Relações exteriores de Portugal medieval

Timeline created by Grupo 9 Hist.
In History
  • 868

    Fundação do Condado Portucalense

    Fundação do Condado Portucalense
    Apesar de a história deste território ser geralmente narrada com seu início em 1096, o condado teve seu começo muito antes da nomeação de conde ao D. Henrique de Borgonha, no mesmo ano. É em 868 d.C., quando Vímara Peres torna-se conde de Portucale após seus homens terem presuriado estas terras (região do atual Porto), que verdadeiramente principia-se a história de Portugal. É este o ponto de partida para o desenvolvimento do novo reino ibérico.
  • 1096

    Conceção do Condado Portucalense a D. Henrique de Borgonha por D. Afonso VI de Castela

    Conceção do Condado Portucalense a D. Henrique de Borgonha por D. Afonso VI de Castela
    Costuma interpretar-se como uma "ressureição" do Condado Portucalense, visto que não haviam avanços significantes do território quanto a conquistas desde sua fundação. D. Henrique, oriundo de família ducal da Borgonha, surge como o experiente militar que o povo de Portucale e Coimbra precisava para fazer face à emergente ameaça almorávida. D. Henrique, mais adiante, tem um filho com Teresa, Afonso Henriques, que chegaria a consolidar definitivamente a nova nação europeia medieval.
  • Sep 12, 1297

    Tratado de Alcanizes

    Tratado de Alcanizes
    Assinado por D. Dinis I e por Fernando IV, em 12 de Setembro de 1297, este é um dos mais importantes tratados entre Portugal e Espanha; um que manteria seu marco nas relações entre os países até aos dias atuais. Seu objetivo focava-se, sobretudo, na determinação dos territórios dos reinos, de modo a resolver os conflitos que então decorriam frequentemente. Foi realizada uma cedência recíproca de territórios fronteiriços e estabeleceu-se uma linha que separava ambos os territórios.
  • 1387

    A formação da aliança com Inglaterra

    A formação da aliança com Inglaterra
    Embora o casamento entre D. João I e D. Filipa de Lencastre (1387) seja o aspeto que marque a consolidação da aliança, existem outras questões prévias que contribuiram para a formação deste trato, que chegaria a perdurar por séculos à frente (ainda mantém-se). Como por exemplo a isto: a ajuda financeira à casa de Avis durante a criste, envio de tropas inglesas à Batalha de Aljubarrota e o tratado Anglo-Português de 1373..
  • Period:
    868
    to
    1400

    Da fundação do Condado Portucalense à consolidação da aliança com Inglaterra

    Período de tempo em que houve oscilações entre as relações com os outros reinos, seja de tensão ou de união.
  • Period:
    1128
    to
    1179

    Processo da formação do reino português ou da ind

    "A independência portuguesa não se verificou (...) num momento determinado e politicamente bem definido. Foi sendo forjada ao longo de um processo que se desdobra em várias etapas, das quais as mais importantes parecem ter sido a revolta de Afonso Henriques e a conquista do governo do condado, em 1128, a paz de Tui (1137) a conferência de Zamora e a enfeudação ao Papa (1143) (...) e por último a bula papal de 1179, com o reconhecimento da nova monarquia pela Santa Sé." (SARAIVA, José,1978)