Historia da Informatica

  • ENIAC

    ENIAC
    O ENIAC foi construído entre 1943 e 1945 e entrou oficialmente em operação em julho de 1946. Ele era composto por nada menos do que 17.468 válvulas, além de 1.500 relés e um grande número de capacitores, resistores e outros.No total, ele pesava 30 toneladas e era tão volumoso que ocupava um grande galpão. Outro grave problema era o consumo elétrico: um PC típico atual, com um monitor LCD, consome cerca de 100 watts de energia, enquanto o ENIAC consumia incríveis 200 kilowatts.componentes.
  • Period: to

    Primeira Geração

    A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade. Além disso, a programação era realizada diretamente na linguagem de máquina, o que dificultava a programação e consequentemente despendia muito tempo.
  • EDSAC

    EDSAC
    Depois da criação do ENIAC, surgiram evoluções posteriores como em 1949 o EDSAC com a propriedade de armazenamento de programas,ainda com válvulas eletrônicas, porém com uma velocidade de 714 informações por segundo, com a notação binária, o que resultou na invenção da ULA (Unidade Aritmética e Lógica).Além do EDSAC, surgiram outros nomes para o mesmo invento, como EDVAC, ILLIAC,FLAC,MIDAC,ORDVAC,OARAC, MANIAC, ODABAC, sendo as universidade dos Estados Unidos terem “criado” um computador desses.
  • UNIVAC

    UNIVAC
    John Mauchly e Presper Eckert abrem sua própria empresa na Filadéfia a Remington Rand e criaram o UNIVAC (Universal Automatic Computer), um computador destinado ao uso comercial. Era uma máquina eletrônica de programa armazenado que recebia instruções de uma fita magnética de alta velocidade ao invés dos cartões perfurados. O UNIVAC foi utilizado para prever os resultados da eleição presidencial que ocorreria na quele ano.
  • IBM 650

    IBM 650
    A IBM anuncia o IBM 650, o primeiro computador a ser produzido em massa. Até o ano de 1962 foram produzidos 2000 unidades e o suporte a ele foi encerrado em 1969.
  • TRADIC

    TRADIC
    Em 1955, JH Felker da Bell Laboratories lança o primeiro computador totalmente transistorizado para a Força Aérea Americana, o TRADIC (TRAnsistor DIgital Computer), este possuía cerca de 800 transistores, o que permitia trabalhar com menos de 100 watts de consumo de energia.
  • Period: to

    Segunda Geração

    A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial. Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. No final da década de 50, os transistores foram incorporados aos computadores.
  • Computadores IBM da segunda geração.

    Computadores IBM da segunda geração.
    O computador IBM 1401 foi anunciado publicamente pela IBM em 1959. Construído nos USA era totalmente transistorizado e tinha uma capacidade de memória a base de 4.096 bytes com um ciclo de memória de 12 microsegundos. A memória era construída com toros de ferrite (óxido de ferro)
  • UNIX

    A década de 1960 foi marcadopara o mundo dos computadores, mais especificamente dos sistemas operacionais (SO). É nos anos 60 que surge o embrião do Unix, o pai de praticamente todos os SOs existentes hoje em dia.Unix é um sistema operacional criado por Kenneth Thompson após um projeto de sistema operacional não ter dado certo. Foi o primeiro sistema a introduzir conceitos muito importantes para SOs como suporte a multiusuários, multitarefas e portabilidade.
  • BM’s System/360

    BM’s System/360
    Um computador que representa esta geração foi o IBM’s System/360, voltado para o setor comercial e científico. Ele possuía uma arquitetura plugável, na qual o cliente poderia substituir as peças que dessem defeitos. Além disso, um conjunto de periféricos eram vendidos conforme a necessidade do cliente.
  • Period: to

    Terceira Geração

    O período da terceira geração foi 1965-1971. Os computadores de terceira geração utilizados circuitos integrados (IC's) em lugar de transistores. Um único IC tem vários transistores, resistores e capacitores junto com o circuitos associados. Esta evolução fez computadores menores em tamanho, confiável e eficiente.
  • Microprocessador/ Computadores da 4° Geração

    Microprocessador/ Computadores da 4° Geração
    O primeiro microprocessador foi o Intel 4004, lançado em 1971. O i4004 não era muito poderoso, já que ele só podia somar e subtrair 4 bits por vez. Mesmo assim, era incrível ver tudo isso em um único chip naquela época. Antes do 4004, os engenheiros construíram computadores com vários chips (transistores ligados um a um). O 4004 foi utilizado em uma das primeiras calculadoras eletrônicas portáteis.
  • Intel 8008

    Intel 8008
    Em 1972, foi lançado o Intel 8008 que corresponde ao primeiro microprocessador de 8 bits.
  • Quarta Geração Micral

    Quarta Geração Micral
    Primeiro microcomputador do mundo, foi lançado em 1973 e não obteve êxito comercial. Era programado diretamente com números binários e não possuía nenhum periférico de E/S (entradas e saídas).
  • Quarta Geração Altair

    Quarta Geração Altair
    Com a popularização do microprocessador, surgiram diversos kits que podiam ser comprados em lojas e montados em casa. O mais famoso foi o Altair 8800: ele inspirou dois estudantes a escrever um interpretador BASIC, de forma que os usuários não eram obrigados a usar a linguagem de máquina. Seus nomes? Bill Gates e Paul Allen.
  • Period: to

    Quarta Geração

    A quarta geração é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. As CPUs atingiram o incrível patamar de bilhões de operações por segundo, permitindo que muitas tarefas fossem implementadas agora. Os circuitos acabaram se tornado ainda mais integrados e menores, o que permitiu o desenvolvimento dos microprocessadores.
  • IBM - PC (Personal Computer):

    IBM - PC (Personal Computer):
    Em 1981, a IBM resolveu investir em microcomputadores. O primeiro PC era baseado no microprocessador Intel 8088 de 16 bits e velocidade de clock de 4.77MHz. Possuía 16k de memória RAM (expansível até 256K), acionadores de disquete e monitor opcional.
  • expansão da Internet.

    expansão da Internet.
    A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais.
  • Computadores Artificiais

    Computadores Artificiais
    Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico com mais de 50GB de armazenamento.
  • Period: to

    Quinta Geração

    A quinta geração está sendo marcada pela inteligência artificial e por sua conectividade. A inteligência artificial pode ser verificada em jogos e robores ao conseguir desafiar a inteligência humana. A conectividade é cada vez mais um requisito das indústrias de computadores. Hoje em dia, queremos que nossos computadores se conectem ao celular, a televisão e a muitos outros dispositivos como geladeira e câmeras de segurança.