Evolução dos Computadores

By Tatu
  • Transistor

    Transistor
    Foi em 1947 que surgiu o primeiro transistor, produzido pela BellTelephone Laboratories. Esta descoberta revolucionou a eletrônica, os circuitos passaram a consumir muitíssimo menos energia , eocupavam menos espaço. Os transistores eram e são muito mais confiáveis que as válvulas.
  • Period: to

    Evolução dos Computadores

  • Primeiro Computador Comercial

    Primeiro Computador Comercial
    O UNIVAC I foi o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos. Era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel.
    O UNIVAC foi um dos primeiros computadores do Brasil, adquirido pelo IBGE em 1961 por US$ 2.976.350,00, incluídos acessórios e periféricos, para processar dados do censo.
  • IBM 701

    IBM 701
    IBM 701, conhecido como a "calculadora de Defesa" enquanto era desenvolvido, foi anunciado ao público o 29 de abril de 1952 e era o primeiro computador científico comercial de IBM. Seus irmãos na computação de escritório eram a IBM 702 e a IBM 650.
  • Supercomputador

    Supercomputador
    Projetado na Inglaterra em dezembro de 1962, o Ferranti Atlas recebeu o título de computador mais poderoso do planeta.
    O supercomputador teve alguns novidades revolucionárias em termos de design de computação para a época, como foi o caso do uso da memória virtual, presente até hoje nos modernos PCs.
  • Microprocessador

    Microprocessador
    Intel 4004 é uma Unidade Central de Processamento com 4-bits. Fabricado pela Intel Corporation em 1971, foi o primeiro microprocessador em um chip simples, assim como o primeiro disponível comercialmente.
    Embora projetado originalmente para ser um componente de calculadoras, o 4004 logo encontrou muitos usos.
  • Microcomputador Portátil

    Microcomputador Portátil
    Em 1981, Adam Osborne foi o pioneiro, pois lançou um computador completamente portátil. Com uma tela de 5”, a máquina pesava aproximadamente 12 kg e cabia embaixo do banco de um avião. O Osborne 1 teve boas vendas enquanto único no mercado, aproximadamente 10 mil exemplares, mas sua empresa acabou indo a falência em 83 com a chegada de modelos concorrentes.
  • Apple Lisa

    Apple Lisa
    O Lisa foi um computador pessoal (PC) revolucionário lançado pela Apple Computer em 1983. Foi o primeiro PC a ter um mouse e uma interface gráfica. Essa interface foi inspirada nas estações de trabalho Xerox. A idéia por trás do Lisa era tornar os computadores mais fáceis de usar, aumentando assim a produtividade. O projeto Lisa começou em 1978. Steve Jobs, co-fundador da Apple, participou de seu desenvolvimento até 1982, quando juntou-se ao projeto Macintosh.
  • HP-150

    HP-150
    O HP-150 foi um "compacto, poderoso e inovativo" computador fabricado pela Hewlett-Packard em 1983 baseado no Intel 8088[1]. Foi um dos primeiros computadores comercializados de ecrã tátil. Não era IBM PC compatível, embora fosse possível utilizar o MS-DOS. O CPU 8088, de 8 MHz, era mais rápido que os de 4,77 MHz da época utilizados nos IBM PC. O HP-150 com um disco rígido opcional tinha o nome de "Touchscreen MAX". O ecrã não era propriamente "tátil", sendo um ecrã de 9" CRT da Sony envolto em
  • Macintosh

    Macintosh
    Primeiro computador pessoal a usar extensivamente mouse e interface gráfica; primeiro computador de 16/32 bits
  • Atari ST

    Atari ST
    Primeiro computador com interface musical MIDI embutida; também apresentava 1 MB de RAM por menos de US$1000
  • World Wide Web

    World Wide Web
    A World Wide Web, também conhecida como Web e WWW, é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na internet. Sir Timothy John Berners-Lee é o criador da World Wide Web a primeira proposta para sua criação foi em março de 1989. Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet.
  • Kindle

    Kindle
    Kindle é um leitor de livros digitais desenvolvido pela subsidiária da Amazon, a Lab126, que permite os usuários comprar, baixar, pesquisar e, principalmente, ler livros digitais, jornais, revistas, e outras mídias digitais via rede sem fio1 . O aparelho, que está em sua quarta geração, tinha começado com apenas um produto e agora possui vários aparelhos - a maioria se utilizando de um display para ler papel eletrônico. Atualmente, a "família" Kindle também possui o Kindle Fire, um tablet, que t
  • Ipad

    Ipad
    iPad é um dispositivo em formato tablete (tablet) produzido pela Apple Inc.
    O iPad foi apresentado como um dispositivo situado a meio caminho entre um MacBook e um iPhone. O dispositivo utiliza o mesmo sistema operacional do iPhone, o iOS. A recepção inici