Plano nacional educacao

Tecnologias aplicadas à educação - Anna Luisa, Pedro, Maurício, Giovanna e Arthur Pinto.

By nnalima
  • 3500 BCE

    Ábaco

    Ábaco
    O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos.Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.
  • 800 BCE

    Alfabeto grego

    Alfabeto grego
    Os gregos foram os responsáveis por criar o primeiro alfabeto universal, isto é, que seria utilizado por vários povos, especialmente em transações comerciais internacionais. Do grego, os romanos criariam o alfabeto latino, que utilizamos até hoje.Atualmente, as letras gregas são usadas na matemática, astronomia,em fórmulas químicas,etc.
  • 1300

    Papel

    Papel
    Os registros pré-históricos de desenhos e sinais nas pedras e cavernas foram o início de uma história contínua que retrata a cultura e os hábitos de cada sociedade. Os árabes assimilaram a técnica e a espalharam na Península Ibérica, quando a conquistaram (isto se iniciou lá por 1300). Os demais países europeus só a conheceram por volta dos séculos XIII e XIV.
  • 1440

    Prensa de tipo móvel Gutemberg

    Prensa de tipo móvel Gutemberg
    A prensa de tipos móveis, ou somente prensa móvel, é um dispositivo que aplica pressão numa superfície com tinta, transferindo-a para uma superfície de impressão, geralmente papel ou tecido. Ela é normalmente utilizada para imprimir textos ("a reprodução técnica da escrita"), mas também foi adaptada para impressão em larga escala de imagens, mapas, diagramas e tabelas matemáticas.Atualmente o jornal não é mais impresso através de tipos móveis.
  • Régua de cálculo

    Régua de cálculo
    Trata-se do primeiro instrumento analógico de contagem capaz de efetuar cálculos logaritmos. Essa invenção foi considerada a mãe das calculadoras modernas.Foi inventada pelo matemático inglês William Oughtred, em 1622, baseando-se na tábua de logaritmos que fora criada por John Napier pouco antes, em 1614.Vários desses dispositivos foram fabricados com diversas finalidades, como calcular o consumo de combustíveis dos bombardeiros, a navegação de navios e aviões, etc.
  • Código Binário

    Código Binário
    O sistema binário ou de base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um (0 e 1).
    O sistema binário é base para a Álgebra booliana. Toda a eletrónica digital e computação estão baseadas nesse sistema binário e na lógica de Boole, que permite representar por circuitos eletrónicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas.
  • Lousa

    Lousa
    Quadro negro, quadro ou lousa é uma superfície reusável onde se escreve textos ou desenhos que são feitos com giz ou outros marcadores apagáveis. Eram feitos originalmente lisos, folhas finas de ardósia preta ou cinza escuro. professor escocês James Pillans inventou o quadro- negro no século XVIII. Foi o primeiro grande salto da educação. Com isso foi possível colocar 70 pessoas em uma sala. Antes, você dava discurso para muitos, mas aula mesmo era para poucos.
  • Papel químico

    Papel químico
    O papel químico, também chamado de papel carbono (ou apenas químico) é um tipo de papel dotado num dos lados de uma camada de tinta ou pigmento transferível, geralmente por contacto. Qualquer coisa que colida com o lado oposto deste papel faz a tinta transferir.
  • Máquina Diferencial

    Máquina Diferencial
    Algumas pessoas tentavam conceber máquinas que executassem cálculos com polinômios, tendo sido construídos vários modelos. A máquina mais avançada, entretanto, jamais entrou em produção: a chamada máquina diferencial de Babbage.
    Um modelo foi apresentado por Babbage, na Inglaterra, em 1822, capaz de resolver equações polinômicas através de diferenças entre números, e assim, de efetuar os cálculos necessários para construir tabelas de logaritmos.
  • Telefone

    Telefone
    Um telefone é um aparelho que permite transmitir sons à distância através de sinais eléctricos. Foi inventado em 1871 por Antonio Meucci, ainda que o primeiro a tê-lo patenteado tenha sido Alexander Graham Bell, em 1876.
    Ao longo dos anos, com a tecnologia, o telefone evoluiu, e hoje, temos celulares móveis que nos proporcionam um alcance há milhares de distância.
  • Mimeógrafo

    Mimeógrafo
    Mimeógrafo é um instrumento utilizado para fazer cópias de papel escrito em grande escala e utiliza na reprodução um tipo de papel chamado estêncil. Foi um dos primeiros sistemas de cópias em série utilizados no ensino.
    O mimeógrafo é uma máquina que requer, para além da mão-de-obra, materiais para a geração de cópias a partir de uma matriz, como por exemplo: impressora matricial, papel sulfite ou de outro tipo, mesa de apoio, estêncil, scanner do texto e molha dedo.
  • Retroprojetor

    Retroprojetor
    A primeira versão do retroprojetor foi o episcópio, inventado no início do século 20. O conceito de projeção com "lâmpadas mágicas" foi descrito em 1911 na Enciclopédia Britannica. No início, os projetores opacos mal chegam ao reino dos brinquedos infantis. Gradualmente, entretanto, eles foram adotados para palestras e apresentações. Essas primeiras máquinas usaram a tecnologia já existente do projetor de slides para projetar imagens em uma tela grande.
  • Laboratório de línguas

    Laboratório de línguas
    Ensino de Línguas deu a essa palavra o sentido de local de prática de produção
    automatizadora de uma nova língua nos anos 60 e 70 do século anterior. A realidade
    metodológica estrutural audiolingual com sua ênfase oral na forma sistêmica
    rotinizadora para atender princípios psicológicos da superaprendizagem deu as
    condições necessárias para a invenção do laboratório de línguas que consolidou o nome
    laboratório associado ao ensino e aprendizagem de idiomas.
  • Máquina de ensinar

    Máquina de ensinar
    Em um estudo experimental sobre a aprendizagem, constatou-se que o fator contingente da mediação humana pode interferir no processo de aprendizagem do sujeito. Sendo assim, Burrhus Frederic Skinner propôs que fosse dado um reforço por intermédio de máquinas, de modo a que não houvesse decaimento na aprendizagem do indivíduo. O aparelho consistia numa caixa com uma abertura na sua parte superior onde se podia visualizar os problemas propostos, que vinham impressos em uma tira de papel.
  • Fotocopiadora

    Fotocopiadora
    Uma fotocopiadora é um dispositivo usado para reprodução de documentos através da tecnologia de eletrofotografia ou xerografia.A cópia feita por uma fotocopiadora é conhecida como fotocópia ou xerocópia, popularmente no Brasil chamada de xerox (ou xérox) devido ao nome da empresa Xerox, inventora desse dispositivo de impressão eletrofotográfica. Foi introduzida pela Xerox na década de 60 e foi gradualmente substituindo o processo de cópia por papel químico.
  • ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer)

    ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer)
    Os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas. Possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumirem muita energia.O ENIAC entrou em funcionamento em fevereiro de 1946 pelas mãos dos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.
  • Computadores

    Computadores
    Os computadores da terceira geração(1965-1971), funcionavam por circuitos integrados. Esses substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento.Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.
  • Calculadora de mão

    Calculadora de mão
    No fim do século XIX e início do século XX, as calculadoras eram objetos de uso bastante restrito. Foi nos anos seguintes, com a criação de máquinas cada vez menores e mais baratas que a calculadora se transformou no popular instrumento que conhecemos atualmente.
  • Telecurso

    Telecurso
    Telecurso é um sistema educacional de educação a distância brasileiro mantido pela Fundação Roberto Marinho e pelo sistema FIESP. Idealizado e criado pelo jornalista Francisco Calazans Fernandes, o programa consiste em teleaulas das últimas séries do ensino fundamental e do ensino médio que podem ser assistidas em casa ou em telessalas.
  • Celular

    Celular
    O primeiro celular é mais velho do que muita gente pensa. O aparelho, ainda na fase de protótipo, foi apresentado em 1973 pela Motorola. Martin Cooper, engenheiro responsável pelo projeto, é até hoje conhecido como “pai do celular”, já que não teríamos os smartphones se não fosse a evoluçao do celular. Ele foi lançado com o nome de DynaTAC 8000X, tinha mais de 30 centímetros de altura, pesava cerca de 800 gramas e, pasme, custava cerca de US$ 4 mil!
  • Enciclopédias em CD-ROM

    Enciclopédias em CD-ROM
    Os CD-ROM, podem armazenar qualquer tipo de conteúdo, desde dados genéricos, vídeo e áudio, ou mesmo conteúdo misto. Os leitores de áudio normais, só podem interpretar um CD-ROM, caso este contenha áudio.
  • Calculadora gráfica

    Calculadora gráfica
    Com indicações principalmente para usuários que necessitam plotar seus cálculos em desenho, as calculadoras gráficas conseguem fazer isso em duas ou três dimensões, possibilitando uma análise mais detalhada em termos de aplicação prática.
  • Lousa interativa: aula multimídia

    Lousa interativa: aula multimídia
    A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela.A tecnologia chegou à sala de aula e tem tudo para transformar o processo de ensino-aprendizagem.
  • Smartphones e tablets: aprendizado móvel

    Smartphones e tablets: aprendizado móvel
    Os aparelhos móveis (telefones celulares, smartphones, tablets etc.) estão transformando o modo pelo qual nós nos comunicamos, vivemos e aprendemos. A aprendizagem móvel oferece formas modernas que ajudam no processo de aprendizagem por meio de aparelhos móveis, como notebooks, tablets, MP3 players, smartphones e telefones celulares. Devemos garantir que essa revolução digital torne-se uma revolução na educação.
  • Aplicativos: aula personalizada - Hoje

    Aplicativos: aula personalizada - Hoje
    Software aplicativo, ou simplesmente aplicativo ou aplicação, é um programa de computador que tem por objetivo ajudar o seu usuário a desempenhar uma tarefa específica, em geral ligada a processamento de dados.