-
Migração dos primeiros habitantes do continente da asia pelo estreito de Bering
-
consistiu na domesticação de diversas espécies de plantas e animais, que permitiram um estilo de vida sedentário, embora diversos grupos permanecessem nômades, e adaptassem essas técnicas ao seu estilo de vida.
-
Os sumérios, considerados a mais antiga das grandes civilizações humanas, foram os que inicialmente ocuparam a região, por volta de 3500 a.C. Vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldeia, sul da Mesopotâmia.
-
Ao considerar a escrita como marco para o inicio da História, deixa de forma equivocada a ideia de que a sociedade sem escrita não teriam escrita.Foi no final do período neolítico que os Sumérios criaram um artifício organizado em sílabas para significar o que era falado por eles, e posteriormente este recurso serviu de estimulo para um outro povo criar o alfabeto. A forma de escrita mais antiga registrada ocorreu no oriente médio e é chamada “escrita cuneiforme”.
-
Ocorreu na região do Peloponeso com o contato entre a civilização cretense e tribos indo-europeias
-
O Código de Hamurabi é visto como a mais fiel origem do Direito. É a legislação mais antiga de que se tem conhecimento, e o seu trecho mais conhecido é a chamada lei de talião.
-
consequentemente ocorreu a desestruturação da sociedade micênica,tendo como resultado a ruralização, a diminuição das atividades comerciais e o declinio no uso da escrita
-
marcada pela influencia de diversos povos, com destaque para os etruscos e os gregos
-
Começou com a queda da monarquia, A evolução da constituição da República Romana foi influenciada pela luta entre os patrícios, aristocratas proprietários de terra, que traçaram sua ancestralidade no início da história do Reino de Roma, e os plebeus, os cidadãos muito mais numerosos.
-
-
Confronto militar entre Atenas e Esparta,além das cidades aliadas de ambos os lados.Acabou facilitando a invasão macedônica.
-
Pesquisas apontam que a origem do teatro tem relação com lendas rituais.Originado na Grécia Antigas, as tragedias dramatizavam o comportamento humano exaltando os grandes feitos heróis;já as comédias satirizavam os homens comuns e os aspectos da vida social e política.
-
Caracterizou-se pela difusão da civilização grega numa vasta área que se estendia do mar Mediterrâneo oriental à Ásia Central. De modo geral, o helenismo foi a concretização de um ideal de Alexandre: o de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava.
-
As Guerras Púnicas foram uma série de três conflitos militares entre Roma e Cartago (cidade-estado fenícia do norte da África).Alguma das causas foram: Anexação da Magna Grécia pela República Romana,Política expansionista romana que objetivava dominar toda a região do Mediterrâneo e controlar o comércio marítimo.
-
aliança política estabelecida na Republica Romana entre Julio Cesar Pompeu, o Grande e Marco Licínio Crasso.
-
momento de estabilização das fronteira, foi marcada pela criação de uma ordem fiscalizada e mantida pelo exército imperial
-
No inicio tinham caráter religioso,estimulavam a competitividade entre os participantes de diferentes práticas esportivas e pólis
-
se transformou no símbolo da política do ´´pão e circo´´.O Estado oferecia alimento e entreterimento à peble a fim de mantê-la sob controle e garantir a ordem social
-
As invasões bárbaras levaram ao fim do Império Romano do Ocidente e também pelo processo de ruralização.
-
os conflitos entre os antigos gregos e o Império Persa durante o século V a.C. ocorridos na região do Mediterrâneo Oriental.disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.
-
obra de sistematização do direito romano, e pela construção da Catedral de Santa Sofia
-
Maomé sofre perseguição em Meca e é obrigado a fugir para Medina.
-
Maomé retorna pra Meca e unifica a região politicamente e religiosamente.
-
(Guerra da Reconquista)
Reinos cristãos X árabes -
Chegam na Europa em 711 e é derrotada em 732 por Carlos Martel
-
Cristãos X Muçulmanos
(Para defender a Europa da invasão árabe) -
Carlos Magno é coroado imperador romano do ocidente.
-
-
Expedições militares organizadas por católicos da Europa Ocidental, com o objetivo inicial de reconquistar para o mundo cristão lugares sagrados.
-
foi o rompimento que ocorreu entre as Igrejas Católicas do Oriente e a do Ocidente.
-
Proclama a independência do condado
-
Inicia a cobrança de impostos para o Estado
-
A nobreza impôs ao rei João-Sem-Terra a Magna Carta, documento que impunha limitações ao poder real
-
Implementa a moeda única
-
Cobrava impostos da igreja
-
adequação cultural e científica as mudanças econômicas e sociais, marcado pelo mecenato (ato de financiar e incentivar produção artística)
-
adequação cultural e científica as mudanças econômicas e sociais, marcado pelo mecenato (ato de financiar e incentivar produção artística)
-
"Cisma do ocidente"
-
Guerra dos cem anos- enfraquece a nobreza
Peste negra- enfraquece a igreja- "cólera divina"
Fome- enfraquece as relações sociais- invernos rigorosos -
frança x inglaterra
-
Fim da dinastia de borgonha
-
período de desenvolvimento da ciência (astronomia, matemática, física, química, anatomia) que ocorreu durante o período do Renascimento.
-
período de desenvolvimento da ciência (astronomia, matemática, física, química, anatomia) que ocorreu durante o período do Renascimento.
-
Tomada de Ceuta pelos portugueses
-
Família York X Família Lancaster
(rosa branca) X (rosa vermelha) -
Casamento dos reis católicos
-
-
Organização do mundo para os países que ainda irão existir
-
-
Desde a chegada dos portugueses no Brasil, houve a junção das tradições culturais ameríndia, europeia e posteriormente africana (trazida pelos escravos). Indígenas e africanos resistiram ao processo de aculturação a que foram submetidos por meio de fugas para o interior, formação de Quilombos (principal: Quilombo dos Palmares), suicídios e rebeliões contra senhores.
-
-
época do escambo do pau brasil com os indígenas
-
Responsável por todo o comércio com as colônias espanholas na América. Situava-se em Sevilha.
-
movimento religioso apoiado pelos burgueses pelo fato de não condenar o lucro
-
maquiavel foi um dos teóricos mais importantes do absolutismo, em seu livro explicava que a política devia ser separada da moral
-
prega as 95 teses na catedral de wittemberg, onde criticava a igreja católica, Martin Lutero teve o apoio de muitos nobres
-
Passou a fixar as diretrizes políticas e administrativas da colonização, representando a autoridade última a que estavam submetidas as colônias, cabendo ao rei aprovar suas decisões.
-
Thomas Munzer liderou essa revolta contra a servidão, mas lutero condenou o movimento
-
composta por senhores de Engenho ao topo, padres, comerciantes, profissionais liberais, logo abaixo e na base dela, mestiços, trabalhadores livres e escravos
-
fundação de são vicente
-
como o comércio com as índias não estava muito bom começaram a criar um negócio de açúcar com a parceria da holanda
-
rei henrique viii expulsa a igreja católica do estado e se torna chefe da igreja anglicana
-
A coroa visava transferir o ônus da colonização para a Iniciativa Privada, visava atrair os investimentos da baixa nobreza
-
a venda de indulgencias foi abolida e buscava-se melhorar o clero mas se manteve a proibição do casamento para membros do clero
-
surge com o fracasso das capitanias hereditárias, tentativa de centralizar a administração da colônia, sede: salvador
-
Os franceses atacam a América portuguesa e se estabelecem no Rio de Janeiro, onde fundam a França Antártica, formada por huguenotes (calvinistas) franceses que desejavam se estabelecer na América, fugindo das perseguições religiosas na Europa.
-
a dinastia tudor atingiu seu auge nesse reinado, promoveu o anglicanismo, crescimento econômico e cercamentos
-
noite de massacres contra os protestantes
-
A exploração do ouro e da prata americanos exigia grandes investimentos e muitos trabalhadores (mão de obra predominantemente indígena) por estarem situados em áreas mais profundas e muitas vezes em áreas montanhosas de difícil acesso.
-
Unificação das coroas de Portugal e Espanha, sob o domínio dos reis espanhóis da dinastia Habsburgo.
-
a política passa a ser mais importante que a religião
-
As invasões holandesas encareceram o preço do escravo africano, obrigando muitos colonos a procurarem os indígenas principalmente em missões jesuítas no Sul da colônia.
-
-
Por uma iniciativa oficial do Estado, França invade Maranhão, o que resulta na formação da cidade de São Luís.
-
Composto por puritanos e perseguidos ingleses que buscavam novas oportunidades na América
-
Formou-se após o boicote ao açúcar holandês decretado pela Espanha em 1620.
-
Ocorreu em Salvador onde a região é de difícil acesso e muito militarizada, fazendo com que os holandeses fossem expulsos após não conseguirem acessar o interior.
-
com isso começa a dinastia stuart
-
parlamento e rei começam a se desentender
-
Os holandeses impuseram seu domínio sobre Pernambuco e regiões vizinhas, onde o local era menos militarizado. Estes ofereceram investimentos aos colonos, facilitando o acesso ao Brasil.
-
Dizia que o universo é regido por leis naturais e é conhecido pela frase "penso, logo existo", em que o ser humano ao duvidar de algo, está pensando, e como o pensamento é inseparável do corpo, ele também existe
-
Veio para a colônia para consolidar a dominação holandesa. Nassau conquistou territórios no litoral do Nordeste e ordenou a ocupação de possessões portuguesas na África. Suas principais medidas foram:
- Liberdade religiosa
- Fim do alistamento militar obrigatório
- Direito a propriedade
- Equiparação à leis holandesas
Maurício também incentivou a vinda de artistas e após alguns desentendimentos é mandado embora do Brasil. -
cavaleiros (aliados do rei) x cabeças redondas (aliados do parlamento)
-
rei luis xiv dizia “o estado sou eu” reforçando o absolutismo, onde o rei tem todo o poder
-
após a revolução puritana o rei carlos I é executado e oliver cromwell assume o cargo
-
Thomas Hobbes foi outro teórico do absolutismo, dizia que as pessoas precisavam de um contrato social que era estabelecido entre o monarca e a população
-
Com a volta do tráfico negreiro, os bandeirantes se dedicam a procurar o ouro (princípio do metalismo)
-
rei jaime II é removido do trono da inglaterra
-
Dizia que o homem no estado natural vive sem lutas e em comunidade e que todo homem tem direitos que devem ser garantidos pelo Estado, como vida, liberdade e propriedade.
-
assinatura do documento que institui o parlamentarismo
-
Foi descoberto em Minas Gerais e tratava-se do ouro de aluvião, que era encontrado nas superfícies e nos leitos dos rios e extraído por meio do garimpo.
-
Entre os séculos XVII e XVIII, a produção filosófica foi marcada pelo racionalismo e pela crítica aos poderes constituídos. Um dos principais alvos dos pensadores racionalistas era a Igreja, por considerarem que a religiosidade dificultava o desenvolvimento científico. Criticava-se também a monarquia absolutista, por sua concentração de poderes nas mãos do clero e da nobreza.
-
Importante ferramenta para converter Portugal e sua principal colônia em mercados consumidores para os produtos ingleses, sobretudo os tecidos.
-
Conflitos entre os recém-chegados e os paulistas gerado pela extração do ouro
-
A região de Pernambuco esteve entre 1630 e 1654 sob domínio dos holandeses . Após esse período, a produção açucareira em Olinda entrou em declínio e o comércio de Recife prosperou. Os senhores de engenho de Olinda emprestavam dinheiro de comerciantes portugueses estabelecidos em Recife, e a cidade portuária adquiria mais importância e autonomia, o que levou à eclosão da revolta.
-
Com a descoberta do ouro e outras riquezas minerais no Brasil, a Coroa portuguesa incrementou os sistemas de cobrança de impostos e aumentou a pressão tributária sobre os colonos. Uma das medidas pretendidas foi a proibição da circulação do ouro em pó, para dificultar o contrabando. A população de Vila Rica previa que o aumento da cobrança poderia ter reflexos na economia da região e afetar o já abusivo preço dos alimentos, o que gerou a revolta.
-
Na obra O espírito das Leis, Montesquieu defendia a existência de uma Constituição escrita e propunha a divisão de três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
-
Principal acordo de delimitação das fronteiras do Brasil
-
esse declínio se dava por conta da alta taxa de mortes por doenças e o choque entre colonos e jesuítas
-
Valorização da terra como fonte de riqueza
-
Em suas obras defendia a monarquia esclarecida e a liberdade de expressão
-
Dizia que o homem era bom no seu estado natural e que a propriedade privada o corrompe (Teoria do Bom Selvagem). Também dizia que o governo deve ser formado com o consentimento da população, sendo possível que esta se revolte contra o líder.
-
Valorização do trabalho como fonte de riqueza
-
movimento liderado pela burguesia que acabou com o absolutismo na frança.