-
João Batista Da Silva Leitão De Almeida Garrett nasceu no dia 4 de fevereiro de 1799, na antiga rua do Calvário ,na freguesia de Vitoria no Porto.Filho de Antonio Bernardo Da Silva Garrett e Ana augusta De Almeida Leitão.
-
Parte para a ilha Terceira por causa das invasões francesas. Onde recebe de um tio, bispo de Angra do Heroísmo, uma educação religiosa e clássica.
-
Depois de formado, casa com Luísa Midosi e publica o Retrato de Vénus, que lhe trouxe um processo judicial e um julgamento de que foi absolvido.
-
Com a Vila-Francada, exila-se em Inglaterra, onde contacta com a literatura romântica (Shakespeare e Walter Scott).
-
Publica em Paris a sua obra Camões.
-
Publica ainda em Paris D. Branca e regressa a Portugal após a outorga da Carta Constitucional, dedicando-se ao jornalismo político.
-
Regressa a Portugal e separa-se de Luísa Midosi, que em Bruxelas o teria traído. Passos Manuel encarrega-o de reorganizar o teatro nacional, nomeando-o inspector dos teatros.
-
Perde o cargo de inspector dos teatros por demissão de Passos Manuel. Apaixona-se por Adelaide Deville, que morrerá em 1841 e de quem terá uma filha, Maria Adelaide.
-
A 25 de novembro de 1837 nasce o seu primeiro filho, Nuno João Alexandre José António de Almeida Garrett, a 6 de novembro de 1839, nasce o seu segundo filho João de Almeida Garrett, a 12 de janeiro de 1841nasce a sua terceira filha Maria Adelaide de Almeida Garrett.
-
É nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros e recebe o título de Visconde e Par do reino. Conclui a compilação do Romanceiro.
-
Almeida Garrett morre aos 55 anos a 9 de dezembro de 1854