O computador e sua evolução

  • 401

    História do Computador

    História do Computador
    A palavra “computador” vem do verbo “computar” que, por sua vez, significa “calcular”. Sendo assim, podemos pensar que a criação de computadores começa na idade antiga, já que a relação de contar já intrigava os homens.
    Dessa forma, uma das primeiras máquinas de computar foi o “ábaco”, instrumento mecânico de origem chinesa criado no século V a.C. Assim, ele é considerado o “primeiro computador”, uma espécie de calculadora que realizava operações algébricas.
  • Period: 401 to 500

    Século V

  • A régua de cálculo

    A régua de cálculo
    No século XVII, o matemático escocês John Napier foi um dos responsáveis pela invenção da "régua de cálculo". Trata-se do primeiro instrumento analógico de contagem capaz de efetuar cálculos logaritmos. Essa invenção foi considerada a mãe das calculadoras modernas. Para mais informações acesse: [https://www.todamateria.com.br/historia-e-evolucao-dos-computadores/]
  • Period: to

    Século XVII

    1601 até 1700
  • Primeira máquina de calcular automátca

    Primeira máquina de calcular automátca
    Por volta de 1640, o matemático francês Pascal inventa a primeira máquina de calcular automática. Essa máquina foi sendo aperfeiçoada nas décadas seguintes até chegar no conceito que conhecemos hoje.
  • Charles Babbage e a Máquina Analítica

    Charles Babbage e a Máquina Analítica
    O britânico Charles Babbage (1791-1871) foi um engenheiro mecânico, filósofo e matemático. Ele desenvolveu a máquina diferencial, uma calculadora mecânica criada para calcular funções polinomiais, mas que não chegou a ser construída na época.Porém, foi o projeto que consumiu boa parte de sua vida que o levou a ser considerado o “pai do computador”: a máquina analítica.
    [https://tecnoblog.net/276617/quem-inventou-o-computador/]
  • A primeira programadora da História

    A primeira programadora da História
    Na época, a máquina que Babbage inventou chamou a atenção da comunidade acadêmica, e entre eles, havia uma matemática e escritora chamada Augusta Ada King, condessa de Lovelace (1815-1852). Ela ficou tão fascinada pelo invento que, com base nas anotações de Babbage, escreveu um algoritmo compatível para que a máquina fosse capaz de calcular os Números de Bernoulli. Esse documento hoje é considerado o primeiro programa de computador, o que faz de Ada Lovelace a primeira programadora da História.
  • George Boole

    George Boole
    George Boole (1815-1864) foi um dos fundadores da lógica matemática. Essa nova área da matemática, se tornou uma poderosa ferramenta no projeto e estudo de circuitos eletrônicos e arquitetura de computadores.
    [http://www.matematica.br/historia/boole.htmlv]
  • Alan Turing e John Von Neumann

    Alan Turing e John Von Neumann
    Embora muitos conceitos de Charles Babbage sejam usados hoje, a formalização dos componentes, o que viria a ser uma máquina de uso geral e novas abstrações só foram consolidadas a partir dos anos 1930, graças ao trabalho de acadêmicos como o húngaro John Von Neumann (1903-1957), um dos desenvolvedores do ENIAC, e do britânico Alan Turing (1912-1954).
  • Period: to

    Alan Turing e a Segunda Guerra Mundial

    Durante a Segunda Guerra Mundial, Alan Turing trabalhou no departamento de criptografia do Bletchley Park, tendo decifrado o código da Enigma, dispositivo utilizado pelos nazistas para trocar mensagens cifradas. Para isso, o cientista implementou melhorias na Bomba, uma máquina criptológica, para que ela fosse capaz de encontrar padrões nas mensagens.
  • Primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo

    Primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo
    ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator) foi o primeiro computador eletrônico de grande escala do mundo, Desenvolvido a pedido do exército dos Estados Unidos para seu laboratório de pesquisa balística, o ENIAC era um grande computador que pesava 30 toneladas, e que ocupava uma área de 180 m² de área construída. A máquina contava com um hardware equipado com 70 mil resístores e 18 mil válvulas de vácuo que em funcionamento consumiam vorazmente 200 mil watts de energia.
  • Computadores de primeira geração

    Computadores de primeira geração
    O IBM 701, ficou conhecido como a “Calculadora de Defesa”, enquanto estava em desenvolvimento, foi anunciado pela empresa em 29 de abril de 1952. O sistema utilizava tubos de vácuo para os circuitos lógicos e o armazenamento era feito por 72 tubos de Williams-Kilburn. Está memória, poderia ser expandida; com um segundo conjunto de tubos (IBM 706), ou por substituição dela por memória de ferrite (IBM 737).
    [https://acirrando.blogspot.com/2013/09/computadores-ibm-da-decada-de-50.html]
  • Period: to

    Primeira geração

    No período de 1951 a 1959 surgem os computadores de primeira geração. Esses eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina.
  • Period: to

    Segunda Geração

    No período de 1959 a 1965 surgem os computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos, sendo programados em linguagem montadora.
  • Computadores de segunda geração

    Computadores de segunda geração
    Durante os anos 60, o poder de armazenamento dos computadores aumentou em capacidade e velocidade. As atenções incidiram principalmente sobre os sistemas de software, concebidos para tornar a utilização do computador mais eficiente e produtiva.
    O sistema IBM/360 foi apresentado em 1964. Incorporando a nova tecnologia SLT. O sistema /360 substituiu as linhas de computadores.
    [https://sites.google.com/site/historiadoscomputadoress/computadores-nos-anos-60-a-70]
  • Period: to

    Terceira geração

    No período de 1965 a 1975 surgem os computadores da terceira geração
  • Computadores de terceira geração

    Computadores de terceira geração
    O Datapoint 2200 da CTC surgiu em 1970 e foi um dos primeiros a vir com monitor integrado. Em 1973, a empresa Xerox cria o primeiro computador com sistema operacional baseado em interface gráfica, o Xerox Alto. Foi o primeiro também a vir com um mouse, para permitir a interação com o sistema. A IBM não fica pra trás e lança um dos primeiros computadores “portáteis”, com tela e leitor de fitas integrados, o IBM 5100 de 1975.
  • Period: to

    Quarta geração

    No período de 1975 a 1981 são criados os computadores da quarta geração. Seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados (CI). As linguagens utilizadas nessa geração eram de altíssimo nível.
    [https://www.hardware.com.br/tutoriais/conhecimento-hardware-evolucao-durante-decadas/anos.html]
  • Computadores da quarta geração

    Computadores da quarta geração
    Em 1981 foi lançado o IBM PC, que nos EUA já custava uma pequena fortuna. No entanto no mercado existiam outros modelos de computadores pessoais, como TK-85, MSX (padrão de computador fabricado por várias empresas), Atari 400 e o CP-500 (a partir de 82) da Prológica (o que era mais usado de forma profissional) e outros aparelhos baseados no processador Z80 que inundavam o mercado, apesar de não serem baratos eram o que se conhecia por computador durante os anos 80.
  • Computadores da década de 90

    Computadores da década de 90
    A década de 90 foi a mais importante na popularização dos computadores como um item de consumo doméstico, acessível às pessoas comuns como instrumentos de trabalho e de lazer.
    Mas esses computadores eram bem diferentes dos atuais. Eram mais simples, tinham menor capacidade de processamento e a própria maneira pela qual o utilizávam era diferente: a Internet não era tão comum, pendrives não existiam e tudo ia parar nos disquetes e os monitores eram bem grandes e de baixa resolução.
  • Period: to

    A inovação

    A partir da década de 1990 são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar as informações com maior rapidez.
  • A virada do milênio

    A virada do milênio
    Os computadores dos anos 2000 eram bem diferentes dos atuais, e não apenas com relação a sistema operacional e programas. Eles tinham itens que eram indispensáveis para os computadores da época, como Webcam, Leitor de CDs e DVDs, Entrada para disquete, Modem de Internet discada, Mouse com bolinha, Caixinhas de som.
  • Period: to

    Décadas do ano 2000

    Os primeiros anos do século XXI foram cheios de inovações e mudanças importantes para o mundo da tecnologia. A internet cresceu, os computadores se tornaram mais potentes e novos acessórios surgiram ou se popularizaram. No Brasil, muitas pessoas passaram a ter acesso ao universo digital, tanto em casa quanto nas lan houses.
  • A evolução nos surpreende

    A evolução nos surpreende
    Em 2010 os computadores ficaram ainda mais acessíveis, o hardware e software dos computadores evoluíram bastante ao longo dos anos, atendendo a necessidade dos consumidores e evoluindo junto a tecnologia, o que antes era só para empresas e lan houses agora as pessoas poderiam utilizar no conforto de sua casa.
  • Atualmente

    Atualmente
    Hoje em dia os computadores atendem várias demandas e situações, empresas e consumidores finais, desde executivos a gamers. Hoje contamos com os níveis mais avançados de hardware e software, e o desing está cada vez melhor, abandonamos os monitores de tubo e agora temos os monitores com telas mais finas e de melhor resolução. Os periféricos também melhoraram bastante trazendo melhor uso e qualidade aos consumidores.