História do Rio Grande do Sul

  • Period: 1500 to

    Terras desapossoadas

    Antes do ”Descobrimento” do Brasil, a região que hoje forma o Rio Grande do Sul era habitada pelos índios minuanos, charruas e caaguaras, além de pequenas concentrações de tribos guarani, todas originárias há 12 mil anos a.C. 
  • Period: to

    Ocupação espanhola com os 7 Povos das Missões

    Por causa da disputa territorial, Portugal e Espanha apenas se apossaram das terras (que segundo o Tratado de Tordesilhas pertenceriam somente à Espanha) em 1700, com a fundação dos Sete Povos das Missões por padres espanhóis.
  • Period: to

    Ocupação Portugesa

    Em 1750 o Tratado de Madri passou as terras do atual RS de Espanha para Portugal. No fim do século XVIII começou a ocupação do Estado com as cidades de Rio Grande, Rio Pardo, Viamão, Porto Alegre e São José do Norte.
  • Period: to

    Província do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarve

    Em 1807, um ano antes da vinda da Família Real, o Rio Grande do Sul foi emancipado da província de São Paulo, nomeada Rio Grande de São Pedro (patrono do Estado até os dias atuais)
  • Period: to

    Província do Império do Brasil

    Em 1821, foi concedida à Província o direito de eleger o seu governador (chamado de Presidente da Província), sendo, de 1821 à 1889, eleitos e nomeados 78 governadores em 78 anos.
  • Period: to

    República Piratini

    Em 1835, em uma série de rebeliões pelo Império, o Rio Grande do Sul se declara independente (República Piratini ou Farroupilha) por dois motivos principais: insatisfação com os altos impostos e a questionável escolha por parte do governo central de comprar charque uruguaio e não gaúcho.
  • Period: to

    Reintegração ao Império e posterior Estado da República Federativa do Brasil

    Em 1º de março 1945, 10 anos após o início da Guerra, foi assinado em Dom Pedrito o Tratado do Poncho Verde em que os rebeldes acabavam com a luta e voltavam a estar submetidos às ordens do Império.