A História do Computador

  • 2001 BCE

    Computador Digital

    Computador Digital
    Máquina com a capacidade de realizar longas sequências
    de cálculos sem a intervenção humana, através da leitura automática dos dados necessários para a
    realização dos cálculos.
  • 2000 BCE

    Ábaco

    Ábaco
    Por volta de 2000 A.C, os babilônios utilizavam um instrumento
    para calcular chamado ábaco
  • Tabelas Móveis para Multiplicação

    Tabelas Móveis para Multiplicação
    No século XVII, o escocês John Napier construiu tabelas móveis para multiplicação, feitas de marfim
  • Réguas de Cálculo

    Réguas de Cálculo
    As tabelas móveis para multiplicação inspiram William Outhtred que criou as réguas de cálculo.
  • Máquina de Calcular

    Máquina de Calcular
    As tabelas móveis para multiplicação também inspiraram Wilhelm Schickard para criar a máquina de calcular.
  • Period: to

    Máquina capaz de somar e subtrair

    Entre 1642 e 1647, o francês Blaise PASCAL constrói uma máquina capaz de somar e subtrair através do uso de engrenagens, a PASCALine, que é aperfeiçoada pelo alemão Gottfried von Leibniz entre 1671 e 1673 para realizar, também, a multiplicação e divisão. Imagem da PASCALine
  • Period: to

    Armazenamento de Informações

    O matemático francês Joseph Marie Jacquard introduziu o conceito de armazenamento de informações, utilizando placas perfuradas que controlavam a operação de teares.
    Imagem
  • Period: to

    Charles Babbage

    Um matemático inglês chamado Charles tentou mecanizar sequências de cálculos, através de uma máquina que realizaria as operações. Seriam usados cartões perfurados que conteriam tanto as instruções quantos os dados. A sequência de instruções seria executada pela máquina, sem a intervenção de um operador. Os conceitos estabelecidos por ele, entretanto, foram posteriormente usados na construção de outras máquinas, como nos primeiros computadores da International Business Machines (IBM), em 1924.
  • Arithmometer

    Arithmometer
    A primeira máquina de calcular que teve sucesso comercial foi o Arithmometer, criada pelo francês Charles Thomas de Colmar, a partir de melhoramentos introduzidos na
    máquina de Leibniz
  • MARK I

    MARK I
    Howard Aiken, um professor de matemática, propôs à IBM a construção de uma máquina que realizaria automaticamente sequências de operações e cálculos, usando algumas partes e técnicas das máquinas de cartão perfurado. A máquina, batizada MARK I, foi construída usando uma combinação de dispositivos eletromecânicos, e foi usada na Segunda Guerra
    Mundial em cálculos de trajetória. O MARK I media 18 metros de comprimento por 2,5 metros de altura, tendo mais de 700 quilômetros de cabos.
  • Atanasoff Berry Computer, O primeiro computador digital

    Atanasoff Berry Computer, O primeiro computador digital
    O primeiro computador digital, oficialmente reconhecido em 1973, foi o Atanasoff Berry Computer (ABC), apresentado pelo professor de matemática John Atanasoff em 1939 e que foi o primeiro a utilizar válvulas. O ABC era um computador com um propósito especial: resolver sistemas de equações lineares, e que empregava capacitores para sua memória. A máquina ABC não era programável, mas era um computador em outros aspectos. Foi a primeira máquina a ser acessada remotamente via uma linha telefônica.
  • Z3

    Z3
    Em 1936 Konrad Zuse iniciou a construção das primeiras calculadoras "Z-series", calculadoras com memória e programáveis, entretanto, nunca funcionou com confiabilidade por problemas de precisão em suas peças. A máquina seguinte de Zuse, o Z3. Era baseada em relés telefônicos e funcionou. O Z3 passou a ser o primeiro computador programável. Em vários aspectos, era muito semelhante às máquinas modernas. Pioneiro em vários avanços, como o uso de aritmética binária e números de ponto flutuante.
  • Colossus

    Colossus
    Computador inglês projetado durante a Segunda Guerra Mundial pela equipe liderada por Alan Turing. Seu principal objetivo era fazer a criptoanálise de códigos ultra-secretos utilizados pelos nazistas, criados com a máquina Lorenz SZ 40/42. Este foi o primeiro computador eletrônico programável (parcialmente, através de fios). O protótipo, Colossus Mark I, começou a funcionar no final de 1943 e estava operacional no começo de 1944. A versão melhorada Colossus Mark II foi instalada em junho de 1944
  • ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer)

    ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer)
    Eckert e Mauchly, iniciaram a construção do ENIAC, máquina que usava componentes eletrônicos, que incrementou bastante sua velocidade. A programação era feita através de chaves.
    Ocupava mais de 170 m², pesava cerca de 30 toneladas e possuía 18.000 válvulas, 10.000 capacitores e milhares de resistores e relés, consumindo aproximadamente 150.000 "watts" para executar 5.000 operações de adição ou subtração em 1 segundo. Um dos problemas do ENIAC era a tarefa de carregar e modificar o programa.
  • IAS

    IAS
    Em 1946, John Von Neumann e seus colegas começaram o projeto de um computador de programa armazenado, conhecido como IAS, no Instituto de Estudos Avançados. O IAS foi finalizado em 1952, e constitui o protótipo de todos os computadores de propósito geral. Alguns aspectos desta máquina são: utilização de unidades específicas para o controle lógico do dispositivo, realização de operações elementares de aritmética, armazenamento dos dados e instruções na mesma memória, entre outros.
  • UNIVAC I

    UNIVAC I
    O UNIVAC I, projetado por Eckert e Mauchly em sua própria companhia, foi o primeiro computador digital disponível comercialmente. Remington Rand vendeu 46 máquinas por mais de US$1 milhão cada. O UNIVAC usava 5.200 válvulas, pesava 13 toneladas e consumia 125 kW para fazer 1905 operações por segundo, com um clock de 2.25MHz. O sistema completo ocupava mais de 35 m². A entrada e saída de informações eram realizadas por uma fita metálica de 1/2 polegada de largura e 400 m de comprimento.
  • IMB

    IMB
    A IBM entrou no mercado em 1952, com o IBM 701 (voltado para aplicações científicas) que deu origem a uma série de máquinas (IBM 704, 709 e 7094). Isto tornou a IBM o maior fabricante de computadores do mercado.
  • TRADIC (Transistorized Digital Computer)

    TRADIC (Transistorized Digital Computer)
    O primeiro computador digital transistorizado foi o TRADIC, construído nos laboratórios Bell em 1954. Utilizava 800 transistores. Nessa época, apareceram também os circuitos impressos, as memórias de núcleos magnéticos e as primeiras linguagens de alto nível: FORTRAN em 1956, COBOL, em 1959, e ALGOL, em 1960 (as máquinas eram programadas em linguagem de máquina, binária, ou de montagem "assembly"). O primeiro computador científico transistorizado da IBM-1620, tornou-se disponível em 1960.
  • Period: to

    Segunda Geração de Computadores

    Na década de 50, uma inovação surgiu para substituir as válvulas: o transistor. Enquanto as válvulas eram grandes, caras e dissipavam muito calor, os transistores eram pequenos, baratos e mais confiáveis. O uso de transistores no lugar de válvulas teve uma importância tão grande, acarretando uma grande queda no preço dos computadores e crescimento em sua indústria, que delimitou o início da segunda geração de computadores.
  • Period: to

    Terceira Geração de Computadores

    Em 1965, uma terceira geração de computadores foi introduzida. As máquinas desse período utilizavam circuitos integrados, ou seja, pequenos blocos contendo vários transistores e outros
    componentes eletrônicos. Tais blocos podiam conter desde alguns transistores (small scale integrated - SSI) até dezenas deles (medium scale integrated - MSI). Essa inovação causou uma redução do tamanho médio das máquinas para a metade e praticamente duplicou a capacidade de processamento.
  • INTERNET

    INTERNET
    A Rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral.
  • Period: to

    Quarta Geração de Computadores

    A quarta geração de computadores não é facilmente distinguível da terceira. Características das máquinas desse período são o uso de circuitos LSI(large scale integrated), com mais de cem transistores por bloco, e circuito VLSI (very large scale integrated), com milhares de transistores por bloco, multiprocessamento e vetorização (execução sobreposta das etapas das instruções). A Quarta Geração terminou em 1981 com o lançamento dos circuitos ULSI (Circuitos de Escala Ultra Grande).
  • PC’s (Personal Computer) da IBM

    PC’s (Personal Computer) da IBM
    Na segunda metade da década de 70 começam a aparecer os primeiros microcomputadores. Dentre eles, destacam-se os PC’s (Personal Computer) da IBM (que utilizava o microprocessador
    INTEL 8088) e o Macintosh da Apple (microprocessador MOTOROLA 68000).
  • Microsoft Corporation

    Microsoft Corporation
    Microsoft Corporation é uma empresa transnacional americana com sede em Washington, que desenvolve, fabrica, licencia, apoia e vende softwares de computador, produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais. Entre seus produtos de software mais conhecidos estão: os sistemas operacionais Windows, aplicativos para escritório Office e o navegador Internet Explorer. Entre seus principais produtos de hardware estão o videogame Xbox, tablets Surface e os Smartphones Microsoft Lumia, antiga Nokia
  • APPLE

    APPLE
    Empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. Os produtos de hardware mais conhecidos da empresa incluem a linha de computadores Macintosh, iPod, iPhone, iPad, Apple TV e o Apple Watch. Os softwares incluem o sistema operacional Mac OS X, o navegador de mídia iTunes, suíte de software multimídia e criatividade iLife, navegador Safari e o iOS, um sistema operacional móvel.
  • Period: to

    Filosofia RISC

    Na década de 80, surgiram os computadores baseados na filosofia RISC (Reduced Instructions Set Computer - computador com um conjunto de instruções reduzido). Atualmente, juntamente
    com o desenvolvimento de processadores mais poderosos, têm sido desenvolvidas máquinas com a capacidade de realizar processamento paralelo (simultâneo) através do uso de vários processadores no mesmo computador.
  • Quinta Geração de Computadores

    Quinta Geração de Computadores
    Podemos chamar de quinta geração a revolução da Internet das
    Coisas / Computação em nuvem, onde os computadores estão por toda parte e embutidos em tudo (na verdade invisíveis). Esta revolução não trará uma mudança tão grande em níveis arquiteturais da computação, mas sim será uma revolução do paradigma de uso do computador.
  • Primeiro Smartphone

    Primeiro Smartphone
    O primeiro produto a combinar as funcionalidades de celular com PDA (Personal digital assistants) foi o IBM Simon lançado em 1993, o aparelho continha tela de toque e conseguia acessar emails. Em 1996 a Nokia lançou o Nokia 9000, naquela época era comum se referir aos aparelhos pelo termo PDA phone, o termo smartphone só foi usado pela primeira vez em 1997 pela Ericsson.
  • GOOGLE

    GOOGLE
    Empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords.