A Evolução do Computador

  • Harvard Mark I

    Harvard Mark I
    Um computador eletro mecânico criado por Grace Hoper e Howard Aiken na Universidade de Harvard em parceria com a empresa IBM.
    Foi a primeira calculadora automática produzida em larga escala, desenvolvido nos Estados Unidos, o Mark 1 tinha cerca de 17 metros de comprimento, 2 metros e meio de altura e pesava cerca de 5 toneladas.
    Esse computador trabalhava com 23 números decimais e realizava as 4 operações aritméticas.
  • ENIAC

    ENIAC
    O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala no mundo, criado pelos norte-americanos John Eckert e John Mauchly. Pesava 30 toneladas, media 5 metros e meio de altura e 25 metros de comprimento consumindo 200 quilowatts de energia.
    Segundo Tom Forester, quando acionado pela primeira vez, o ENIAC consumiu tanta energia que as luzes de Filadélfia piscaram. Na época o seu custo foi 500 mil dólares.
  • Period: to

    Primeira Geração

    Os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas. Possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumirem muita energia. Esses eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina.
  • Period: to

    Segunda Geração

    Apesar de ainda estarem com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração eram mais econômicos e 10 vezes menores do que os seus antecessores, eles funcionavam por meio de transistores criados a partir de silício que é usado até hoje em placas e outros componentes.
    Com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos, sendo programados em linguagem montadora. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial.
  • IBM 7094

    IBM 7094
    Compatível com o IBM 7090, o IBM 7094 ofereceu aumentos substanciais nas velocidades operacionais internas e nas capacidades funcionais para corresponder às crescentes cargas de trabalho científicas dos anos 1960. Ele alcançou potência expandida por meio de processamento de alta velocidade, fornecendo ao seu usuário um ciclo operacional básico da máquina de 2 microssegundos pesando 890 kilos. Essa máquina ultrapassou a marca de 10 mil unidades vendidas apesar do custo elevado.
  • IBM System 360

    IBM System 360
    Um dos primeiros computadores a utilizar circuitos integrados, o 360 foi o primeiro a apresentar o conceito de modularidade, assim o comprador poderia adquirir diferentes módulos, conforme suas necessidades.
    O modelo mais barato do 360 possuía 8 bits e um endereçamento de memória baseado em bytes. Seu processamento era feito por um conjunto de transistores, que já caminhava para um chip. Realizava mais de 2 milhões de operações por segundo e cerca de 500 mil multiplicações.
  • Period: to

    Terceira Geração

    Os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados. Esses substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento sendo capazes de calcular em nano segundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos. Foi nesse período que os chips foram criados, e a utilização de computadores pessoais começou.
  • Altair 8800

    Altair 8800
    Vendido originalmente como um kit através da revista norte-americana Popular Electronics, ele já era um processador de 8 bits e operava a incríveis 2 MHz: "Ele é capaz de endereçar até 64 KB de memória e é rápido, muito rápido!" como dito num anúncio publicitário e hoje é considerado por muitos o primeiro computador pessoal da história.
  • Period: to

    Quarta Geração

    Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia.
  • Microsoft

    Microsoft
    Com base no Altair 8800, Bill Gates e Paul Allen inauguraram o começo de uma das empresas mais dominantes e lucrativas não só na área de computadores mas, abrangendo toda tecnologia sendo mais reconhecida pelos sistemas operacionais para computadores, sendo o primeiro Windows 1.01 lançado em 20 de Novembro de 1985.
  • Apple

    Apple
    Na mesma época Steve Jobs e Steve Wozniak criaram a Apple com o objetivo de projetar e comercializar seus projetos de computação facilitado para usuários leigos pois, nem todos sabiam usar um computador pelo fato de que tudo era feito por comandos, surgindo assim o primeiro projeto que é o Apple 1, primeiramente apresentado para hp que foi sucedido pelo Apple 2 após uma injeção de 250 mil dólares da Intel, trazendo um periférico importante para os computadores que é o mouse.
  • Period: to

    Década de 90

    A partir dessa década são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar as informações com maior rapidez, nesse período, há uma grande expansão dos computadores pessoais.
  • Period: to

    Década de 2000

    Após a virada do milênio os computadores continuaram a seguir a tendência de miniaturização de seus componentes e, tornando dessa forma os computadores mais maleáveis e práticos nas tarefas diárias. Além disso, há um investimento maciço em seu design.
    Além disso, surgem os softwares integrados e começam a surgir os computadores de mão. Ou seja, os smartphones, iPod, iPad e tablets, que incluem conexão móvel com navegação na web.
  • Period: to

    Quinta Geração

    Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico com mais de 50GB de armazenamento. Está geração está sendo marcada pela inteligência artificial e por sua conectividade. A inteligência artificial pode ser verificada em jogos e robores ao conseguir desafiar a inteligência humana.