Evolução dos Computadores

  • ENIAC

    ENIAC
    O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador eletrônico de grande escala. Criado em 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly. Começou a ser desenvolvido em meados de 1943 durante a segunda guerra mundial, seu objetivo era calcular fórmulas matemáticas que ajudariam o desenvolvimento da bomba de hidrogênio e desenvolver táticas de artilharia, mas só tiveram resultado após o fim da guerra.
  • Transistor

    Transistor
    Bardeen, Brattain e Shockley inventaram em 1947 o primeiro transistor de contato pontual. O transistor fazia a mesma coisa que a válvula, mas era menor, mais barato e consumia menos energia. Em reconhecimento a essa conquista, Shockley, Bardeen e Brattain receberam conjuntamente o Prêmio Nobel de Física de 1956 por suas pesquisas sobre semicondutores e sua descoberta do efeito do transistor.
  • Circuito Integrado

    Circuito Integrado
    A marcante evolução se inicia em 1949 quando Werner Jacobi entregou um projeto de 5 transistores em 1 semicondutor, mas isso não é relatado como uma real patente. Anos seguintes é divulgada a criação de pastilhas, cada um contendo um mini transistor que também trouxe maior velocidade das máquinas tendo bastante relevância, na época, o projeto foi apresentado ao exército americano por Kilby e em 1958 ele lança o Circuito Integrado.
  • Mouse

    Mouse
    Na década de 60, os computadores ainda eram operados por meio de cartões perfurados e outras formas sem que houvessem interação com o usuário e maquina, então, Engelbart de maneira independente começou a pesquisar e criar protótipos de objetos com maiores interações.
    O mouse foi apresentado pela primeira vez em 1968 e era chamado de de “XY Position Indicator For A Display System”. O mouse era uma caixinha de madeira, com um botão e um cabo que saia de sua extremidade lembrando um rabo de rato.
  • Microprocessador

    Microprocessador
    Em 1970 Faggin criou um chip com uma boa performance integrado a CPU. Com esse grande avanço, ele foi contratado pela Intel que já havia criado um circuito de silício. Na Intel, Faggin desenvolveu uma nova tecnologia onde ele juntava sua ideia com a da empresa e surgiu o primeiro Microprocessador do mundo.
  • Disquete

    Disquete
    O disquete é um tipo de disco de armazenamento, composto por um HD magnético fino e flexível, selado com um plástico e forrado com um tecido. Podem ser lidos e gravados pelos FDD (Floppy Disk Drive). Desde 1971, seu aperfeiçoamento vem ligado com a maior capacidade de suportar dados; tendo o menor com 80kB e 5.76MBo de maior capacidade.
  • Altair 8800

    Altair 8800
    Em 1974, foi lançado o Altair 8800, que foi o primeiro computador pessoal. Ele era menor e o custo benefício era bem menor, assim pessoas poderiam ter seus próprios computadores em suas casas
  • Microsoft

    Microsoft
    Em 1975, Bill Gates e Paul Allen, fundaram a Microsoft. Isso aconteceu após eles criarem um interpretador BASIC para o dispositivo que programava o Altair. Para o grande lançamento da Microsoft, Gates entrou em contato com a MITS e contou o que faria e na data do lançamento ele apresentou o simulador criado por ele e Paul Allen.
  • Apple II

    Apple II
    A Apple II foi uma série de computadores criada por Steve Wozniak, durou de 1977 a 1994. Os primeiros computadores fabricados em 1977 com um processador MOS 6502 (1.023Hz), 2 Paddles (Descontinuado), 4KiB de RAM, um gravador de programas, um BASIC conectado com a memória ROM, o vídeo 24X40 monocromatico, fonte caixa alta, saída NTSC para conectar em uma TV.
  • IBM PC

    IBM PC
    O IBM PC (Personal Computer ou "computador pessoal") foi a versão original da plataforma de hardware dos BM PC compatíveis. Lançado em 1981, recebeu a denominação IBM 5150.
    A expressão "Computador Pessoal" já era comum antes de 1981, e foi usada pela primeira vez em 1973 para caracterizar o Alto do Xerox PARC. Portanto, devido ao sucesso do IBM PC, passou a ser chamado de microcomputador compatível com a especificação da IBM.
  • Macintosh 128K

    Macintosh 128K
    Macintosh 128K é um computador da Apple e foi lançado em 1984. Tinha 128kB de memória. A tela em preto e branco e o mouse com só um botão (padrão da Apple na época). Seu sistema operacional era o System 1, mas foi sofreu atualizações para System 1.1, antes de ir para o System 2. Tinha um processador Motorola 68000 a 8MHz com 128kB DRAM com dados de 16bits. A falta de RAM atrapalhava os softwares
  • CD ROM

    CD ROM
    CD ROM (Compact Disc Read-Only Memory), foi desenvolvido em 1985. O Termo compacto deve-se ao seu reduzido tamanho aos tamanhos vigentes e memoria apenas para leitura é porquê o conteúdo só pode ser reproduzido e nunca alterado, herdado da Memória ROM, comparada com memórias flash. Existe outros tipos: CD-R e o CD-RW dando liberdade ao usuário autonomia do que quiser fazer e gravar.
    A norma que regula os CD-ROM, foi estabelecida em 1985, pela Sony e Philips.
  • iPOD

    iPOD
    O iPOD é uma marca registrada da Apple e se refere a um media player portátil fabricado e vendido pela Apple. O iPOD classic, tinha um HD acoplado e a outra qualquer memória flash. Ele também servia como um HD externo quando conectado a um computador.
    É considerado o lançamento mais arriscado da marca, por ter sido lançado no mesmo ano do atentado das Torres gêmeas.