Futuroso03

História da computação e dos Games - Iago Buzzatti de Mello e Artur S. Perecin

By Iago.L
  • ENIAC

    ENIAC
    John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia e em parceria com o Governo dos EUA, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC (Eletron ic Numerical Integrator and Calculator). (http://pt.wikipedia.org/wiki/ENIAC)
  • TRANSISTOR (http://www.tecmundo.com.br/o-que-e/3596-o-que-e-um-transistor-e-porque-ele-e-importante-para-o-computador-.htm)

    TRANSISTOR (http://www.tecmundo.com.br/o-que-e/3596-o-que-e-um-transistor-e-porque-ele-e-importante-para-o-computador-.htm)
    O primeiro transistor (transfer + resistor) foi criado em 1947 na Universidade de Standford nos EUA, por John Bardeen, William Shockley e Walter Brattain, mas seu uso comercial só ocorreu a partir do final da década de 50. Os transistores vieram a substituir as válvulas.
  • EDVAC

    EDVAC
    O EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer) ou "Computador Eletrônico de Variáveis Discretas". Apesar de ser mais moderno, não diminuiu de tamanho e ocupava 100% do espaço que o ENIAC ocupava. Todavia, ele era dotado de cem vezes mais memória interna que o ENIAC - um grande salto para a época. http://www.geocities.ws/hifi_eventos/Edvac-Neumann.html
  • EDSAC

    EDSAC
    Em 1949, surge o EDSAC - Eletronic Delay Storage Automatic Calculator ou "Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico", o qual marcou o último grande passo na série de avanços decisivos inspirados pela guerra: Começou a "Era do Computador"! http://www.geocities.ws/hifi_eventos/Edsac.html
  • LEO 1 - O PRIMEIRO COMPUTADOR COMERCIAL

    LEO 1 - O PRIMEIRO COMPUTADOR COMERCIAL
    LEO (Lyons Electronic Office) foi o primeiro computador comercial, desenvolvido no Reino Unido. Surgiu em 1951, bastante aparentado com o seu modelo, o EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Computer) de Cambridge. http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h195.htm
  • UNIVAC

    UNIVAC
    John Mauchly e Presper Eckert abriram uma firma na Filadéfia e criaram o UNIVAC - Universal Automatic Computer, ou seja, "Computador Automático Universal", o qual era destinado ao uso comercial. Era uma máquina eletrônica de programa armazenado que recebia instruções de uma fita magnética de alta velocidade ao invés dos cartões perfurados. O UNIVAC foi utilizado para prever os resultados de uma eleição presidencial. http://dicionariodainternet.com.br/cgi-bin/wiki.pl?Univac
  • IBM 701

    IBM 701
    A IBM passa a dominar o mercado de computadores ao construir seus computadores em escala comercial, com o lançamento do IBM 701 em 1953.
    No *console do IBM 701 eram utilizados cartões perfurados para o armazenamento de programas e dados.
    A partir da criação da técnica de circuito impresso, em 1957, os computadores puderam diminuir um pouco mais de tamanho. http://informatica.centralblogs.com.br/post.php?href=ibm+701&KEYWORD=16902&POST=2179960
  • IBM 650

    IBM 650
    O computador IBM 650 foi disponibilizado publicamente nos USA pela IBM em Dezembro de 1954. Media 1,5 m X 0,9 m X 1,8 m e tinha uma massa de 892 Kg. O IBM 650 era indicado para resolver problemas comerciais e científicos. A empresa projetou a venda de 50 exemplares do computador (mais do que todos os computadores do mundo juntos). http://evolucaodocomputador.blogspot.com.br/2008/05/1954-ibm-650.html
  • IBM 305 RAMAC

    IBM 305 RAMAC
    Em 1956 a IBM revoluciona o mercado ao apresentar o IBM 305 RAMAC, primeiro computador a usar disco rígido magnético. Esse disco foi batizado "IBM 305 Disk File" e se tratava de uma pilha de 15 discos de 24 polegadas, com capacidade para armazenar 5 milhões de caracteres em 7 bits, o equivalente a 4,4 MB. http://bitocitos.blogspot.com.br/2007/09/ibm-305-ramac-com-hd-de-1-tonelada.html
  • Tennis for Two

    Tennis for Two
    O primeiro jogo para computadores foi criado no Estados Unidos, mais exatamente no laboratório de pesquisas militares Brookhaven National Laboratory. O programa se chamava Tennis for Two e era exibido na tela de um osciloscópio. Uma simulação bem simplificada do esporte.
  • Spacewar

    Spacewar
    Em 30 de julho de 1961, um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) testava pela primeira vez Spacewar!, um jogo eletrônico desenvolvido em um enorme computador que custava milhares de dólares.
  • ATLAS, IBM 1401 e IBM 7094

    ATLAS, IBM 1401 e IBM 7094
    Em 1962 foram usados pela primeira vez discos magnéticos para o armazenamento de informações, no computador Atlas. Os primeiros computadores a se utilizarem totalmente de transistores foram o IBM 1401 e IBM 7094 que juntos, venderam mais de 10.000 unidades, reafirmando mais uma vez a demanda por um indústria mundial de computadores. http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_r%C3%ADgido
  • Bell 103

    Bell 103
    Em 1962 surge o primeiro modem comercial, criado pela ATT, o Bell 103 permitia ligações full-duplex, frequency-shift keying ou FSK e tinha uma velocidade de 300 bits por segundo ou 300 bauts.
  • PDP-5

    PDP-5
    Em em 1963 foi lançado pela empresa americana DEC - Digital Equipament Corporation, o primeiro minicomputador.o PDP-5. http://www.museudocomputador.com.br
  • Mouse

    Mouse
    Douglas Engelbard do Stanford Research Institute é o inventor do Mouse. Sua criação surgiu em 1963, após testes de usabilidade extensivos. Nunca recebeu royalties por sua criação. http://www.iotecnologia.com.br/a-histria-do-mouse
  • CIRCUITO INTEGRADO (MICROPROCESSADOR)

    CIRCUITO INTEGRADO (MICROPROCESSADOR)
    Em 1964, os circuitos integrados feitos de cilício permitiram o miniaturização de componentes eletrônicos. Isso tornou possível reduzir o tamanho e o preço dos computadores. Teve também consequentemente a melhoria de seu desempenho, conseqüentemente de seu poder e também de sua confiabilidade.
  • IBM 360

    IBM 360
    Um dos primeiros computadores a utilizar circuitos integrados foi o IBM/360, lançado em 1964. Avançadíssimo para a época, fez com que todos os outros computadores fossem considerados totalmente obsoletos, fazendo com que a IBM vendesse mais de 30.000 computadores deste. http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/1960ibm360.html
  • Disquete

    Disquete
    Em 1971 a IBM lança no mercado mundial o primeiro disquete, seu tamanho era de 8".
  • Computer Space

    Computer Space
    Nolan Bushnell adapta o jogo Spacewar!, de Steve Russell, criando Computer Space, o primeiro arcade do mundo.
  • Odyssey

    Odyssey
    Em 1966, o engenheiro Ralph Baer foi incumbido de criar a melhor televisão do mundo. Ele pensava em criar uma TV interativa com jogos, mas a idéia não vinga. Anos mais tarde, em 1971, a Magnavox compra o projeto de Baer, da Sanders Associates, e começa a desenvolver o Odyssey, o primeiro videogame para ser conectado à TV.
  • Pong

    Pong
    Os jogos para computadores existem desde os primeiros processadores, mas oficialmente ganhou projeção em 1972, com o jogo "pong", criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney, foi instalado num console ligado a um monitor e funcionava a moedas.
  • CP/M

    CP/M
    Em 1973 Gary Kildall inventa o CP/M (um acrônomo para Control Program/Microcomputer), sistema operacional em disco e utilizado amplamente nos microcomputadores CPC, Commodore 128, TRS-80 e BBC Micro.
  • Pong

    Pong
    Pong, jogo para arcade criado por Bushnell na Atari, se torna um fenômeno e várias empresas, como a Ramtek e a Nutting, começam a lançar similares. A Atari estabelece contato com a Namco do Japão.
  • Coleco

    Coleco
    O sucesso da Atari leva várias empresas a lançar consoles, mas somente a Coleco (abreviação de Connecticut Leather Company) consegue aprontar tudo para o Dia dos Pais. O videogame Telstar Pong usava tecnologia similar às das máquinas de então.
  • APLE II

    APLE II
    O primeiro computador parecido a esses que a gente tem em casa ou na escola apareceu em 1977. Era o Apple II, criado por um norte-americano chamado Steven Jobs, dono da empresa Apple (que faz toda a linha de computadores Macintosh).
  • Chuck E. Cheese

    Chuck E. Cheese
    A Atari lança o Chuck E. Cheese, uma combinação de casa de fliper com lanchonete, robôs, jogos e cardápios familiares. Bushnell chama a franquia de Pizza Time Theater.
  • Space Invaders

    Space Invaders
    Lançamento de Space Invaders para o Atari 2600. As vendas do console explodem.
  • IBM-PC

    IBM-PC
    Em 1981 a IBM lança o PC-5150, o antecessor de todos os micros existentes atualmente. Tinha 64 Kbytes de memória e velocidade de 4,77 megahertz.
    O sistema operacional era MS-DOS foi o software utilizado pelo PC-5150, desenvolvido pela Microsoft, o que proporcionou uma aliança entre a IBM e a Microsoft.
  • Mario

    Mario
    Depois de transformar várias "bombas" da Nintendo em sucessos comerciais, o artista Shigeru Miyamoto cria o jogo Donkey Kong. O herói, apelidado de Jumpman, o encanador baixinho, deveria salvar sua namorada Pauline das garras de um gorila raivoso. Jumpman, nos Estados Unidos, ganha o nome de Mario, pois os funcionários da Nintendo acham o personagem parecido com Mario Segali - dono do galpão usado pela Nintendo em Seattle.
  • Início da 5ª geração

    Os computadores de Quinta Geração têm como característica o uso de IC VLSI - Integrated Circuit Very Large Scale Integration, ou seja, "Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração". Leptops, palmtops e computadores integrados a diversos aparelhos nos mais variados campos do conhecimento demonstram que cada vez ficam menores e mais potentes estas máquinas maravilhosas.
  • Coleco Vision

    A Coleco entra em cena outra vez com o lançamento de ColecoVision, console baseado em cartucho com melhores gráficos e sons, além de ótimas conversões de Jungle Hunt, da Atari, e Donkey Kong e Donkey Kong Junior, da Nintendo - uma empresa em crescimento.
  • OSBORNE I

    OSBORNE I
    Em 1982, o jornalista especializado em microcomputadores Adam Osborne fundou sua empresa e lançou o Osborne I, então foi lançado o primeiro computador portátil do mundo.
  • Dragon's Lair

    Dragon's Lair
    Dragon's Lair, de Don Bluth, é lançado. É o primeiro título a usar tecnologia de vídeo laser.
  • Game Over

    Game Over
    Game over. 1984 é o ano negro da história do videogame. Num piscar de olhos, o consumidor deixa de se interessar pelas máquinas de jogar. Por quê? As vendas de consoles caem vertiginosamente. Afinal, por que gastar US$150,00 num videogame, se um computador custa US$200,00? O computador também serve para atividades educacionais e muitas outras coisas. Além disso, as revistas especializadas oferecem 4 ou 5 programas novos, inclusive jogos, a cada edição.
  • NES

    NES
    A Nintendo começa a fazer testes em Nova Iorque para vender o '''NES''' no mercado americano. Os varejistas estavam tão céticos em relação aos videogames que a Nintendo teve de concordar em recomprar tudo que não fosse vendido pelas lojas.
  • Nintendo

    A Nintendo continua crescendo e encurrala os adversários.
  • SNES

    SNES
    A Nintendo lança a versão americana de Super Famicon, o Super NES, por US$ 249,95. Jornalistas questionavam se o novo Mario seria o suficiente para atrair os fabricantes dedicados ao NES.
  • Period: to

    Games

  • História completa e referencia