Rui

Evolução dos Procesadores

  • Primeiro processador

    Primeiro processador
    No dia 15 de novembro de 1971, a Intel anunciou o lançamento do seu primeiro processador, o Intel 4004. De lá para cá, o mundo da computação se voltou para o desenvolvimento de chips cada vez mais potentes, e, hoje, temos um farto leque de possibilidades. Por isso, vamos relembrar um pouco deste pioneiro processador, que completa 40 anos de história.
  • Processadores

    Processadores
    Intel 8008, um dos primeiros microprocessadores comerciais
  • Motherboard ATX

    Motherboard ATX
    O modelo, ou arquitetura, ATX foi inventado, em 1995, pela empresa norte-americana Intel Corporation.
    Um "form fator" ou especificação descreve a apresentação geral de uma caixa de sistema, o posicionamento das slots nas traseiras da caixa e a forma como as principais componentes do sistema se vão integrar dentro da caixa.
    Existem três componentes principais que têm de se ajustar em termos do seu "form fator" (especificação de fabrico): a caixa, a fonte de alimentação e a motherboard.
  • Motherboard NLX

    Motherboard NLX
    NLX (New Low Profile eXtended) foi um fator de forma proposto por Intel e desenvolvido em conjunto com a IBM , dezembro , e outros fornecedores de perfil baixo, de baixo custo, PCs no varejo comercializado em massa. Release 1.2 foi finalizado em Março de 1997 e liberar 1,8 foi finalizado em abril de 1999. NLX foi semelhante em design global para LPX , incluindo uma placa riser e um caso slimline low-profile. NLX (factor de forma da motherboard) (motherboard_form_factor)
  • Evoluçao dos Processadores

    Evoluçao dos Processadores
    O Pentium 4 é a quinta geração de microprocessadores com arquitetura x86 fabricados pela Intel, é o primeiro CPU totalmente redesenhado desde o Pentium Pro de 1995. Ao contrário do Pentium II, o Pentium III, e os vários Celerons, herdou muito pouco do design do Pentium Pro
  • Principais Fabricantes de Motherboards

    Principais Fabricantes de Motherboards
    ASUS/AsRock
    ECS/PCChips
    Gigabyte
    MSI
  • Motheboard BTX

    Motheboard BTX
    O novo formato foi lançado por dois motivos básicos: primeiro, melhorar a dissipação térmica do computador (isto é, sua ventilação interna). Com processadores com clocks cada vez mais elevados e com os outros componentes do computador
  • Relação do Socket com o Processador

    Relação do Socket com o Processador
    AMD e Intel possuem seus próprios soquetes para encaixar processadores na placa-mãe e, na hora de adquirir uma nova CPU, é importante que o usuário conheça qual é o encaixe oferecido pela placa-mãe para não acabar adquirindo uma CPU incompatível.O LGA1150 é o soquete da Intel usado nos processadores que pertencem às gerações Haswell e Broadwell (ou de quarta e quinta gerações).
  • Historial de Processadores e Sockets

    Historial de Processadores e Sockets
    Desde o lançamento dos primeiros processadores, tanto a Intel quanto a AMD tem criado uma série de soquetes para seus processadores. Neste tutorial listaremos todos os tipos de soquetes já lançados até hoje, com uma lista de processadores compatíveis. No início, um soquete de processador era compatível apenas com um tipo de processador. Esta história mudou com o lançamento do processador 486 e do uso do soquete ZIF (Zero Insertion Force), também conhecido como LIF (Low Insertion Force)
  • Intel Core I9

    Intel Core I9
    O Core i9 9900K é novo processador de 9ª geração da Intel. Apresentado pela marca como “o melhor processador gamer do mundo”, a CPU é equipada com oito núcleos de processamento, suporte a overclock e velocidades que chegam aos 5 GHz.
  • Ryzer 9 5900x

    Ryzer 9 5900x
    A AMD revelou nesta quinta-feira (8) o novo Ryzen 9 5900X, que promete ser o melhor processador do mundo para jogos. Dessa forma, o chip deve superar o Core i9 10900K, classificado da mesma forma pela rival Intel. A CPU gamer faz parte da linha Ryzen 5000, que traz arquitetura Zen 3 de 7 nm para maior eficiência energética e alta performance. De acordo com a fabricante, a nova geração permite uma performance por Watt consumido até 2,4 vezes acima dos Zen 2
  • Motherboards

    Motherboards
    Processadores AMD Ryzen 5000 funcionam em motherboards com chipset X370 e A320. Já se sabia que a AMD iria permitir que motherboards equipadas com chipsets da série 400 (B450 e X470), mas segundo publicações que estão a circular nas redes sociais e em foruns, estão a ser disponibilizadas BIOS a fabricantes para motherboards com chipsets ainda mais antigos, como o AMD X370 e A320.