História do computador

  • Period: to

    Primeira geração - Válvulas

    A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.
  • Primeiro computador digital eletrônico de grande escala (ENIAC)

    Primeiro computador digital eletrônico de grande escala (ENIAC)
    John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia e em parceria com o Governo dos EUA, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC (Eletron ic Numerical Integrator and Calculator). O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas.
  • Foi apresentado o EDSAC

    Foi apresentado o  EDSAC
    Em 1949 Surge o computador EDSAC (Eletronic Delay Storage Automatic Calculator), primeiro a utilizar fita magnética. Foi também, um dos primeiros computadores fabricados no Reino Unido. Seu inventor foi o cientista inglês Maurice Wilkes, o EDSAC foi o primeiro computador operacional em grande escala capaz de armazenar seus próprios programas.
  • EDVAC

    EDVAC
    O EDVAC ocupava o mesmo espaço do ENIAC mas possuia cem vezes mais memoria interna. As instruções já não eram passadas ao computador por meios de fios ou válvulas elas ficavam em um dispositivo eletrônico denominado linha de retardo. Criado por Mauchly e Eckert o EDVAC podia codificar as informações em forma binária em vez da forma decimal,reduzindo bastante o número de válvulas, foi planejado para acelerar o trabalho armazenando tanto programas quanto dados em sua expansão de memória interna.
  • Criado o UNIVAC

    Criado o UNIVAC
    John Mauchly e Presper Eckert abriram uma firma na Filadéfia e criaram o UNIVAC - Universal Automatic Computer, o qual era destinado ao uso comercial.
    Era uma máquina eletrônica de programa armazenado que recebia instruções de uma fita magnética de alta velocidade ao invés dos cartões perfurados, foi utilizado para prever os resultados de uma eleição presidencial.
    O UNIVAC foi um dos primeiros computadores do Brasil, adquirido pelo IBGE em 1961 por US$ 2.976.350,00 para processar dados do censo.
  • Lançado o IBM 701

    Lançado o IBM 701
    Conhecida como a Calculadora de Defesa, enquanto em desenvolvimento, foi anunciado ao público em 29 de abril de 1952, finalmente apresentado ao público em 07 de abril de 1953 como o IBM 701 Electronic Data Processing Machines, e foi o primeiro computador científico comercial da IBM.
  • Anunciado o IBM 650

    Anunciado o IBM 650
    O computador IBM 650 foi disponibilizado publicamente nos USA pela IBM em Dezembro de 1954. Media 1,5 m X 0,9 m X 1,8 m e tinha uma massa de 892 Kg.
    O IBM 650 era indicado para resolver problemas comerciais e científicos. A empresa projetou a venda de 50 exemplares do computador (mais do que todos os computadores do mundo juntos) o que foi considerado um exagero.
    Apesar do pessimismo, em 1958, duas mil unidades do IBM 650 estavam espalhadas pelo mundo.
  • Period: to

    Segunda geração - Transistores

    A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial. Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. No final da década de 50, os transistores foram incorporados aos computadores.
  • ENIAC foi desativado

    ENIAC foi desativado
    ENIAC é considerado o primeiro computador eletrônico do mundo. foi desativado em 2 de outubro de 1955.
  • Apresentado o IBM 305 RAMAC

    Apresentado o IBM 305 RAMAC
    Em 1956 a IBM revoluciona o mercado ao apresentar o IBM 305 RAMAC, primeiro computador a utilizar disco rígido magnético.
    Esse disco foi batizado de "IBM 350 Disk File", e se tratava de uma pilha de 15 discos de 24 polegadas, com capacidade para armazenar 5 milhões de caracteres de 7 bits, o equivalente a 4,4MB.
  • Period: to

    Terceira geração - Circuitos Integrados

    A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos circuitos integrados, feitos de silício. Também conhecidos como microchips, eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos.
  • Intel cria o primeiro microprocessador

    Intel cria o primeiro microprocessador
    Em 1971 a Intel cria o primeiro microprocessador para atender uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial. Foi desenvolvido o 4004, um circuito integrado programável que trabalhava com registradores de 4 bits, 46 intruções, clock de 740Khz com 2300 transitores.
  • Lançado o Altair 8800

    Lançado o Altair 8800
    Em 1975 surge o MITS Altair 8800, computador pessoal baseado na CPU Intel 8080. foi vendido com um kit através da revista norte-americana Popular Eletronics. A intenção era vender apenas algumas centenas de unidades, mas alcançou marcar surpreendentes na época, 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês.
  • Lançado o IMSAI8080

    Lançado o  IMSAI8080
    O microcomputador IMSAI 8080 foi liberado em 1975 e era compatível com seu princiapl concorrente, o Altair 8800 de MITS. Foram vendidas entre 17 e 20 mil unidades, produzidas entre 1975 e 1978.
  • Lançado o Apple I

    Lançado o Apple I
    O apple I foi o primeiro produto da Apple. Sua apresentaçao ao público ocorreu em abril de 1976 no Homebrew Computer Club em Palo Alto, Califórnia. O equipamento era vendido por USD$ 666,66.
    O Apple I, é um computador pessoal primitivo, desenhado por Steve Wozniak para uso próprio. Um amigo de Wozniak, Steve Jobs teve a idéia de vender o computador.
  • Period: to

    Quarta geração

    Os computadores eram mais confiáveis, mais rápidos, menores e com maior capacidade de armazenamento. Esta geração é marcada pela venda de computadores pessoais
  • Lançado o Apple II

    Lançado o Apple II
    O primeiro Apple II foi vendido em 10 de junho de 1977, equipado com um processador MOS Technology 6502 com um clock de 1MHz, 4kB de memória RAM, um interface para cassetes áudio e uma ROM que incluía um interpretador de BASIC.
  • Lançado o Apple III

    Lançado o Apple III
    O Apple III foi lançado em maio de 1980 e permaneceu no mercado até 24 de Abril de 1984. Tinha como foco o uso corporativo. Calcula-se que o número de unidades vendidas não passasse de 10% das vendas do Apple II, pois existiam muitas falhas no projeto.
  • IBM PC 5150

    IBM PC 5150
    O IBM PC (Personal Computer ou "computador pessoal") foi a versão original e progenitor da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Lançado em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150. Seu desenvolvimento ficou a cargo de uma equipe de doze engenheiros e projetistas sob a direção de Don Estridge da IBM Entry Systems Division em Boca Raton, Flórida.
  • Lançado o Macintosh

    Lançado o Macintosh
    O Macintosh, ou Mac, é o nome com o qual a Apple batizou sua linha de computadores pessoais. O Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica (GUI).
  • Lançado o Windows 1.0

    Lançado o Windows 1.0
    Com o desenvolvimento do Windows 1.0, Microsoft traz fatores semelhantes ao Macintosh para os computadores compatíveis ao DOS.
  • Period: to

    Quinta geração

    Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico com mais de 50GB de armazenamento.
  • O Pentium da Intel é lançado.

    O Pentium da Intel é lançado.
    Com os seus 60Mhz, o processador contava com 3,1 milhões de transistores e tinha sua fabricação feita no processo de 800 nanômetros. Seu lançamento criou a família de processadores que conhecemos hoje em dia da Intel .
  • Windows 95

    Windows 95
    O Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0, sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990. Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores. O salto do Win3.1 para o Win95 foi enorme e fez com que a MS pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistema operacional.
  • Processador AMD K5 é lançado.

    Processador AMD K5 é lançado.
    O K5 foi o primeiro processador x86 da AMD desenvolvido independentemente, Seu principal concorrente era a família de processadores Intel Pentium. Contudo ele foi originalmente planejado para ser lançado em 1995, mas por atrasos no projeto, foi adiado até 1996. AMD na época era uma companhia que estava fabricando processadores há pouco tempo, mas mesmo assim as características do K5 se aproximavam muito do Pentium Pro quanto do Pentium "Clássico"
  • AMD Athlon 64

    AMD Athlon 64
    O Athlon 64 foi o primeiro microprocessador para computadores de mesa (desktops) a utilizar as instruções x86-64 (a AMD mais tarde trocou o nome da arquitetura para AMD64; a Intel usa a expressão EM64T). Uma característica importante e inovadora é a controladora de memória integrada no processador.
  • Pentium D

    Pentium D
    O Pentium D junto com o Pentium Extreme Edition ( versão mais cara) foi o primeiro processador a anunciar o CPU multicore.