Atividade avaliativa linha do tempo

Atividade Avaliativa - História da Educação Brasileira - Tópicos Especiais em Educação

  • 1966 BCE

    Continuação II Ditadura Militar (1964 - 1985)

    Continuação II Ditadura Militar (1964 - 1985)
    Novas leis educacionais surgiam, com novas regras, como a lei que ressaltava o grau educacional de um professor, para se dar aula.
    A pedagogia na época era tecnicista, ou seja, focava em criar seres que seriam bons para trabalhar, assim como o surgimento dos supervisores, que observavam os professores e seu trabalho, assim como o aprendizado do aluno.
  • 1965 BCE

    Continuação Ditadura Militar (1964 - 1985)

    Continuação Ditadura Militar (1964 - 1985)
    Tentaram criar métodos para erradicar o analfabetismo, a partir do Movimento Brasileiro de Alfabetização, mas não houve resultado considerável.
    A reforma universitária também aplicada pelos militares, tinham a função de deixar o ensino mais barato e com um ensino no começo básico e ao final profissionalizante.
    Adição de matérias, como Moral e Cívica, para um maior controle das massas, e de seres pensantes.
  • 1964 BCE

    Ditadura Militar (1964 - 1985)

    Ditadura Militar (1964 - 1985)
    Houve a tentativa de criação da PNA (anterior a ditadura), sendo o objetivo deste educar mais de 5 milhões de brasileiros, mas com a chegada da ditadura militar, o plano foi cancelado. Assim como movimentos sociais foram reprimidos com a chegada desta ditadura.
    Durante este período houveram perseguições e censura, relacionados a parte da educação, professores e seus estudantes sofriam com a repressão, assim como as pessoas que estudavam a educação, pesquisadores.
  • 1946 BCE

    Período Populista (1946 - 1964)

    Período Populista (1946 - 1964)
    A constituição de 1946 foi um dos eventos mais marcantes para a educação nesta época. Artigos desta constituição garantiam acesso a educação, desde o ensino primário gratuito até a obrigação de empresas grandes, darem acesso a educação dos trabalhadores e filhos destes. A criação da primeira LBD, que substituiu a Reforma de Capanema, do governo de Getúlio. Durante a criação da LBD estiveram envolvidas pessoas de todos os tipos de ideologias.
  • 1931 BCE

    Continuação Era Vargas (1930 - 1945)

    Continuação Era Vargas (1930 - 1945)
    A criação da constituição de 1934 levou em considerações diversas pautas levantadas pelo Manifesto, como obrigatoriedade de ensino, gratuito, permitido agora aos adultos, assim como a criação de um Plano Nacional de Educação. Algumas reformas foram implementadas durante este período. Foi durante o final desta época em que o Ensino Profissionalizante foi intensificado com a criação do SENAI e SENAC.
  • 1930 BCE

    Era Vargas (1930 - 1945)

    Era Vargas (1930 - 1945)
    A educação durante a Era Vargas é caracterizado como de extrema importância para desenvolver o Brasil, pois a busca de mão-de-obra aumenta nesta época. Teve-se a reforma na educação, onde o ensino superior e o secundário passaram por mudanças. Um dos principais pontos é a obrigatoriedade do ensino elementar. Foi durante 1932 que houve a criação do manifesto dos pioneiros da educação, assinado por diversos profissionais da época, para que houvesse mudanças na escola, e seus âmbitos sociais.
  • 1889 BCE

    Primeira República (1889 - 1930)

    Primeira República (1889 - 1930)
    Teve alguns elementos marcantes para a educação.
    Surgimento de alguns movimentos pedagógicos como o entusiasmo pela educação e o otimismo pedagógico. O ensino primário e secundário tiveram uma reforma e começaram a ser aplicados ensinos científicos. Com a constituição de 1891 o ensino não seria mais livre e gratuito. Diversas propostas sobre novas reformas na educação foram criadas e expostas, dando maior espaço para o positivismo. E também houve a criação das Universidades Públicas.
  • 1822 BCE

    Período Imperial (1822 - 1889)

    Período Imperial (1822 - 1889)
    Este período é composto por diversas ações que marcaram a educação.
    A primeira ação foi a criação da primeira constituição, em 1824, que tinha como proposta uma educação básica e gratuita para toda a população.
    A segunda foi a aprovação do Ensino Elementar e da criação da Escola de Primeiras Letras.
    A criação do ensino mútuo esteve muito presente neste período, este sistema de ensino utilizava somente um professor e diversos monitores.
    O surgimento das Escolas Normais e de poucos Liceus.
  • 1808 BCE

    A Chegada da Família Real

    A Chegada da Família Real
    Em 1808, teve-se a chegada da família real e por consequência a mudança total em vários aspectos da Colônia.
    Foi durante este momento em que houve a criação de diversas instituições educacionais, que buscavam formar diversos tipos de profissionais.
    Houve também a criação da Imprensa Régia, esta eram discutidos ideias, mas somente entre a população letrada, temas como políticas eram muito levantados na época.
  • 1750 BCE

    As Reformas Pombalinas

    As Reformas Pombalinas
    Foi durante este momento que surgia o Iluminismo na Europa, e que logo depois chegaria ao Brasil.
    Houve uma grande crítica ao ensino jesuítico durante este período, que foram expulsos em 1759, alguns autores sugeriam novas formas de ensino, fazendo com que houvesse uma reforma na educação, e nesta haveria a aproximação da cultura europeia e por consequência, do iluminismo. Este evento, fez com que a educação passasse a ser laica e de responsabilidade do Estado, que criou as aulas régias.
  • 1549 BCE

    A Chegada dos Jesuítas

    A Chegada dos Jesuítas
    O ensino Jesuítico utilizava dois modelos de instrução, um para o povo indígena, que era focado na leitura, escrita e operações, outro ensino era para os filhos dos colonos, com o ensino mais intelectualizado.
    Para a elite, a educação deveria ser constituída de uma formação intelectual, clássica pensada na moral cristã. Estudavam-se autores Greco-romanos.
    Em 1599, promulgou-se promulgou-se o Ratio Atque Institutio Studiorum Societatis lesu, que constituia normas para regulamentar o ensino.
  • 1500 BCE

    Período Colonial (1500 - 1822)

    Período Colonial (1500 - 1822)
    Durante este período, 3 acontecimentos marcaram a educação brasileira, sendo ordem cronológica, a Chegada dos Jesuítas, As Reformas Pombalinas e A Chegada da Família Imperial.