Linha do tempo - Computador, Inteligencia Artificial e Computação em Nuvem.

By Maluisa
  • Era da Técnologia: os computadores

    Era da Técnologia: os computadores
    Criado por Alan Turing, o Univac 1101 media 12 metros de comprimento e 6,1 metros de largura sendo que este usava 2.700 tubos a vácuo para seus circuitos lógicos. Com memória de 38 bits, tudo isso se deu no período da guerra fria.
  • Primeiro meio de comunicação

    Primeiro meio de comunicação
    O telégrafo iniciava uma era de evoluçao, pois permitia que infomações fossem transmitidas por meio de um cabo transatlântico telefonico.
  • Inicio da rede

    Começando com os militares a internet tive início na década de 50, no entanto, foi só na década de 1960 que a ideia se desenvolveu nos Estados Unidos e URSS.
  • Os microprocessadores

    Os microprocessadores
    Comumente conhecido por marcar a terceira Geração, o DEC PDP-1 ultrapassa o CDC 6600, o processador mais rápido da época, sendo três vezes mais veloz do que o Strech, da IBM. Esse microprocessador conseguia realizar mais de 3 milhões de instruções por segundo. Sendo em 1965 estudado e novamente inovado.
  • Os microprocessadores

     Os microprocessadores
    Esse computador, tinha em sua configuração 6 Kb de memória até 32 Kb, sendo controlados com hardware adicional. No início o PDP-8 tinha 8 instruções e 2 registradores. Ficou conhecido como a quarta geração de computadores. Anos após foram lancados novos computadores que chegaram a custar 7.000 reais.
  • Surgiu a Intel 4004.

    Surgiu a Intel 4004.
    Com memória de 4 bits, em novembro de 1971 a empresa Intel lança o seu primeiro processador, o Intel 4004. Então, por diante o mundo vem experimentando chips cada vez mais potentes.
  • (1980-1990) – circuitos com maior escala

    (1980-1990) – circuitos com maior escala
    A época foi marcada pelos microprocessadores de uso pessoal. Nesse periódo, Jobs laçou o Macintosh, primeiro computador com interface gráfica vendido comercialmente no ano de 1984.
  • Internet no âmbito acadêmico

    A partir de 1982, segundo (Folha de São Paulo) o uso da Arpanet tornou-se maior no âmbito acadêmico. Inicialmente, o uso era restrito aos EUA, mas se expandiu para outros países, como Holanda, Dinamarca e Suécia. Desde então, começou a ser utilizado o nome internet.
  • Software Livre

    Os computadores se tornaram um eminete e forte componente nos processos organizacionais, ajudando muitas empresas a sairem na frente com relação as vantagens globais.
  • No ano de 1990

    No ano de 1990
    Marcada pelos games com microprocessadores, como o Playstation, lançado pela Sony no ano de 1995. Nesse ano a empresa Apple lançou seu primeiro iMac. O primeiro All-in-One, foram os primeiros processadores que juntavam todos os componentes ao monitor, gerando um grande impacto nas empresas, e economia da época.
  • Nascimento da internet

    Nascimento da internet
    Foram criados o: www (World Wide Web) que permitia muitos usuários acessarem infiormações ao mesmo tempo. Também surge no final de 1990 o HTTPS que deu início ao marco da internet que permitia a circulação de informações criptografadas.
  • World Wide Web (www) começa a surgir

    O objetivo original inicial do sistema foi tornar mais fácil o compartilhamento de documentos de pesquisas entre os colegas. Atualmente contém uma larga escala de conteúdos.
  • Computação em nuvem

    O termo "computação em nuvem" foi utilizado pela primeira vez pelo professor de sistemas de informação Ramnath Chellappa em uma palestra acadêmica.
  • Enfase a comutação em nuvem

    Foi anos 2000, que a tecnologia cloud computing ganhou mais força, ao ser oferecida comercialmente. No mesmo período, a Amazon surgiu permitindo que as empresas e indivíduos alugassem computadores virtuais, onde poderiam usar seus próprios serviços e aplicativos on-line. Era oferecido um conjunto de serviços que incluía armazenamento, computação e inteligência humana, tudo baseado em nuvem. Paralelamente, a Google lança seus serviços no mercado de nuvem com custos baixos e inovações.
  • Internet como um marco

    Na era anos 2000, começou-se a utilizar a internet com serviço de banda larga.
  • Enfase a comutação em nuvem

    Por volta de 2001 Microsoft Azure também desenvolveu sua plataforma especial para execução de aplicativos e serviços, baseada também nos conceitos da computação em nuvem.
  • Enfase a comutação em nuvem

    (Newsletter IPM) Em 2007, a empresa Netflix lança seu serviço de streaming de vídeo, usando a nuvem para transmitir filmes e outros conteúdos para os computadores de milhares de assinantes em todo o mundo. A partir daí, empresas de vários tamanhos começaram a adotar o armazenamento. Ou seja, de lá pra cá o investimento na nuvem só cresce.
  • Atualmente

    Com o passar dos anos a técnologia espandiu-se, chegando os lares, ambientes corporativos etc. Hoje é praticamente impossivel viver sem a técnologia, ela faz parte de tudo. Esta presente na organização de processos, coleta de dados de organizações. Ela controla e manitora usinas hidroeletricas, aeronaves, ajuda governos realizarem eleiçoes em urnas, entre outras coisas
  • Atualmente

    O conjunto que engloba a técnologia, como o computador, internet e suas ferramentas, software, aplicativos e big data, é uma evolução constante estando presente na vida de todos em todos os dias. São ferramentas fundamentais, pois, permitem que empresas utilizem suas ferramentas para melhorar suas vendas, organizarem seus processos, e se aliarem aos processos técnologicos. É uma historia longa cheia de processos evolutivos, e sem duvida ainda teremos muitas outras técnologias novas no mercado.