Transferir

Evolução dos computadores

  • Pascalina

    Pascalina
    A pascalina foi a primeira calculadora mecânica do mundo, planejada por Blaise Pascal
  • Máquina de calcular de Leibniz

    Máquina de calcular de Leibniz
    Uma máquina capaz de realizar todas as operações aritméticas por meios puramente mecânicos.
  • Tear de Jacquard

    Tear de Jacquard
    Joseph Marie Jacquard, mecânico de teares Lyon - França, inventou um sistema para comando automático das operações repetitivas e sequências até então executadas manualmente pelos tecelões.
  • Máquina de diferenças de Babbage

    Máquina de diferenças de Babbage
    As máquinas das diferenças foram esquecidas por quase um século até serem redescobertas em 1822 por Charles Babbage. A máquina de Babbage usava o sistema numérico decimal e funcionava girando-se uma manivela.
  • Máquina analítica de Babbage

    Máquina analítica de Babbage
    A máquina analítica, um passo importante na história dos computadores, é o projecto de um computador mecânico moderno de uso geral, feito pelo professor de matemática britânico Charles Babbage.
  • Lógica binária (George Boole)

    Lógica binária (George Boole)
  • Códigos de cartões perfurados de Hollerith

    Códigos de cartões perfurados de Hollerith
    A informação perfurada no cartão era lida numa tabuladora que dispunha de uma estação de leitura equipada com uma espécie de pente metálico em que cada dente estava conectado a um circuito eléctrico
  • Analisador diferencial (Vannevar Bush)

    Analisador diferencial (Vannevar Bush)
    Muitos afirmam que o americano Vannevar Bush é o pai do computador. Sua mais importante contribuição para o desenvolvimento da informática remonta a 1931, quando criou um analisador diferencial mecânico, factor de estímulo das pesquisas que levaram ao desenvolvimento do computador digital
  • EDSAC (Maurice Wilks) e EDVAC (John von Neumann)

    EDSAC (Maurice Wilks) e EDVAC (John von Neumann)
    Graduou-se no St John's College, na universidade de Cambridge, de 1931 a 1934. Continuou os estudos para obter seu Ph.D. em física em 1936, com um estudo sobre a propagação de ondas de rádio longas na ionosfera.
  • Colossus (Alan Turing)

    Colossus (Alan Turing)
    Em 1943, sob sua liderança foi projectado o Colossus, computador inglês que foi utilizado na Segunda Guerra Mundial
  • Mark I (Howard Aiken

    Mark I (Howard Aiken
    O MARK I tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2,5 metros de altura e uma massa de cerca de 5 toneladas. Quando em funcionamento, diz-se que reproduzia o ruido de uma grande sala cheia de velhinhas todas a tricotar ao mesmo tempo.
  • Z1, Z3 e Z4 (Konrad Zuse)

    Z1, Z3 e Z4 (Konrad Zuse)
    Z1, Z3 e Z4, construídas respectivamente em 1938, 1941 e 1945Z1 A primeira uma calculadoraZ3, Ele menciona que o assistente teria dito que trabalhava às cegas, "sem saber ao certo como aquele monstro que ali estava deveria funcionar".Z4, Em 1945, Konrad Zuse criou o Z4, uma máquina muito mais potente que as anteriores. Enquanto a Z3 e a Z1 levavam entre três e cinco segundos para realizar uma operação de multiplicação, a Z4 era capaz de fazer 11 multiplicações em apenas um segundo.
  • ENIAC

    ENIAC
    O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Ecket e John Mauchly, da Electronic Control Company.
  • FORTRAN (John Backus)

    FORTRAN (John Backus)
  • UNIVAC

    UNIVAC
    O UNIVAC I (de UNIVersal Automatic Computer - Computador Automático Universal) foi o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos. Era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel.
  • IBM 701

    IBM 701
    IBM 701, conhecido como a "calculadora de Defesa" enquanto era desenvolvido, foi anunciado ao público o 29 de abril de 1952 e era o primeiro computador científico comercial de IBM.[1] Seus irmãos na computação de escritório eram a IBM 702 e a IBM 650.
  • Internet

    Internet
    A Internet é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial, ou seja, vários computadores e dispositivos conectados em uma rede mundial e dispõe milhões de dispositivos interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.
  • Primeiro circuito integrado (Jack Kilby)

    Primeiro circuito integrado (Jack Kilby)
    Em eletrônica, um circuito integrado (também conhecido como CI, microcomputador, microchip, chip de silício, chip ou chipe) é um circuito eletrônico miniaturizado (composto principalmente por dispositivos semicondutores), que tem sido produzido na superfície de um substrato fino de material semicondutor.
    Os circuitos integrados são usados em quase todos os equipamentos eletrônicos usados hoje e revolucionaram o mundo da eletrônica.
  • Bell 103 (modem)

    Bell 103 (modem)
    O Bell 103 modem ou Bell 103 do conjunto de dados foi o primeiro modem comercial para computadores, lançado pela AT & T Corporation, em 1962. Permitiu que os dados digitais a serem transmitidos através de linhas telefônicas incondicionados regulares a uma velocidade de 300 bits por segundo. Seguiu-se a introdução do 110 de transmissão de Bell 101 do conjunto de dados em 1958.
  • Linguagem BASIC

    Linguagem BASIC
    BASIC (acrônimo para Beginner's All-purpose Symbolic Instruction Code; em português: Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes), é uma linguagem de programação, criada com fins didáticos, pelos professores John George Kemeny e Thomas Eugene Kurtz em 1964 no Dartmouth College.1 BASIC também é o nome genérico dado a uma grande família de linguagens de programação derivadas do BASIC original.
  • CDC 6600 IBM

    CDC 6600 IBM
    O CDC 6600 era um computador mainframe da Control Data Corporation, lançado inicialmente em 1964
  • Primeiro Mouse (Douglas Engelbart)

    Primeiro Mouse (Douglas Engelbart)
    O rato (português europeu) ou mouse (português brasileiro) é um periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato ou mouse (estrangeirismo, empréstimo do inglês "mouse", que significa "camundongo") tem como função movimentar o cursor (apontador) pelo ecrã ou tela do computador. Foi criado pela Xerox mas somente se tornou um produto com a Apple
  • Primeiro microprocessador (INTEL)

    Primeiro microprocessador (INTEL)
    O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções, podemos dizer que o processador é o cérebro do computador por realizar todas estas funções, é tornar o computador inteligente.
  • PROLOG (Alain Colmerauer)

    PROLOG (Alain Colmerauer)
    Prolog é uma linguagem de programação que se enquadra no paradigma de Programação em Lógica Matemática. É uma linguagem de uso geral que é especialmente associada com a inteligência artificial e linguística computacional. Consiste numa linguagem puramente lógica, que pode ser chamada de Prolog puro, e numa linguagem concreta, a qual acrescenta o Prolog puro com componentes extra-lógicos
  • Primeiro microprocessador de 8 bit

    Primeiro microprocessador de 8 bit
    8 bits é referência aos processadores de 8 bits.1 Eles normalmente utilizam um barramento de dados de 8 bits e um barramento de endereço de 16 bit, o que significa que o espaço de endereçamento é de 64 KB. O primeiro processador 8 bit foi o Intel 8080, utilizado por muitos informáticos do final da década de 1970 e início dos anos 1980, executando o sistema operacional CP/M.
  • Microsoft

    Microsoft
    Microsoft Corporation é uma empresa multinacional de tecnologia e informática dos Estados Unidos, que desenvolve e vende licenças de softwares.
  • Microcomputador Portátil

    Microcomputador Portátil
    Em 1981, Adam Osborne foi o pioneiro, pois lançou um computador completamente portátil. Com uma tela de 5”, a máquina pesava aproximadamente 12 kg e cabia embaixo do banco de um avião. O Osborne 1 teve boas vendas enquanto único no mercado, aproximadamente 10 mil exemplares, mas sua empresa acabou indo a falência em 83 com a chegada de modelos concorrentes.
  • Apple Lisa

    Apple Lisa
    O Lisa foi um computador pessoal (PC) revolucionário lançado pela Apple Computer em 1983. Foi o primeiro PC a ter um mouse e uma interface gráfica. Essa interface foi inspirada nas estações de trabalho Xerox. A idéia por trás do Lisa era tornar os computadores mais fáceis de usar, aumentando assim a produtividade. O projeto Lisa começou em 1978. Steve Jobs, co-fundador da Apple, participou de seu desenvolvimento até 1982, quando juntou-se ao projeto Macintosh
  • HP-150

    HP-150
    O HP-150 foi um "compacto, poderoso e inovativo" computador fabricado pela Hewlett-Packard em 1983 baseado no Intel 8088[1]. Foi um dos primeiros computadores comercializados de ecrã tátil. Não era IBM PC compatível, embora fosse possível utilizar o MS-DOS. O CPU 8088, de 8 MHz, era mais rápido que os de 4,77 MHz da época utilizados nos IBM PC. O HP-150 com um disco rígido opcional tinha o nome de "Touchscreen MAX". O ecrã não era propriamente "tátil", sendo um ecrã de 9" CRT da Sony.
  • Macintosh

    Macintosh
    Primeiro computador pessoal a usar extensivamente mouse e interface gráfica; primeiro computador de 16/32 bits
  • Atari ST

    Atari ST
    Primeiro computador com interface musical MIDI embutida; também apresentava 1 MB de RAM por menos de US$1000
  • Kindle

    Kindle
    Kindle é um leitor de livros digitais desenvolvido pela subsidiária da Amazon, a Lab126, que permite os usuários comprar, baixar, pesquisar e, principalmente, ler livros digitais, jornais, revistas, e outras mídias digitais via rede sem fio1 . O aparelho, que está em sua quarta geração, tinha começado com apenas um produto e agora possui vários aparelhos - a maioria se utilizando de um display para ler papel eletrônico. Atualmente, a "família" Kindle também possui o Kindle Fire, um tablet.
  • Microsoft lança o Windows 7

    Microsoft lança o Windows 7
    O Windows 7 é uma versão Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos produzidos pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores domésticos e empresariais, laptops tablets e PCs de centros de mídia, entre outros.4 Windows 7 foi lançado para empresas no dia 22 de julho de 2009, e começou a ser vendido livremente para usuários comuns às 00:00 horas do dia 22 de outubro de 2009.
  • USB 3.0

     USB 3.0
    USB 3.0 é a terceira versão principal do (USB) para conectividade de computador Universal Serial Bus. Introduzido pela primeira vez em 2008, USB 3.0 adiciona um novo modo de transferência de chamada "SuperSpeed​​" (distinguível de USB 2.0, quer pela cor azul do porto ou a SS iniciais) capaz de transferir dados de até 5 Gbit / s - mais de dez vezes tão rápido quanto a velocidade de 480 Mbit / s superior do USB 2.0.
  • Ipad

    Ipad
    iPad é um dispositivo em formato tablete (tablet) produzido pela Apple Inc. O iPad foi apresentado como um dispositivo situado a meio caminho entre um MacBook e um iPhone. O dispositivo utiliza o mesmo sistema operacional do iPhone, o iOS.
  • Apple apresenta iPad 2 e iOS 4.3

    Apple apresenta iPad 2 e iOS 4.3
    O iPad 2 é a segunda geração do iPad, um computador tablet projetado, desenvolvido e comercializado pela Apple Inc. Ele serve principalmente como uma plataforma para meios audiovisuais, incluindo livros, notícias, filmes, música, jogos, apresentações e conteúdo da web.Apple Inc. fornece atualizações para o sistema operacional iOS para o iPhone, iPad e iPod Touch através do iTunes, e desde que o iOS 5.0, também através de over-the-air atualizações de software.
  • Microsoft Apresenta o Windows 8 ao mundo

    Microsoft Apresenta o Windows 8 ao mundo
    O Windows 8 é um sistema operativo / operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets. É o sucessor do Windows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, durante a conferência de pré-lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova, adaptada para dispositivos sensíveis ao toque.
  • Windows 8 Pro chega ao mercado

    Windows 8 Pro chega ao mercado