, 1469

    Mecenato de Lourenço de Médicis

    Mecenato de Lourenço de Médicis
    Neto de Cosme de Médici (o Velho), era filho de Pedro de Cosme de Médici e de Lucrécia Tornabuoni. Casou-se em 4 de junho de 1469 com Clarice Orsini, chamada Leo, nascida em 1450 e morta em 20 de julho de 1488.
  • Jan 1, 1503

    Leonadro da Vinci pinta a Mona Lisa

    Leonadro da Vinci pinta a Mona Lisa
    Mona Lisa também conhecida como A Gioconda[ em francês, ou ainda Mona Lisa del Giocondo é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.
  • Jan 1, 1506

    Bramante constrói a Basílica de S. Pedro, em Roma

    Bramante constrói a Basílica de S. Pedro, em Roma
    A Basílica de São Pedro é uma basílica no Estado do Vaticano. Trata-se do maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Cobre uma área de 23 000 m² ou 2,3 hectares e pode albergar mais de 60 mil devotos.
  • Jan 1, 1511

    Erasmo publica O Elogio da Loucura

    Erasmo publica O Elogio da Loucura
    O Elogio da Loucura, é um ensaio escrito em 1509 por Erasmo de Roterdão e publicado em 1511. O Elogio da Loucura é considerado um dos mais influentes livros da civilização ocidental e um dos catalisadores da Reforma Protestante.
  • Jan 1, 1514

    Construção da Torre de Belém, em Lisboa

    Construção da Torre de Belém, em Lisboa
    A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, na freguesia de Belém, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme. O monumento destaca-se pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas jan
  • Jan 1, 1517

    Publicação das 95 Teses por Lutero

    Publicação das 95 Teses por Lutero
    A Disputação do Doutor Martinho Lutero sobre o Poder e Eficácia das Indulgências, conhecida como as 95 Teses, desafiou os ensinamentos da Igreja Católica quanto à natureza da penitência, a autoridade do Papa e da utilidade das indulgências. As 95 teses impulsionaram o debate teológico que acabou por resultar no nascimento das tradições luteranas, reformadas e anabaptistas dentro do cristianismo. Este documento é considerado por muitos como um marco da Reforma Protestante.
  • Jan 1, 1534

    Fundação da Igreja Anglicana por Henrique VIII

    Fundação da Igreja Anglicana por Henrique VIII
    Henrique VIII foi o Rei da Inglaterra de 1509 até sua morte. Também foi Lorde e depois Rei da Irlanda. Henrique foi o segundo monarca inglês da Casa de Tudor, sucedendo a seu pai Henrique VII.
  • Jan 1, 1536

    Publicação de Instituições da Relegião Cristã, de João Calvino

    Publicação de Instituições da Relegião Cristã, de João Calvino
    Instituição da Inquisição em Portugal
  • Jan 1, 1539

    Fundação da Companhia de Jesus

    Fundação da Companhia de Jesus
    Inácio de Loyola, de origem nobre, foi ferido em combate na defesa da fortaleza de Pamplona contra os franceses em 1521. Durante o período de convalescença dedicou-se à leitura do "Flos Sanctorum", após o que decidiu-se a desprezar os bens terrenos em busca dos sobrenaturais.
  • Jan 1, 1543

    Copérnico defende a teoria heliocêntrica

    Copérnico defende a teoria heliocêntrica
    Nicolau Copérnico foi um astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrônomo e médico.
  • Jan 1, 1545

    Concílio de Trento

    Concílio de Trento
    O Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, foi o 19º concílio ecuménico da Igreja Católica. Foi convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade da fé e a disciplina eclesiástica, no contexto da Reforma da Igreja Católica e da reação à divisão então vivida na Europa devido à Reforma Protestante, razão pela qual é denominado também de Concílio da Contrarreforma. O Concílio foi realizado na cidade de Trento, na Província autónoma de Trento, região do Tirol italiano.
  • Jan 1, 1572

    Luís de Camões publica Os Lusíadas

    Luís de Camões publica Os Lusíadas
    Luís Vaz de Camões foi um poeta nacional de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas do Ocidente.