História de Computadores

  • Modelo de John Von Neumann

    Modelo de John Von Neumann
    Formalizou o projecto lógico de um computador.
    Sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memoria do computador, (anteriormente eram lidas de cartões perfurados e executados uma a uma).
    A maioria dos computadores de hoje ainda seguem o modelo proposto por Von Neumann.
    Primeiro computador a funcionar com um programa armazenado, de acordo com o modelo de Von Newman.
  • Period: to

    Primeira Geração

    Os computadores foram desenvolvidos nas universidades dos EUA e Inglaterra.
    Preparados para aplicações científico-militares, esses equipamentos são baseados em tecnologias de válvulas eletrônicas, não tendo, confiabilidade.
    O tempo de operação interna era milésimo de segundos.
    As válvulas electrónicas foram inicialmente desenvolvidas para a industria radiofónica
    Possibilitou cálculos,milhares de vezes mais rápidos do que com os anteriores relés electromecânicos.
  • ENIAC

    ENIAC
    O primeiro computador digital electrónico
    Dezoito metros de comprimento por dois metros e meio de largura (aproximadamente um terço da área de um campo de futebol)
    Dezoito mil válvulas
    Trinta toneladas
    capacidade para reter em memoria setenta e quatro números de vinte e três algarismos.
    5000 adições ou 300 multiplicações por segundo..
    Criado por John Mauchly e John Presper Eckert.
    1000x mais rápido do que o MARK-I.
  • Manchester Mark I

    Manchester Mark I
    Von Newman propôs que a memória do computador deveria desenvolver-se de forma a armazenar um programa, constituído por um conjunto de instruções codificadas.
  • UNIVAC I

    UNIVAC I
    Primeiro computador de uso geral a ser comercializado.
    Desenvolvido por Eckert e Mauchy.
    5000 válvulas.
    Adição em 0,5 ms.
    Multiplicação em 2 ms.
    Entrada e saída de dados em banda magnética.
  • TRADIC, da Bell Laboratories

    TRADIC, da Bell Laboratories
    O primeiro modelo de computador 100% transistorizado foi o TRADIC, da Bell Laboratories.
    (TRAnsistor DIgital Computer ou
    TRansistorized Airborne DIgital Computer).
    Outro modelo dessa época era o IBM 1401, com uma capacidade de memória base de 4.096 bytes.
  • IBM 650

    IBM 650
    As dimensões do CPU eram 1,5 m X 0,9 m X 1,8 m.
    As dimensões da unidade de alimentação eram idênticas, mas a sua massa era de 1.348 Kg.
    O sistema necessitava de uma potência eléctrica instalada de 22 KVA.
  • Banda Magnetica

    Banda Magnetica
    Nos anos 50 foi necessário descobrir novos tipos de armazenamento para podermos guardar maior numero de dados.
  • Period: to

    Segunda Geração

    A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial. Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. No final da década de 50, os transistores foram incorporados aos computadores.
  • PDP-1

    PDP-1
    Foi o primeiro computador da serie da Corporação de Equipamento Digital foi o primeiro a ser produzido em 1959.
    É famoso devido ao facto de ter sido a criação mais importante na cultura de "Hacking" no MIT e de Bolt, Beranek e Newman.
    O PDP-1 também foi o Hardware original usado para jogar o primeiro video-jogo na história dos mini-computadores Steve Russell's Spacewar!.
  • Period: to

    Terceira Geração

    A terceira geração começa em 1965 com a substituição dos transístores pela tecnologia dos circuitos integrados (CI).
    Criação de microcomputadores;
    Utilização em tempo partilhado (futura memoria cache);
    Introdução do conceito de compatibilidade;
    Programação em Assembly;
    Desenvolvimento dos primeiros Software (programas);
    Evolução dos diversos componentes(redução em tamanho);
  • Arquitetura x86

    Arquitetura x86
    A arquitectura x86, lançada em meados da década de 70, ainda serve como base para uma boa parte dos computadores actuais.
    O primeiro processador que aproveitou todo o seu potencial foi o Intel 8086, de 1978.
    Pela primeira vez, a velocidade do clock alcançou 5 MHz, utilizando instruções reais de 16bits, o dobro que suas versões concorrentes.
  • Intel 4004

    Intel 4004
    O Intel 4004 foi o primeiro processador lançado em um único chip de silício.
    Ele trabalhava com 4bits, sendo desenvolvido para o uso em calculadoras, operando com o clock máximo de 0.78 Mhz.
    Esta CPU calculava até 92.000 instruções por segundo(ou seja, cada instrução gastava 11 microssegundos).
  • Altair 8800

    Altair 8800
    Primeiro computador pessoal portátil, produzido industrialmente para venda em massa.
  • Apple II

    Apple II
    Lançado em 1976, por Steve Jobs e Steve Wozniak (fundadores da Apple Corp.)
    Foi o primeiro microcomputador pessoal a ter sucesso comercial.
    2ª Geração
    4ª Geração
  • Os famosos 386 e 486

    Os famosos 386 e 486
    As CPUs 80386 e 80486, trabalhavam com 40MHz e 100MHz, respectivamente.
    O 80386 permitiu que vários programas utilizassem o processador de forma cooperativa, através do escalonamento de tarefas.
    Já o 80486 foi o primeiro a usar o mecanismo de pipeline, permitindo que mais de uma instrução seja executada ao mesmo tempo no PC.
  • Period: to

    Quarta Geração

    A quarta geração de computadores caracteriza-se pelo uso do microprocessador.
    O microprocessador é a CPU (Central Processing Unit) dos computadores,ou seja
    Unidade Central de Processamento.
    Introdução dos microprocessadores;
    Desenvolvimento dos computadores pessoais(PC);
    Evolução dos diversos componentes;
    Computadores pessoais e estações de trabalho;
    Sistemas operacionais MS-DOS, Windows e UNIX;
    Sistemas operacionais de rede;
    Evolução dos dispositivos diversos componentes;
    Micro- programação;
  • IBM PC (Personal Computer)

    IBM PC (Personal Computer)
    Lançado em 1981 pela IBM Corp.
    Primeiro microcomputador pessoal da IBM;
    O primeiro PC tinha clock de 4.77MHz, microprocessador Intel 8088 e usava o sistema operacional MS-DOS da Microsoft.
    Tornando-se o computador mais vendido de toda história.
  • Macintosh

    Macintosh
    Lançado em 1984;
    Primeiro computador a apresentar interface gráfico com o utilizador;
    Sucesso em vendas.
  • Expansão da Internet

    Expansão da Internet
    Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado.
  • História da Google

    História da Google
    O BackRub – o avô do Google que conhecemos hoje – teve seu ponta pé inicial em 1996 a partir de computadores compatíveis com a renda dos dois rapazes. Até então, a Internet não possuía ferramentas tão eficazes para a localização de conteúdos a partir de palavras chave. Dois anos depois, tudo já corria muito bem para Page e Brin. Nessa época o site já se chamava Google.
  • Inteligência Artificial

    Inteligência Artificial
    Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. Existente há décadas, esta área da ciência é grandemente impulsionada com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados à IA.
  • Period: to

    Quinta Geração

    O nascimento da Inteligência Artificial;
    Reconhecimento de voz;
    Sistemas inteligentes;
    Redes neuronais;
    Robótica;
    Redes de Alta Velocidade;
    Escala de Integração – ULSI: Ultra Large Scale Integration
    Computação Distribuída;
    Computação nas Nuvens (Cloud);
    Computação em Grade ou em Rede;
    Computação Móvel;
    Computação Ubíqua (presença directa das tecnologias na vida das pessoas, em casa ou em convívio social);
    Realidade Aumentada;