História de Portugal de 1580 a 1910

  • Sep 12, 1580

    União Ibérica

    União Ibérica
    A União Ibérica é resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e da Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa. Teve início em 1580 e terminou em 1640, durante este período houve a chamada dinastia Filipina.
  • Restauração da independência

    Restauração da independência
    Restauração da Independência é o nome que se dá ao golpe de estado revolucionário. Que se alastrou por todo o reino , pela revolta dos portugueses contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da dinastia filipina castelhana.
  • O Absolutismo em Portugal

    O Absolutismo em Portugal
    O absolutismo foi um período do Reino de Portugal no qual o Rei assumia poder total, não necessitando de uma Assembleia ou de uma Constituição para governo .O absolutismo português deu-se na altura do D.º João V, idade média.
  • Marquês de Pombal

    Marquês de Pombal
    O Marquês de Pombal, Ministro de D. José I, foi um seguidor do
    Despotismo Iluminado, empreende uma vasta obra reformadora: desenvolvimento da indústria, sistema educativo, proteção do comércio e agricultura, abolição da
    escravatura, e expulsão dos Jesuítas do Reino.
    E deu Início da reconstrução da cidade após o terramoto de 1755.
  • Terramoto

    Terramoto
    Tudo começou com um terramoto, que minutos adiante se seguiu de um tsunami e a parte onde o mar não chegou e destruiu, os fogos fizeram-no. Pois o dia encontrava se cheio de fieis na rua a festejar o dia de todos os Santos. O terramoto de Lisboa teve um enorme impacto político e socioeconómico na sociedade portuguesa do século XVIII, dando origem aos primeiros estudos científicos do efeito de um sismo numa área alargada, marcando assim o nascimento da sismologia moderna.
  • 1º Invasão Napoleónica

    1º Invasão Napoleónica
    Inserido no plano de Napoleão para impor o Bloqueio Continental a toda a Europa. Portugal não aceita tal bloqueio e como consequência, um exercito francês comandado pelo general Junot invade Portugal resultando na fuga da família real para o Brasil (1807-1821). Com a ajuda do exercito Inglês comandadas por Wellington as tropas francesas são derrotas e forçadas a abandonar Portugal.
  • Revolução liberal

    Revolução liberal
    A Burguesia mercantil via os seus negócio ameaçados com a abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional. A Guarnição do Porto sentia-se revoltada com a falta de pagamento. Os comerciantes da cidade descontentes iniciam a revolução com o apoio de todas as camadas sociais (Nobreza; Clero e Exercito Português). Dá- se um movimento revolucionário liberal que veio marcar o fim do Antigo Regime e instituí uma Monarquia Constitucional.
  • Ultimato Inglês

    Ultimato Inglês
    O ultimato consistia em Portugal retirar de imediato as suas forças militares mobilizadas nos territórios de Angola e Moçambique, ou Inglaterra procedia ao corte das relações diplomáticas e declarava guerra.
    "Mapa cor-de-rosa"; tratava-se de um projeto de ligação da costa angolana à costa moçambicana. Pois governo português dá início a várias tentativas de ocupação efetiva, numa disputa colonial com a Inglaterra.
  • O Regicídio

    O Regicídio
    Ocorrido na Praça do Comércio em Lisboa, marcou profundamente a História de Portugal, uma vez que dele resultou a morte do rei D. Carlos e do seu filho e herdeiro, o Príncipe Real D. Luís Filipe de Bragança, marcando o fim da última tentativa séria de reforma da Monarquia Constitucional e, consequentemente, uma nova escalada de violência na vida pública do País.
  • Implantação da República

    Implantação da República
    Nesse dia foi organizado um governo provisório, que tomou o controlo da administração do país, chefiado por Teófilo Braga. Acabando assim com a monarquia em Portugal. A implantação da República é resultante de um longo processo de mutação política, social e mental.