Imagem func.pc01

Evolução dos Computadores

  • ENIAC

    ENIAC
    O primeiro computador eletrônico surgiu durante a 2ª Guerra mundial em 1944 nos EUA e se chamado ENIAC.
  • Principais características do ENIAC

    Principais características do ENIAC
  • UNIVAC

    UNIVAC
    Acrónimo utilizado inicialmente para denominar o primeiro computador eletrónico comercial americano, desenhado para efetuar tarefas diversificadas de processamento de dados.
  • Period: to

    1ª Geração de Computadores

    Os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas electrónicas.
  • TRADIC

    TRADIC
    O TRADIC foi o primeiro computador transistorizado nos EUA, concluído em 1954. O computador foi construído por Jean Howard Felker, da Bell Labs, para a Força Aérea dos Estados Unidos, enquanto L.C. Brown era um engenheiro-chefe do projeto, iniciado em 1951.
  • IBM TX-0

    IBM TX-0
    Tinha um monitor de vídeo de alta qualidade, além de ser rápido e relativamente pequeno.
  • IBM-7094

    IBM-7094
    O IBM 7090 é uma versão transistorizada de segunda geração do computador de mainframe para tubos IBM 709 anterior, projetado para "aplicações científicas e tecnológicas em larga escala". O 7090 é o quarto membro dos computadores científicos da série IBM 700/7000. A primeira instalação do 7090 foi em dezembro de 1959.
  • PDP-1

    PDP-1
    O PDP-1 é o primeiro computador na Digital Equipment Corporation 's PDP série e foi produzido pela primeira vez em 1959. O PDP-1 é o hardware original para jogar o primeiro jogo da história em um minicomputador , a Spacewar de Steve Russell.
  • Period: to

    2ª Geração de Computadores

    A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e confiável. Os computadores desta geração já calculavam em microssegundos (milionésimos) e eram programados em linguagem montadora.
  • IBM 1401

    IBM 1401
    O computador IBM 1401, foi o primeiro membro da série IBM 1400, era um computador decimal de longitude de palavra variável, que foi apresentado ao mercado pela empresa IBM em 5 de outubro de 1959, sendo retirado a 8 de fevereiro de 1971.
  • Period: to

    3ª Geração de Computadores

    A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos circuitos integrados, feitos de silício. Também conhecidos como microchips, eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos.
  • Primeiro Rato

    Primeiro Rato
    Entre os dispositivos de entrada apresentados por Engelbart em 1968, durante a primeira demonstração pública de seu projeto, havia uma caixinha de madeira com um botão vermelho na parte superior e um cabo que saía de uma das extremidades, lembrando, de alguma forma, o rabo de um rato. Era o primeiro mouse da História.
  • ARQUITECTURA X86

    ARQUITECTURA X86
    O próprio 8086 não era completamente novo: ele próprio baseava-se nos microcontroladores anteriores da Intel, sendo que os programas poderiam ser facilmente traduzidos para funcionarem no novo processador.
  • INTEL 4004

    INTEL 4004
    Desenvolvido desde 1969 com a missão de ser uma alternativa aos transístores físicos.
  • Altair 8800

    Altair 8800
    Primeiro computador pessoal portátil, produzido industrialmente para venda em massa.
  • Apple I

    Apple I
    O Apple I, também conhecido por Apple-1, foi um computador pessoal primitivo, desenhado por Steve Wozniak para uso próprio. Um amigo de Wozniak, Steve Jobs teve então a ideia de vender o computador.
  • Apple II

    Apple II
    Lançado em 1976, por Steve Jobs e Steve Wozniak (fundadores da Apple Corp.)
    Foi o primeiro microcomputador pessoal a ter sucesso comercial.
  • Period: to

    4ª Geração de Computadores

    A quarta geração de computadores caracteriza-se pelo uso do microprocessador.
    O microprocessador é a CPU (Central Processing Unit) dos computadores,ou seja
    Unidade Central de Processamento.
  • IBM PC (PERSONAL COMPUTER)

    IBM PC (PERSONAL COMPUTER)
    Primeiro microcomputador pessoal da IBM;
    O primeiro PC tinha clock de 4.77MHz, microprocessador Intel 8088 e usava o sistema operacional MS-DOS da Microsoft.
    Tornando-se o computador mais vendido de toda história.
  • Osborne 1

    Osborne 1
    O primeiro modelo de notebook foi inventado em 1981, por Adam Osborne, considerado o pioneiro dos computadores portáteis. A invenção de Osborne ficou conhecida como o primeiro computador totalmente portátil da história.
  • Primeiro Rato da Apple

    Primeiro Rato da Apple
    Uma característica marcante desse modelo é que, em vez de uma bolinha de borracha, o mouse do Lisa usava uma esfera de metal. Esse foi o modelo que estabeleceu o padrão de um único botão para outros mouses da empresa, durante cerca de 20 anos.
  • Macintosh

    Macintosh
    A Apple Computer lançou o Macintosh que se tornou no primeiro computador com drive de rato e com interface gráfico.
    Foi também ele um sucesso de vendas apesar de custar 2500 dólares.
  • Toshiba T1100

    Toshiba T1100
    T1100 é um laptop fabricado pela Toshiba em 1985. O modelo não continha disco rígido usando disquetes em vez. O CPU era um Intel 8086. Possuia um ecrã monocromatico. Foi o primeiro laptop da história.
  • Period: to

    5ª Geração de Computadores - Visão do futuro

    A quinta geração está sendo marcada pela inteligência artificial e por sua conectividade. A inteligência artificial pode ser verificada em jogos e robores ao conseguir desafiar a inteligência humana. A conectividade é cada vez mais um requisito das indústrias de computadores.
  • Primeiro Rato Óptico

    Primeiro Rato Óptico
    O IntelliMouse com IntelliEye, da Microsoft, funcionava sobre quase qualquer tipo de superfície e apresentou melhoras muito significativas quando comparado com o mouse mecânico.
    A principal diferença era o fato de que a “bolinha” do mouse mecânico foi substituída por um LED infravermelho, apresentando a vantagem de esse modelo não acumular sujeira, evitando assim que o usuário precisasse abrir o dispositivo e limpá-lo
  • Chromebook

    Chromebook
    O Chromebook é um computador pessoal executando o Google Chrome OS. Este dispositivo pertence a uma classe distinta dos computadores pessoais ficando entre um thin client e um laptop convencional.
    Os primeiros dispositivos a venda, fabricados pela Acer Inc. e pela Samsung, foram anunciados em maio de 2011 na conferência Google I/O e começaram a ser disponibilizados ao público em 15 de junho de 2011.
  • Ultrabook

    Ultrabook
    Ultrabook é um tipo de laptop ultrafino definido pela HP.
    Criado no ano de 2011, é uma iniciativa da Intel para criar um mercado PC para concorrer com o Apple MacBook Air.