-
A história faz parte do currículo escolar desde 1827.
-
No final de 1870 com as discussões de fim da escravidão e mudança de império para república, há uma tentativa de eliminar o ensino religioso do currículo de história e transformar o ensino em laico.
-
Em meio da ditadura militar a LDB de 1971 substituiu o ensino de de história e geografia por estudos sociais e educação moral e cívica.
-
Recente oficialização do ensino infantil sob reponsabilidade do estado (década de 80).
-
Com a redemocratização introduziu-se no ensino a história crítica, que tinha por objetivo desmistificar as ideologias e proporcionar a emancipação do pensamento crítico social e manipulação dos meios de comunicação.
-
Nessa época também surge o construtivismo, onde os alunos são agentes participativos do processo de construção da aprendizagem.
-
Constituição de 1988 confere ao Estado o dever da Educação Infantil, que se traduz no direito da criança ser cuidada e educada em creches e pré-escolas. Essa posição se solidifica com a promoção do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990 e, em 1996, com a aprovação das Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96).
-
espera-se que ao final do primeiro ciclos os alunos sejam capazes de comparar acontecimentos no tempo.
-
Que os aluno possam reconhecer semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais locais.
-
Reconhecer permanências e transformações na família, escola e coletividade.